Resultado do Tratamento com a Ivermectina no meu Curió - Relatório Completo
ANUNCIOS
Publicidade

Últimos assuntos
Como Criar Azulão Qua 20 Nov - 9:06Criadores de Pássaros
Saiba Tudo Sobre a Criação de ColeiroQui 14 Nov - 8:39Criadores de Pássaros
O canto do Trinca Ferro Qui 14 Nov - 8:35Criadores de Pássaros
PintassilgoSeg 11 Nov - 8:18Criadores de Pássaros
Dicas de manejo para coleiros. Leiam, é muito importante!Seg 11 Nov - 8:17Criadores de Pássaros
Pode dar ovo cozido para papa capim?Seg 11 Nov - 8:12Criadores de Pássaros
asa machucada Seg 11 Nov - 8:05Criadores de Pássaros
Qual importância da rotina de sono das aves?Seg 11 Nov - 8:02Criadores de Pássaros
Meu periquito Seg 11 Nov - 7:58Criadores de Pássaros
Guias para criação
Ir para baixo
Edson Redivo
Edson Redivo
Passarinheiro Junior
Passarinheiro Junior
Pontos : 182
Reputação : 6

Resultado do Tratamento com a Ivermectina no meu Curió - Relatório Completo Empty Resultado do Tratamento com a Ivermectina no meu Curió - Relatório Completo

Ter 14 Ago - 9:10
Bom pessoal,
Hoje faz exatamente 1 mês que o pássaro chegou aqui em casa e 02 ou 03 dias após a chegada notei a super coceira danada pela qual estava passando, passei então a pesquisar na net a respeito, forma pela qual encontrei o forum e tb outros sites versando sobre o assunto.
Era um curió oriundo de caixa acustica selada, o que eu, particularmente acho uma judiaria sem tamanho.
Creio que os problemas de ácaros que ele tinha (espero que tenha terminado) era pq o dono anterior devia dar banho e logo em seguida devolver para a tal caixa com ele ainda maio úmido, pegava pouco sol o dono é viajante e fazia uma manutenção básica na 4a. feira e nos sábados colocava um pouco no sol e colocava a banheira, como eram uns 10 pássaros com certeza fazia tudo meio rápido para dar tempo e no fim acabou prejudicando pelo menos esse que peguei.
Após verificar a tal coceira sem fim e por todo lado, chegava a bater com o bico nas varetas da gaiola tal a agonia, passei a observar o pássaro, as penas eram sem brilho, quebradiças com aspecto de puídas nas pontas, a ponta da cauda estava com bastante pontos quebrados, pois creio que ele tinha ácaros do canhão das penas tb e talvez ácaros de traquéia.
As canelas eram completamente brancas, só se viam as unhas pretas no poleiro.
Comecei o tratamento colocando 02 gotas de Ivomec Caprino (0,08%) na água do banho, e logo evolui para 04 gotas, depois de uma semana de tratamento observei alguma melhora, eram 03 banhos diários, mas lendo os relatos do Dr. Felipe, vi que a Ivermectina para se tornar ativa tem que ser metabolizada no fígado da ave, passei então a ministrar 01 gota para 40 ml de água no bebedouro trocando 02 vezes ao dia, a Ivermectina é meio oleosa, então de vez em qdo agitava o bebedouro para misturar melhor.
Nesse mesmo tempo, troquei a Ivermectina do banho diário por 06 gotas de vinagre de maça e passei para um só banho diário.
O tratamento no bebedouro termina amanhã, são 07 dias de tratamento e no banho diário pretendo continuar usando o bom e velho vinagre de maçã até encontrar óleo de Neem, já vi em alguns sites de venda de medicamentos e acessórios para pássaros, mas está em falta.
Os resultados que obtive até o momento:
1 - A coceira geral no corpo diminuiu cerca de 90%;
2 - As penas adquiriram um leve brilho, mas para recuperação total das partes quebradas e puídas só na próxima muda;
3 - Como os ácaros tb se alojam por baixo das escamas dos pés e pernas se alimentando da queratina, um certo dia, após o banho diário, notei que ele coçava a canela na altura do "joelho" e em seguida saiu a pele da canela inteira, como se fosse um cano de bota, parecia uma casca de tenébrio, os ácaros devem ter morrido e a casca soltou;
4 - As canelas e pés agora estão com coloração normal, pretos;
5 - Na alimentação passei a ministrar um pouco por dia de racão extrusada e um ou dois tenébrios, como ele não sabia comer tenébrios tem que ser os bem pequenos, senão ele jogava fora, se assustava, mas devagarinho vamos aumentando o tamanho até se acostumar;
6 - Mudava de gaiola 02 vezes por dia, uma pela manhã e outra para tarde/noite, desinfetando a que ficava vazia com uma mistura de 50% vinagre de maçã e 50 % água deixando no sol por 04 ou 05 horas desmontada;
7 - As coçadas nas narinas agora são raras, creio que o tratamento esteja funcionando, até acho que vou esticar por mais um ou dois dias, e uns 05 ou 10 dias após o término vou administrar Avitrin Plumas para ver se dá uma melhorada na aparência e brilho nas penas, brilho esse que já está aparecendo.
Resumindo, deu um trabalhão danado, só gostando muito para se dedicar, a sorte que tenho as manhãs livres, portanto deu para fazer um bom acompanhamento e tratamento.
Agora o pássaro está mais calmo, ainda não soltou o canto, a coceira e a fraqueza devem ter atrasado esse processo, creio que dentro de uns 15 dias saberei se valeu todo o investimento e trabalho, mesmo que não cante a contento fico feliz por ter dado fim a agonia pela qual estava passando.
Em resumo, para esse caso a Ivermectina Caprina deu resultado, mas em conjunto com outras ações.
Desculpem pelo longo texto bem descritivo, mas creio que poderá ser de utilidade para algum outro membro que tenha encontrado esse tipo de problema com seus pássaros.
Sr.Moderador, se o tópico estiver na sala errada favor mover para a correta.
Grato a todos pela atenção e espero poder ter ajudado, e, claro, continuo fazendo parte da comunidade, podendo ajudo ou peço ajuda, sempre trocando experiências com os amigos.
Depois me pronuncio sobre o uso da voadeira, suspendi o uso por hora para facilitar o tratamento.

