Gostaria de saber se isso e possível - Página 3
ANUNCIOS
Publicidade

Últimos assuntos
Como Criar Azulão Qua 20 Nov - 9:06Criadores de Pássaros
Saiba Tudo Sobre a Criação de ColeiroQui 14 Nov - 8:39Criadores de Pássaros
O canto do Trinca Ferro Qui 14 Nov - 8:35Criadores de Pássaros
PintassilgoSeg 11 Nov - 8:18Criadores de Pássaros
Dicas de manejo para coleiros. Leiam, é muito importante!Seg 11 Nov - 8:17Criadores de Pássaros
Pode dar ovo cozido para papa capim?Seg 11 Nov - 8:12Criadores de Pássaros
asa machucada Seg 11 Nov - 8:05Criadores de Pássaros
Qual importância da rotina de sono das aves?Seg 11 Nov - 8:02Criadores de Pássaros
Meu periquito Seg 11 Nov - 7:58Criadores de Pássaros
Guias para criação
Ir para baixo
thiaginho
thiaginho
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente
Pontos : 25
Reputação : 0

Gostaria de saber se isso e possível - Página 3 Empty Gostaria de saber se isso e possível

Ter 19 Ago - 17:41
Relembrando a primeira mensagem :

Tenho uma canaria excelente reprodutora já tirei vários filhotes com ela pois um desses filhotes hoje se encontra se adulto  e cantando um belo dia esse filhote cantou na cara da mãe dele e ela pediu gala para eles sera que eu posso colocar eles juntos para tirar filhotes com eles ? :estudar:

Última edição por thiaginho em Qua 20 Ago - 8:09, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : DUVIDAS)

Ricardo Ronsini
Ricardo Ronsini
Passarinheiro Intermediário
Pontos : 478
Reputação : 39

Gostaria de saber se isso e possível - Página 3 Empty Re: Gostaria de saber se isso e possível

Qua 27 Ago - 11:31
Exatamente Bartolomeu, falando em cães de raça, existe um documentário bem interessante sobre o assunto, acho que essa é uma parte:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Se tiverem tempo deem uma olhadinha.

Isso apenas demonstra o que acontece quando o homem prioriza a "estética" ao bem estar animal.

Acontece com cães, gatos, bovinos, pássaros, peixes e muitos outros animais de raça "pura".

Por isso é tão importante ter os conhecimentos sobre genética e os perigos relacionados a sua manipulação.

Abraços !
Márcio Mendes Criador
Márcio Mendes Criador
Passarinheiro Avançado
Passarinheiro Avançado
Pontos : 802
Reputação : 62

Gostaria de saber se isso e possível - Página 3 Empty Re: Gostaria de saber se isso e possível

Qua 27 Ago - 12:33
Amigos em termos de canário não posso opinar....

Mas como biólogo e criador de algumas espécies darei minha opinião...

Cruzamentos direto com o msm sangue não gera problemas, pelo contrário fortalece características e saúde animal, quem diz o contrário ta desatualizado ou mal informado.

Fazemos cruzamentos de Pai X filho, Pai X neto, pai X tataraneto e assim em diante até atingir o f5(5 geração onde se obtém o sangue puro) usamos o termo fechamento de raça.

Igualmente com a mãe...

Sem ter problemas de formação óssea ou saúde.

Entre irmãos deve saber o que fazer, pq geralmente acentua se os defeitos, mas sem problemas de saúde ou defeitos.

Apuramento genético só é feito dessa maneira, não existe outra forma, pode pegar o melhor macho e a melhor fêmea do mundo e fazer um cruzamento que vai portar defeito de ambos, para se limpar vai até a 5 geração do que quer acentuar...

Na natureza é comprovado geneticamente que os casais formados possuem mesmo dna, ou seja são parentes, irmãos.
Filhos desses irmãos tbm formarão casal e assim consequentemente...alguém já viu na natureza pássao com defeito genético?

Deformações, problemas de formação, animais ou nós humanos com debilidade  pode acontecer e acontece sem ter sangue conjunto(cosanguínio), acontece por defeito na formação do embrião, seja por problema paterno ou materno.

Crio curiós a mais de 10 anos tenho gerações e gerações passadas dentro do mesmo sangue...nunca tive anomalia...nunca tive reclamação de filhote debilitado...

Antigamente quando se usava muito medicamento existia o problema de filhote resistente ao medicamento e por isso se perdia sem saber pq, se medicava e não tinha resultado....

Além das aves crio cão da raça Dogo Argentino, meus melhores filhotes vieram ano passado , exatamente a 4 geração passada no pai...8 filhotes e todos com padrão internacional.

Esse ano fiz cruzamento de irmãos de 2 a 3 geração, uma fêmea nova de primeira ninhada deu 4 filhotes fêmeas, 3 dentro do padrão.

Normalmente na primeira ninhada menos de 50% da raça vem dentro do padrão....

Pra mim sabendo fazer não existe tal problema....
Ricardo Ronsini
Ricardo Ronsini

Qua 27 Ago - 13:30
Márcio, também sou biólogo, e conheço conceitos básicos de genética e hereditariedade;

O fato é, cada indivíduo possui um material genético único, e na reprodução sexuada, ocorre a fusão desse material por parte de ambos os sexos, mãe e pai,  (nos humanos são 23 pares de cromossomos de cada, formando um zigoto com 46 cromossomos), correto ?

E é o material genético que vai definir todas as características do individuo gerado, correto ?

A diversidade de genes, contribui para a formação de características diversas, a ausência dessa diversidade vai restringir a diversidade dessas características, concorda ?

Pra encurtar a história, quanto maior for a mistura genética, maior será a diversidade das características, quanto menor a mistura, menor a diversidade das características, são conceitos bem simples, não acha ?

O fato é, ao restringir a diversidade genética de um ser vivo, você consegue sim, padronizar uma raça, mas ao mesmo tempo que fixa as características desejadas, faz o mesmo com as indesejadas.

Por que a reprodução sexuada é tão comum entre as formas de vida ?

Por que não nos reproduzimos por mitose, ou fragmentação ?

Seria muito mais simples, não.

A resposta é, para a manutenção da diversidade genética !

Por que programas de reprodução em zoológicos monitoram e selecionam indivíduos reprodutores de acordo com a menor proximidade genética entre estes para o processo de reprodução ?

Por que mesmo os criadores de canários aqui citados, depois de sucessivos cruzamentos consanguíneos necessitam injetar "sangue novo" no plantel ?

Por que animais evitam acasalar com integrantes da mesma família, sendo comum nas espécies coloniais, como; Cavalos, Elefantes, Macacos, Golfinhos, Lobos e muitos outros, que ao atingir a maturidade sexual o indivíduo seja banido do grupo ?

Mais uma vez, diversidade genética é a resposta !

Acho que você se confundiu um pouco, o que está em pauta é a saúde física desses animais, e não se estão dentro de padrões de competições, ou se ganharam prêmios ou concursos e etc.

Isso não é relevante, pois estão sendo julgadas características morfológicas que de nada refletem na saúde.

Um animal pode ser campeão do mundo em um concurso de raças, e ainda sim apresentar problemas genéticos, como o próprio documentário que eu compartilhei reflete.

Bom, sem mais delongas; O fato inegável é:

Quanto menor a diversidade genética de um indivíduo, menor diversidade de características ele vai possuir, em consequência disso, mais acentuadas serão as características presentes nesse indivíduo, sendo estas desejáveis ou não.

Simples assim.

Cruzamentos consanguíneos podem ser realizados sem problemas ? Sim é claro, contanto que a pessoa por trás seja responsável, e priorize o bem estar animal acima de tudo !

Mas dizer que eles não podem gerar problemas de origem hereditária, é um insulto as próprias leis da genética.

Última edição por Ricardo Ronsini em Qua 27 Ago - 19:08, editado 1 vez(es)
Márcio Mendes Criador
Márcio Mendes Criador
Passarinheiro Avançado
Passarinheiro Avançado
Pontos : 802
Reputação : 62

Qua 27 Ago - 15:31
Concordo em grande parte de suas colocações...

Problema pode existir em qualquer situação...

A pergunta do amigo é muito simples não entendo o motivo de tanta dificuldade, não digo em relação  só a sua resposta Ricardo....

Características acentuadas e indesejáveis se tem no F1 tbm...

Disse tudo, saiba fazer e faça com responsabilidade...

O tópico é sobre mãe X filho....

A resposta para o amigo é ... sim pode fazer o cruzamento...

Querendo alongar abrimos um tópico para isso e falamos sobre...
Ricardo Ronsini
Ricardo Ronsini

Qua 27 Ago - 19:20
Legal, é importante esclarecer alguns pontos que estavam um pouco confusos sobre o tema, pra que não fossem perpetuadas informações errôneas.

Por isso é sempre construtivo discutir assuntos de grande importância como esse.

Abraços.
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos