Rara Baleia-Jubarte Branca Fotografada (e Outros Casos)
Qua 22 Ago - 16:26
Rara Baleia-Jubarte Branca Fotografada (e Outros Casos)
Uma baleia-jubarte branca chamou todas as atenções depois de ter sido observada a nadar juntamente com várias outras baleias-jubartes, na costa da Noruega.
Dan Fisher, engenheiro naval britânico de 32 anos que se encontrava a navegar numa viagem até Svalbard, na Noruega, apercebeu-se de imediato que estava perante uma das observações mais raras da natureza e registou o momento, que faz reviver a icónica Moby Dick, do romance do autor norte-americano Herman Melville.
Esta baleia-jubarte é possivelmente branca devido a uma condição chamada leucismo, que provoca a falta de pigmentação na pele.
“Quando eu vi aquele corpo branco a saltar da água fiquei sem saber o que era aquilo. Mas assim que percebi que era uma baleia branca, fiquei maravilhado. Subi rapidamente ao mastro para obter uma melhor vista e tirar estas fotografias.” contou Fisher, acrescentado que já trabalha no mar há dez anos e nunca tinha visto nada assim.
“Todas as pessoas a quem contei o episódio não acreditaram em mim, até lhes mostrar as fotografias. Foi definitivamente a oportunidade de uma vida. Já vi muitas baleias-jubartes mas nenhuma tão espetacular como esta” concluiu.
Veja de seguida algumas fotos:
Fotos
Há cerca de um ano, uma outra baleia-jubarte branca foi avistada e fotografada perto da Grande Barreira do Coral, na Austrália. Desta vez, uma baleia bebé com poucas semanas de idade.
O morador local que a observou disse: “Não podia acreditar nos meus olhos, simplesmente peguei na câmara. Então esta bebé branca aproximou-se do meu barco, como se estive curiosa acerca do que nós éramos”.
As baleias brancas são bastante raras. Estima-se que exista apenas uma por cada mil baleias, entre as que vivem nas zonas costeiras do leste australiano. Além do número ser escasso, é ainda mais raro quando essas baleias são realmente todas brancas, como no caso desta jubarte bebé.
As baleias-jubartes são grandes mamíferos marinhos, que podem medir entre 12 a 19 metros de comprimento e pesar cerca de 36 toneladas. São encontradas em mares e oceanos um pouco por todo o mundo, percorrendo uns espantosos 25 mil quilómetros todos os anos em migração.
Outrora foram perseguidas e mortas quase até à extinção, com uma quebra de 90% da população mundial. Uma moratória em 1966 evitou o pior, mas as colisões com navios, a poluição sonora e os encalhamentos em redes pesqueiras continuam a afetar as cerca de 80 mil baleias-jubartes existentes atualmente na natureza.