Carlos Vinícius
Carlos Vinícius
Pasarinheiro Expert
Pasarinheiro Expert
Pontos : 2762
Reputação : 126

Resultado do Tratamento com a Ivermectina no meu Curió - Relatório Completo Empty Re: Resultado do Tratamento com a Ivermectina no meu Curió - Relatório Completo

Ter 14 Ago - 9:19
Show o topico, Edson.
Ñ te aconselho o uso de avitrim plumas por agora, pois pode debilitar o figado dele...obrigado!
Edson Redivo
Edson Redivo
Passarinheiro Junior
Passarinheiro Junior
Pontos : 182
Reputação : 6

Resultado do Tratamento com a Ivermectina no meu Curió - Relatório Completo Empty Re: Resultado do Tratamento com a Ivermectina no meu Curió - Relatório Completo

Ter 14 Ago - 9:24
Olá Carlos,
Por isso acredito que levarei uns 10 dias para ministrar o Avitrin, como comentado em tópico anterior, não consegui encontrar o Mercepton Oral Avícola por aqui para desintoxicar o fígado, vou ver em cidades vizinhas, mas em se tratando de cidades pequenas dificulta muito, só consegui o Ivomec Caprino com um amigo criador de Curiós, nas agropecuária só o Ovino e o Pour On (que tb utilizam pingando na perna ou atrás da nuca) mas não gosto de pegar pássaros na mão, já tive um que me marcou, de lá pra cá evito o máximo.
Grato.
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos