Criação de Coleiro - Completo
Seg 11 Jun - 15:18
A criação de Coleiro (Sporophila Caerulescens) vem crescendo no Brasil, apesar do Coleiro não ser um pássaro com grande valor comercial.
O Coleiro, também conhecido como Coleirinho, Coleirinha, Papa Capim, Papa Arroz ou Coleiro Tuí Tuí, é um pássaro Brasileiro bastante difundido em praticamente todo o país, com exceção da região Amazônica e também no Nordeste. O nome cientifico do Coleiro é Sporophila Caerulescens, e tal nome faz referência a alimentação do pássaro, pois significa “aquele que tem gosto ou predileção por semente”.
A CRIAÇÃO DE COLEIRO
é muito difundida no Brasil, fazendo com que estes pequenos pássaros cantores sejam muito conhecidos. Também é importante falar que é necessário fazer o registro de sua criação junto ao IBAMA.DISTRIBUIÇÃO DO COLEIRO
O pássaro Coleiro está presente basicamente em toda a parte Centro Sul do Brasil e em alguns países vizinhos, vivendo basicamente em beiradas de matas, pomares, pastos, brejos, capoeiras e praças das cidade, podendo viver em grupos de 6 a 20 indivíduos.[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
CARACTERÍSTICAS FÍSICAS DO COLEIRO
Os Coleiros machos apresentam um inconfundível colar branco e negro, do qual derivou o seu nome. Além deste colar, o Coleiro apresenta ao lado da garganta negra uma espécie de bigode branco, que define a área sob o bico, que é amarelado ou levemente cinza esverdeado. Existem machos com peito branco e outros amarelo. A fêmea de Coleiro é parda, tendo uma cor mais escura nas costas. Os filhotes de Coleiro saem do ninho com a plumagem idêntica à fêmea, e com o passar dos meses os machos adquirem a sua plumagem característica. Devido ao seu tamanho diminuto, cerca de 11 cm, podem alcançar as sementes de gramíneas trepando pela haste das plantas.
ALIMENTAÇÃO DE UMA CRIAÇÃO DE COLEIRO
A alimentação do Coleiro é composta basicamente por sementes. Na natureza ele está sempre em busca de sementes de gramíneas, como por exemplo a braquiária. Em cativeiro, uma boa mistura de sementes para Coleiro será o ideal para seu pássaro. Esta mistura deve conter basicamente alpiste e painço. Os Coleiros também gostam de verduras e legumes, como almeirão, chicória, espinafre, couve e jiló.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
O ACASALAMENTO NA CRIAÇÃO DE COLEIRO
Em locais quentes pode reproduzir durante todo o ano, sendo que sua ninhada geralmente é constituída de 02 filhotes que nascem após 13 dias de choco. Você pode colocar o casal em uma gaiola criadeira, separados por uma divisória, e, principalmente pela manhã, você deve colocar palha seca na gaiola da fêmea, e deixar o macho cantar para ela, sem contudo tirar a divisória entre as gaiolas. Quando a fêmea der sinais que está pronta para o acasalamento, deve-se retirar a divisória e observar se eles vão cruzar ou se acontecerão brigas. Caso tenha uma briga, separe o casal e volte a fazer o processo.
O CANTO DO COLEIRO
O canto de Coleiro é muito apreciado, sendo este o motivo principal de sua criação. Neste espécie somente os machos cantam, e seu canto apresenta variações de acordo com a região em que vivem.ALIMENTAÇÃO :
pode ser oferecido ao coleiro - alpiste ,senha ,nigerpainços (portugues , comum , verde , vermelho , preto)
alem de perila , larvas de tenebrios e farinhada
( pode ser caseira ou industrial )
grit mineral e osso de siba .
Apreciam muito, como guloseimas, sementes de capim frescas, por exemplo,
as de “pé de galinha”, colonião, braquiara, margoso, favorito, entre outros .
Frutas e legumes
(maçã , banana , laranja , melão , jiló , berinjela , pepino , abobrinha , etc)
no maximo 2 vezes por semana.
Vale lembrar que não devemos deixar os vegetais por muito tempo nas gaiolas. Deixar de um dia para o outro nem pensar pois azedam e criam fungos nocivos às aves.