- Fernando MarquesPassarinheiro Recente
Pontos : 64
Reputação : 6
Ovos não galados
Sex 5 Abr - 11:08
Bom dia,
Minha canária botou quatro ovos, nasceram apenas dois, os outros dois que sobraram já se passaram 15 dias de choco e não eclodiram.
Percebo que a canária continua bastante tempo no ninho;
Dúvida:
Devo retirar esses dois ovos, para ela parar de chocar, ou ela esta também aquecendo os filhotes?
Se eu retirar os ovos, existe chance dela ignorar os filhotes, ou ela continuará aquecendo e alimentando os mesmos?
Obs.:(1 filhote com 5 dias e outro com 4 dias).
Aguardo conselhos, obrigado.
Minha canária botou quatro ovos, nasceram apenas dois, os outros dois que sobraram já se passaram 15 dias de choco e não eclodiram.
Percebo que a canária continua bastante tempo no ninho;
Dúvida:
Devo retirar esses dois ovos, para ela parar de chocar, ou ela esta também aquecendo os filhotes?
Se eu retirar os ovos, existe chance dela ignorar os filhotes, ou ela continuará aquecendo e alimentando os mesmos?
Obs.:(1 filhote com 5 dias e outro com 4 dias).
Aguardo conselhos, obrigado.
Fernando Marques
Dedicação + Paciência = Manejo perfeito!
- Amanda FloresPassarinheiro Avançado
Pontos : 910
Reputação : 31
Re: Ovos não galados
Sex 5 Abr - 14:42
comigo ja aconteceu de a femea botar 3 ovos e só nascer dois filhotes, eperei mas um dia e retirei o ovo, ele continuou no ninho aquecendo os filhotes e alimentando. Acho que nao há problema algum em retirar os ovos. Na verdade vc tem que tirar.
Espero ter ajudado!
Boa Sorte.
Espero ter ajudado!
Boa Sorte.
Acrєdiтαr é єssєиciαl, мαs тєr αтiтυdє é σ qυє fαz α difєrєиçα.
- RONZONIPasarinheiro Expert
Pontos : 2403
Reputação : 169
Sex 5 Abr - 21:47
deixe os ovos até os filhotes terem completados 10 a 12 dias de vida eles ajudam o filhote a firmar no ninho assim evitando de que sejam esmagados ou tenham as pernas tortas por causa do peso da mae depois destes dias vc pode tirar sem problemas
CRIADOR DE CANARIOS DE COR :
AMARELOS :INTENSO, MARFIM,NEVADO
AMARELOS MOSAICOS
VERMELHOS MOSAICOS
VERMELHO : INTENSO,MARFIM,NEVADO
VERDE:INTENSO,NEVADO,MARFIM,MOSAICO
ISABEIS VERMELHO MOSAICO
GLOSTER
TOPETE ALEMÃO
YORK
- Dhiego TavaresPassarinheiro Recente
Pontos : 19
Reputação : 3
Sex 5 Abr - 23:52
é bom retirar sim , li em um ARTIGO q esse ovo pode liberar SUBSTANCIAS TOXICAS aos filhotes
- Fernando MarquesPassarinheiro Recente
Pontos : 64
Reputação : 6
Sáb 6 Abr - 10:57
Vou deixar mais um tempo, pois o RONZONI me lembrou de uma situação que ocorreu na minha ultima criação; Naquela ocasião a postura foi de apenas 3 ovos e todos vingaram, infelizmente os três filhotes ficaram com pernas TORTAS, os mesmos não conseguiam ficar nos poleiros e se sujavam todos. Acreditei que fosse algo relacionado com genética, do pai ou da mãe terem esse problema, mesmo ambos não terem as pernas tortas.
Agora que o RONZONI postou esta conclusão, provavelmente foi o peso da mãe que prejudicou as pernas dos filhotes.
Criei esta tópico porque é minha 1 experiência com ovos não galados;
Obrigado também pelas respostas Amanda e Dhiego.
Agora que o RONZONI postou esta conclusão, provavelmente foi o peso da mãe que prejudicou as pernas dos filhotes.
Criei esta tópico porque é minha 1 experiência com ovos não galados;
Obrigado também pelas respostas Amanda e Dhiego.
Fernando Marques
Dedicação + Paciência = Manejo perfeito!