- José Bittencourt MaiaPassarinheiro Intermediário
Pontos : 696
Reputação : 4
Quero reduzir a alimentação do meu canário porque ele suja demais
Qua 17 Set - 14:02
Pessoal,
Meu canário suja demais. Eu forneço uma boa alimentação a ele, uma mistura de boa qualidade, farinhada e sempre um tipo de fruta, verdura ou legume, só que ele suja demais. E uma das razões de eu ter escolhido o canário quando eu voltei a criar pássaro foi o fato dele comer sementes, eu não sabia do complemento de frutas, verduras ou legumes.
Meu pai tinha um belga que só comia uma mistura de sementes e de vez em quando dava a ele um jiló e o bichinho cantava muito.
Eu dou ao meu Roller quase todos os dias uma fruta, legume ou verdura. Tem problema eu ir reduzindo isso para ficar só com um jiló e couve de vez em quando, fico com pena de fazer isso pois acho que faz bem ao pássaro, mas vou te falar, meu canário comendo pimentão, cenoura e milho, nossa parece que tem um porco dentro da gaiola, ele consegue até se sujar.
Abraços
Meu canário suja demais. Eu forneço uma boa alimentação a ele, uma mistura de boa qualidade, farinhada e sempre um tipo de fruta, verdura ou legume, só que ele suja demais. E uma das razões de eu ter escolhido o canário quando eu voltei a criar pássaro foi o fato dele comer sementes, eu não sabia do complemento de frutas, verduras ou legumes.
Meu pai tinha um belga que só comia uma mistura de sementes e de vez em quando dava a ele um jiló e o bichinho cantava muito.
Eu dou ao meu Roller quase todos os dias uma fruta, legume ou verdura. Tem problema eu ir reduzindo isso para ficar só com um jiló e couve de vez em quando, fico com pena de fazer isso pois acho que faz bem ao pássaro, mas vou te falar, meu canário comendo pimentão, cenoura e milho, nossa parece que tem um porco dentro da gaiola, ele consegue até se sujar.
Abraços
- Stanley GuaitoliniPasarinheiro Expert
Pontos : 1297
Reputação : 99
Re: Quero reduzir a alimentação do meu canário porque ele suja demais
Qua 17 Set - 14:09
rsrs...canários belgas são assim mesmo amigo.. quando não entram dentro da comida e começão a ciscar...rsrs.. compre aquelas capas que coloca no fundo da gaiola que vai ajudar bastante.. e quanto a alimentação, quanto mais variações melhor, mas acho q não vai prejudicar ele não, diminui a quantidade mas não deixe de dar frutas e verduras para ele não..
- José Bittencourt MaiaPassarinheiro Intermediário
Pontos : 696
Reputação : 4
Qua 17 Set - 14:30
Fala Stanley,
Ele já usa aquela capa no fundo da gaiola, mas suja muito a gaiola, de vez em quando eu tenho que dar uma limpada na gaiola, limpar as grades e partes de madeira, os poleiros eu limpo todos os dias que ele come algo diferente.
Eu fico com pena em prejudicar o pássaro, vou passara a dar um dia sim e outro não.
Abraço.
Ele já usa aquela capa no fundo da gaiola, mas suja muito a gaiola, de vez em quando eu tenho que dar uma limpada na gaiola, limpar as grades e partes de madeira, os poleiros eu limpo todos os dias que ele come algo diferente.
Eu fico com pena em prejudicar o pássaro, vou passara a dar um dia sim e outro não.
Abraço.
- Stanley GuaitoliniPasarinheiro Expert
Pontos : 1297
Reputação : 99
Qua 17 Set - 14:49
isso ae José.. ja vai ajudar... canarios belgas são assim mesmo... as sementes então espalham para todo lado...rsrs abraço
- Diego MaestroPassarinheiro Junior
Pontos : 212
Reputação : 17
Olá
Em casa lavo os poleiros uma vez por semana e não é de todos, alguns nem sujam, nesse caso 1 vez por mês. Gaiola uma vez por mês eu lavo, mais na parte do cocho.
Para frutas se usa fruteiras, assim não suja arames ou poleiros, legumes e verduras é tranquilo.
Sobre o caso do seu pai, realmente alguns criadores dão somente sementes, de vez em quando ou quase nunca uma coisa diferente, isso não significa que o canário não irá cantar, isso envolve uma série de fatores (manuseio, genética, ambiente, etc.). Essa parte da alimentação é uma dedicação própria do criador com seu pássaro, um carinho especial, tem como vantagem também um alado com mais brilho nas penas, aparência sadia, e prolongamento de sua vida.
Uma comparação interessante, você e qualquer outro ser humano pode viver comendo somente arroz e feijão? E pode ter uma vida "sadia"? Sim. Mas não é bom comer uma coisa diferente no dia-a-dia? Não é bacana tomar uma ducha gelada nesse calor todos os dias? Ficar limpo, fazer suas necessidades em ambiente limpo, comer uma sobremesa diferente? Pois é cara.
Ah, na questão dos poleiros, veja se o de cima não está muito próximo do debaixo, se não ele caga encima do poleiro quando estiver no poleiro de cima, assim também em questão ao cocho. São detalhes que pode fazer uma diferença grande.
Abçs.