Panda-Vermelho (Ailurus Fulgens) - Artigo
ANUNCIOS
Publicidade

Últimos assuntos
Como Criar Azulão Qua 20 Nov - 9:06Criadores de Pássaros
Saiba Tudo Sobre a Criação de ColeiroQui 14 Nov - 8:39Criadores de Pássaros
O canto do Trinca Ferro Qui 14 Nov - 8:35Criadores de Pássaros
PintassilgoSeg 11 Nov - 8:18Criadores de Pássaros
Dicas de manejo para coleiros. Leiam, é muito importante!Seg 11 Nov - 8:17Criadores de Pássaros
Pode dar ovo cozido para papa capim?Seg 11 Nov - 8:12Criadores de Pássaros
asa machucada Seg 11 Nov - 8:05Criadores de Pássaros
Qual importância da rotina de sono das aves?Seg 11 Nov - 8:02Criadores de Pássaros
Meu periquito Seg 11 Nov - 7:58Criadores de Pássaros
Guias para criação
Ir para baixo
CÉLIA MARIA CAYRES
CÉLIA MARIA CAYRES
SUPERVISOR CHEFE
SUPERVISOR CHEFE
Mensagens : 5966
Pontos : 8925
Reputação : 565
Data de inscrição : 06/09/2013
Idade : 59
Localização : São Paulo

Panda-Vermelho (Ailurus Fulgens) - Artigo Empty Panda-Vermelho (Ailurus Fulgens) - Artigo

Ter 18 Nov - 15:50

Vamos conhecer esse lindo animal chamado Panda-vermelho ?



A cor alourada, o pêlo sedoso e a cauda comprida fazem com que o panda vermelho se pareça com uma raposa. Sem a cauda assemelha-se a um ursinho. O tamanho do panda vermelho é o de um gato. Quem é ele? É o panda vermelho, cujo pelame brilhante e a aparência graciosa são tão apreciados. Pacífico e sociável,o panda vermelho é facilmente transformado em um bom bichinho caseiro. Gosta de gulodices, especialmente arroz de leite.




Esse pequeno carnívoro noturno habita as matas densas das encostas sudeste do Himalaia, o panda vermelho vive em altitudes de 1.500 a 4.000 m. É encontrado no Nepal, no Sikkim, norte da Birmânia e sul da China. Vive principalmente nas árvores. As patas do panda vermelho são vigorosas e garras fortes fazem dele um bom trepador.




O panda dorme de dia e alimenta-se à noite. Anda aos pares ou em grupos de família. Seu alimento consiste em ervas, frutos, raízes e brotos de bambu. Come também insetos e filhotes de pássaros. O panda usa as patas para levar o alimento à boca.


Na primavera, a fêmea dá à luz 1 ou 2 filhotes, raramente mais. Esse filhote só abre os olhos depois de 25 dias e fica com seus pais até 1 ano de idade.


CARACTERÍSTICAS:










O panda-vermelho é nativo das regiões montanhosas do Himalaia e do sul da China, e está associado às florestas temperadas de altitude e a bambuzais. Possui uma coloração castanho-avermelhada característica, cauda comprida e felpuda e um andar gingado devido ao encurtamento dos membros dianteiros. É um animal solitário, territorialista e de hábito crepuscular e noturno. Sua alimentação é principalmente composta por bambu; entretanto, por ser onívoro, pode ingerir ovos, pássaros, insetos e pequenos mamíferos.


Está em perigo de extinção, devido à destruição do habitat pela expansão humana, da agricultura, da pecuária e do extrativismo de recursos naturais. A caça ilegal também é outro importante fator que contribui para a diminuição da população de pandas. É um animal comum em zoológicos, principalmente da América do Norte e Europa, reproduzindo-se bem em cativeiro.


Comprimento: até 60 cm, mais 40 cm para a cauda


Altura: até 35 cm


Peso: até 4 kg

Panda-Vermelho (Ailurus Fulgens) - Artigo 2dd4b810

Reprodução:





Pandas-vermelhos adultos raramente se interagem fora da estação de acasalamento. Ambos os sexos podem se acasalar com mais de um parceiro durante a estação. O acasalamento ocorrem entre meados de janeiro até o começo de março (período do inverno), e os filhotes nascem entre junho e o final de julho (primavera e verão). O período de gestação varia de 112 a 158 dias, e a fêmea dá à luz entre um a quatro filhotes, que nascem cegos e pesando 110-130 gramas. Alguns dias antes do nascimento a fêmea começa a reunir material, como capim e folhas para usar na confecção do ninho. O ninho é normalmente localizado em uma árvore oca ou uma fenda de rocha.


Após o parto, a fêmea limpa os filhotes e deste modo estabelece um elo olfativo com cada filhote. Nos primeiros dias, ela permanece cerca de 60 a 90% do seu dia junto aos recém-nascidos. Após uma semana, ela já passa mais tempo fora do ninho, retornando apenas algumas horas por dia para alimentá-los e limpá-los. Os filhotes abrem os olhos com dezoito dias de idade, e com noventa dias já apresentam a coloração típica para a espécie, e ingerem os primeiros alimentos sólidos aos 125-135 dias. A ninhada permanece no ninho durante doze semanas. Depois deixam-no, mas permanecem com sua mãe, sendo desmamados aos 6-8 meses de idade.


Os machos só muito raramente ajudam com a criação da nova geração e somente se eles viverem em pares ou em pequenos grupos. Os pandas-vermelhos começam a ficar sexualmente maduros aos 18 meses de idade. O seu tempo de vida médio é 8-10 anos, mas podem atingir um máximo de 15 anos.16 Há um registro de um animal cativo na China que atingiu 17 anos e 6 meses de vida.

Panda-Vermelho (Ailurus Fulgens) - Artigo Panda-10


O panda-vermelho se reproduz bem em cativeiro. 



O termo panda foi aplicado por Thomas Hardwicke, quando o introduziu aos europeus em 1821. A origem do termo panda é desconhecida. Um dos poucos candidatos conhecidos para raiz da palavra panda é "pónya", possivelmente derivada de um termo da língua nepalesa para a protuberância arredondada da pata — talvez uma observação atenta de como este animal come bambu com um osso do pulso (sesamoide radial) adaptado para a função de polegar opositor e sexto dedo; outros autores acreditam que panda vem de "wah", termo nepalês para panda-vermelho, e originário do som semelhante a uma criança, que esta espécie às vezes produz.


Na China é chamado de Pequeno Urso Gato, pois pensava-se ser aparentado a um urso pequeno e por realizar seu asseio como um gato. Em chinês: 小熊貓, "pequeno urso-gato", de 小, pinyin xiǎo, "pequeno", 熊, xióng, "urso"; e 猫, māo, "gato".


Panda-Vermelho (Ailurus Fulgens) - Artigo Panda_10




Outra forma que o panda dorme. Encolhido com a cabeça na cauda.
 

Conservação:





O panda-vermelho é classificado, pela IUCN como sendo vulnerável, e na CITES, aparece no "Appendix I". A população foi estimada em menos de 2 500 animais adultos em 1999, e entre 16 mil e 20 mil em 2001. As principais ameaças ao panda-vermelho são perda do habitat pela agricultura, pecuária e desmatamento, caça ilegal e mudanças na dinâmica das espécies nativas. 

O panda-vermelho é muitas vezes confundido com outros animais   


Observação: Um firefox não é uma raposa de fogo. É como é conhecido o panda-vermelho (Ailurus fulgens), devido a sua cor e tamanho serem parecidos com os de uma raposa.


           


EQUIPE CRIADORES DE PÁSSAROS - ANIMAIS SILVESTRES 
Criadores de Pássaros
Criadores de Pássaros
ADMINISTRADOR
ADMINISTRADOR
Mensagens : 17422
Pontos : 22155
Reputação : 1522
Data de inscrição : 07/12/2010
Idade : 42
Localização : Espirito Santo do Pinhal - SP
https://www.criadoresdepassaros.com

Panda-Vermelho (Ailurus Fulgens) - Artigo Empty Re: Panda-Vermelho (Ailurus Fulgens) - Artigo

Ter 18 Nov - 20:39
Show , amei o artigo , vamos que vamos !!!
Criadores de Pássaros
Criadores de Pássaros
ADMINISTRADOR
ADMINISTRADOR
Mensagens : 17422
Pontos : 22155
Reputação : 1522
Data de inscrição : 07/12/2010
Idade : 42
Localização : Espirito Santo do Pinhal - SP
https://www.criadoresdepassaros.com

Panda-Vermelho (Ailurus Fulgens) - Artigo Empty Re: Panda-Vermelho (Ailurus Fulgens) - Artigo

Ter 19 Set - 14:42
Excelente artigo , parabéns Célia ! 


Até mais ,
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos