Criação de canários de topete
+4
THIAGO MELLO
rodrigo bezerra
Andre Fedalto
Olivir Bauermann Júnior
8 participantes
Página 1 de 3 • 1, 2, 3
- Olivir Bauermann JúniorPassarinheiro Recente
- Mensagens : 53
Pontos : 117
Reputação : 0
Data de inscrição : 29/11/2011
Localização : Maravilha - SC
Criação de canários de topete
Dom 1 Abr - 23:41
Boa noite.
É bom criar canários de topete sendo o macho com e a femea tambem? ou é aconselhavel um ser topete e o outro não? Qual fica melhor?
É bom criar canários de topete sendo o macho com e a femea tambem? ou é aconselhavel um ser topete e o outro não? Qual fica melhor?
- Andre FedaltoPassarinheiro Intermediário
- Mensagens : 426
Pontos : 517
Reputação : 43
Data de inscrição : 12/04/2011
Idade : 40
Localização : Campo Largo - PR
Re: Criação de canários de topete
Seg 2 Abr - 8:18
Nunca acasale dois canários de topete, ocorre uma anomalia chamada gen letal em que a maioria dos embriões morrem o correto é sempre acasalar um com e outro sem.
TOPETES
José luís de Castro Silva
Revista SOBC 2005
1) INTRODUÇĂO
Desde 1709 aparecem nos livros sobre canaricultura citaçőes sobre os canários que apresentam como um ornamento complementar um topete ou, como outrora denominavam, poupa. Através de mais de du2entos anos esta modificaçăo da posiçăo de nascimento das penas que cobrem a cabeça de nossos canários tem sido cultivada e hoje várias raças de canários de porte a apresentam entre suas características fundamentais.
O topete é uma mutaçăo que surgiu em cativeiro e foi fixada pęlos criadores como tantas outras.
As penas que normalmente crescem na cabeça no início da mandíbula superior em direçăo ŕ nuca sofrem uma modificaçăo total nesta disposiçăo e passam a nascer de um ponto ou zona central, radialmente para toda a cabeça. Na parte da nuca surge uma regiăo denominada mancha calva, onde a pele é semelhante a palma de nossas măos e năo nascem penas. Esta mancha calva nos pássaros de topete bem feitos é a nuca. Pode ser constatada levantando as penas traseiras do topete em direçăo ao bico,
2) TRANSMISSĂO DO CARACTER
Hoje sabemos que o topete é uma mutaçăo autossomal dominante e letal quando o pássaro é homozigoto para o fator que determina a formaçăo do topete. Mas somente este gen é responsável pelo topete? Năo, vários outros genes influem na forma como o topete se apresenta. O gen letal em homozigose é aquele que determina a modificaçăo para que seja possível o crescimento de um topete.
Robert Stroud afirmava que havia uma modificaçăo na estrutura dos ossos do crânio e que os pássaros a duplo fator năo eclodiam ou morriam nos primeiros dias de vida pois ficavam com parte do cérebro sem proteçăo e qualquer pancada poderia matá-los.
Outros genes como localizaçăo do centro de irradiaçăo das penas, localizaçăo e tamanho da mancha calva, tipo e comprimento das penas, forma da nuca, largura entre os olhos, etc., já săo acertos como fatores que podem modificar a forma do topete, daí a diversidade com que se apresentam nas diversas raças que o possuem.
Os pássaros sem topete, oriundos de pássaros com topete, carregam em seu patrimônio genético alguns dos genes complementares e daí a importância de sua utilizaçăo para se obter bons pássaros de topete.
Pássaros sem topete descendentes de bons pássaros de topete criados por algumas temporadas entre si năo dăo origem a pássaros com topete mas, conforme citava Stroud, quando acasalados a outros de topete, produziam topetes semelhantes aos de seus ascendentes. O topete depende assim dos genes que complementam determinadas características que possuem os parceiros sem topete.
3) TIPOS DE TOPETES (QUANTO Ŕ FORMA}
Basicamente, podemos considerar dois tipos de topetes, os circulares (Gloster e Crested) e os elípticos (Lancashire e Topete Alemăo).
As raças frisadas Padovano e Fiorino possuem topetes também circulares mas a mutaçăo que produz os frisos, normalmente, năo os deixam tăo bem caracterizados como nos pássaros de penas lisas, apesar do padrăo citar topetes semelhantes ao Crested e ao Gloster, respectivamente.
1-Topete s Circulares
Os topetes circulares possuem um ponto central de onde se irradiam as penas e estas devem ser praticamente do mesmo comprimento, para que visto de cima tenha o aspecto de um círculo.
Para isto é necessário que o ponto de irradiaçăo esteja o mais próximo possível do centro da cabeça. Porém só essa característica năo é suficiente. A forma da cabeça é importante para que o topete fique perfeitamente assentado. Vista de cima a cabeça deve ser praticamente redonda. A elevaçăo do frontal é também de suma importância, assim como uma largura compatível entre os olhos.
A nuca deve ter logo após a mancha calva uma ligeira reentrância para permitir que a parte traseira do topete se assente perfeitamente na nuca e encubra a mancha calva.
Esta qualidade só pode ser perfeitamente visualizada nos pássaros sem topete.
No caso típico do Gloster, os Consortes que quando acasalados a Coronas de bons topetes produzem a maioria de pássaros de bons topetes fogem um pouco do padrăo atual de concurso dos Consortes (A). Possuem a reentrância na nuca mais acentuada CS).
Os Consortes que ganham concursos quando acasalados ŕ Coronas de bom topete normalmente produzem Coronas onde o topete năo se assenta perfeitamente na nuca.
Alguns criadores que tęm obtido sucesso já possuem uma linha só de Consortes para concurso e outra para obter bons Coronas. No caso da raça Crest, face ŕs penas longas, o que é necessário ao Crestbred é ter uma cabeça redonda em todos os ângulos que seja olhada e abundância de penas, o que é caracterizado quando surgem sobrancelhas bem pronunciadas.
No caso do Crest năo há necessidade de um contorno bem definido, é bem mais fácil as penas serem alongadas com acasalamentos bem feitos, proporcionando um topete volumoso como o padrăo requer.
No caso do Gloster o contorno é fundamental e penas muito longas o prejudicam, com o aparecimento de fachos e penas longas no que chamamos culotes, que arruinam a linha das pernas para a cauda. Daí a necessidade de se cuidar para que as penas năo fiquem muito longas.
2-Topetes Elípticos
Duas raças atualmente tęm o topete de forma elíptica a Topete Alemăo e a Lancashire.
Na Topete Alemăo, que nada mais é que um canário de cor dotado do ornamento, o topete segue a forma da cabeça, isto é, mais longa que larga.
Normalmente o local de irradiaçăo das penas é uma pequena linha na direçăo bico-nuca ou um ponto, mas este tenderá sempre a produzir um topete circular. Há, porém, alguns exemplares que possuem o ponto central e tęm o topete mais estreito nas laterais do que na linha bico-nuca, mas a diferença entre as medidas năo é importante como entendemos que deva ser.
Na nuca, o topete dificilmente se assenta perfeitamente e muitos exemplares,
principalmente os intensos, mostram uma pequena parte da mancha calva.
Nos pássaros com a zona de irradiaçăo em linha o arremate da parte da nuca fica normalmente melhor. A tendęncia na Europa hoje é valorizar os topetes melhor assentados na nuca, mantendo porém a forma oblonga. Como em todas as raças de topete, a forma da cabeça onde ele é aplicado pode trazer variaçőes sensíveis na sua forma, independentemente do comprimento das penas. A utilizaçăo de parceiros sem topete, descendentes de pássaros com topete, é fundamental para a transmissăo das características complementares do mesmo aos filhotes, em dupla dose.
E necessário cuidado nos acasalamentos para que năo se produzam topetes circulares idęnticos ao Gloster.
Na raça Lancashire o problema é mais complexo. O padrăo exige um topete em forma de ferradura, isto é, dissimulado na parte correspondente a nuca.
Os bons pássaros desta raça tęm a dimensăo transversal da cabeça visivelmente menor que a longitudinal. Assim um ponto central ligeiramente deslocado em direçăo ao bico, em relaçăo ao centro da cabeça, favorece a dissimulaçăo do topete na nuca (figura C).
O topete ideal deve parecer uma ferradura, isto é, só ser notado na frente e em aproximadamente ľ das laterais.
Assim sendo, pássaros com a cabeça circular, quando vistos de cima, raramente podem apresentar o topete em ferradura. Normalmente apresentam topetes também circulares, o que contraria o padrăo.
Utilizar pássaros sem topete de cabeça circular, quando vista por cima, năo é recomendável principalmente como, no caso dos Yorkshires que năo possuem os fatores complementares necessários.
Há muito trabalho a ser feito para que nossos Lancashires atinjam o padrăo ideal de topete.
Já existem, porém, muitos pássaros sem topete, oriundos de canários com topete que podem por suas características nos conduzir a bons pássaros de topete.
4) CONCLUSĂO
Produzir bons pássaros com topete, de acordo com os padrőes, năo é tarefa simples e o acasalamento judicioso é de fundamental importância para que eles surjam.
Já vimos a importância da utilizaçăo dos parceiros sem topete e estes devem ser sempre descendentes de pássaros com bons topetes. Utilizar, no estágio atual, pássaros sem topete năo descendentes de indivíduos que o possuem é, simplesmente, perder tempo e produzir pássaros de topetes deficientes, que é justamente o contrário do que desejamos.
Fonte: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
TOPETES
José luís de Castro Silva
Revista SOBC 2005
1) INTRODUÇĂO
Desde 1709 aparecem nos livros sobre canaricultura citaçőes sobre os canários que apresentam como um ornamento complementar um topete ou, como outrora denominavam, poupa. Através de mais de du2entos anos esta modificaçăo da posiçăo de nascimento das penas que cobrem a cabeça de nossos canários tem sido cultivada e hoje várias raças de canários de porte a apresentam entre suas características fundamentais.
O topete é uma mutaçăo que surgiu em cativeiro e foi fixada pęlos criadores como tantas outras.
As penas que normalmente crescem na cabeça no início da mandíbula superior em direçăo ŕ nuca sofrem uma modificaçăo total nesta disposiçăo e passam a nascer de um ponto ou zona central, radialmente para toda a cabeça. Na parte da nuca surge uma regiăo denominada mancha calva, onde a pele é semelhante a palma de nossas măos e năo nascem penas. Esta mancha calva nos pássaros de topete bem feitos é a nuca. Pode ser constatada levantando as penas traseiras do topete em direçăo ao bico,
2) TRANSMISSĂO DO CARACTER
Hoje sabemos que o topete é uma mutaçăo autossomal dominante e letal quando o pássaro é homozigoto para o fator que determina a formaçăo do topete. Mas somente este gen é responsável pelo topete? Năo, vários outros genes influem na forma como o topete se apresenta. O gen letal em homozigose é aquele que determina a modificaçăo para que seja possível o crescimento de um topete.
Robert Stroud afirmava que havia uma modificaçăo na estrutura dos ossos do crânio e que os pássaros a duplo fator năo eclodiam ou morriam nos primeiros dias de vida pois ficavam com parte do cérebro sem proteçăo e qualquer pancada poderia matá-los.
Outros genes como localizaçăo do centro de irradiaçăo das penas, localizaçăo e tamanho da mancha calva, tipo e comprimento das penas, forma da nuca, largura entre os olhos, etc., já săo acertos como fatores que podem modificar a forma do topete, daí a diversidade com que se apresentam nas diversas raças que o possuem.
Os pássaros sem topete, oriundos de pássaros com topete, carregam em seu patrimônio genético alguns dos genes complementares e daí a importância de sua utilizaçăo para se obter bons pássaros de topete.
Pássaros sem topete descendentes de bons pássaros de topete criados por algumas temporadas entre si năo dăo origem a pássaros com topete mas, conforme citava Stroud, quando acasalados a outros de topete, produziam topetes semelhantes aos de seus ascendentes. O topete depende assim dos genes que complementam determinadas características que possuem os parceiros sem topete.
3) TIPOS DE TOPETES (QUANTO Ŕ FORMA}
Basicamente, podemos considerar dois tipos de topetes, os circulares (Gloster e Crested) e os elípticos (Lancashire e Topete Alemăo).
As raças frisadas Padovano e Fiorino possuem topetes também circulares mas a mutaçăo que produz os frisos, normalmente, năo os deixam tăo bem caracterizados como nos pássaros de penas lisas, apesar do padrăo citar topetes semelhantes ao Crested e ao Gloster, respectivamente.
1-Topete s Circulares
Os topetes circulares possuem um ponto central de onde se irradiam as penas e estas devem ser praticamente do mesmo comprimento, para que visto de cima tenha o aspecto de um círculo.
Para isto é necessário que o ponto de irradiaçăo esteja o mais próximo possível do centro da cabeça. Porém só essa característica năo é suficiente. A forma da cabeça é importante para que o topete fique perfeitamente assentado. Vista de cima a cabeça deve ser praticamente redonda. A elevaçăo do frontal é também de suma importância, assim como uma largura compatível entre os olhos.
A nuca deve ter logo após a mancha calva uma ligeira reentrância para permitir que a parte traseira do topete se assente perfeitamente na nuca e encubra a mancha calva.
Esta qualidade só pode ser perfeitamente visualizada nos pássaros sem topete.
No caso típico do Gloster, os Consortes que quando acasalados a Coronas de bons topetes produzem a maioria de pássaros de bons topetes fogem um pouco do padrăo atual de concurso dos Consortes (A). Possuem a reentrância na nuca mais acentuada CS).
Os Consortes que ganham concursos quando acasalados ŕ Coronas de bom topete normalmente produzem Coronas onde o topete năo se assenta perfeitamente na nuca.
Alguns criadores que tęm obtido sucesso já possuem uma linha só de Consortes para concurso e outra para obter bons Coronas. No caso da raça Crest, face ŕs penas longas, o que é necessário ao Crestbred é ter uma cabeça redonda em todos os ângulos que seja olhada e abundância de penas, o que é caracterizado quando surgem sobrancelhas bem pronunciadas.
No caso do Crest năo há necessidade de um contorno bem definido, é bem mais fácil as penas serem alongadas com acasalamentos bem feitos, proporcionando um topete volumoso como o padrăo requer.
No caso do Gloster o contorno é fundamental e penas muito longas o prejudicam, com o aparecimento de fachos e penas longas no que chamamos culotes, que arruinam a linha das pernas para a cauda. Daí a necessidade de se cuidar para que as penas năo fiquem muito longas.
2-Topetes Elípticos
Duas raças atualmente tęm o topete de forma elíptica a Topete Alemăo e a Lancashire.
Na Topete Alemăo, que nada mais é que um canário de cor dotado do ornamento, o topete segue a forma da cabeça, isto é, mais longa que larga.
Normalmente o local de irradiaçăo das penas é uma pequena linha na direçăo bico-nuca ou um ponto, mas este tenderá sempre a produzir um topete circular. Há, porém, alguns exemplares que possuem o ponto central e tęm o topete mais estreito nas laterais do que na linha bico-nuca, mas a diferença entre as medidas năo é importante como entendemos que deva ser.
Na nuca, o topete dificilmente se assenta perfeitamente e muitos exemplares,
principalmente os intensos, mostram uma pequena parte da mancha calva.
Nos pássaros com a zona de irradiaçăo em linha o arremate da parte da nuca fica normalmente melhor. A tendęncia na Europa hoje é valorizar os topetes melhor assentados na nuca, mantendo porém a forma oblonga. Como em todas as raças de topete, a forma da cabeça onde ele é aplicado pode trazer variaçőes sensíveis na sua forma, independentemente do comprimento das penas. A utilizaçăo de parceiros sem topete, descendentes de pássaros com topete, é fundamental para a transmissăo das características complementares do mesmo aos filhotes, em dupla dose.
E necessário cuidado nos acasalamentos para que năo se produzam topetes circulares idęnticos ao Gloster.
Na raça Lancashire o problema é mais complexo. O padrăo exige um topete em forma de ferradura, isto é, dissimulado na parte correspondente a nuca.
Os bons pássaros desta raça tęm a dimensăo transversal da cabeça visivelmente menor que a longitudinal. Assim um ponto central ligeiramente deslocado em direçăo ao bico, em relaçăo ao centro da cabeça, favorece a dissimulaçăo do topete na nuca (figura C).
O topete ideal deve parecer uma ferradura, isto é, só ser notado na frente e em aproximadamente ľ das laterais.
Assim sendo, pássaros com a cabeça circular, quando vistos de cima, raramente podem apresentar o topete em ferradura. Normalmente apresentam topetes também circulares, o que contraria o padrăo.
Utilizar pássaros sem topete de cabeça circular, quando vista por cima, năo é recomendável principalmente como, no caso dos Yorkshires que năo possuem os fatores complementares necessários.
Há muito trabalho a ser feito para que nossos Lancashires atinjam o padrăo ideal de topete.
Já existem, porém, muitos pássaros sem topete, oriundos de canários com topete que podem por suas características nos conduzir a bons pássaros de topete.
4) CONCLUSĂO
Produzir bons pássaros com topete, de acordo com os padrőes, năo é tarefa simples e o acasalamento judicioso é de fundamental importância para que eles surjam.
Já vimos a importância da utilizaçăo dos parceiros sem topete e estes devem ser sempre descendentes de pássaros com bons topetes. Utilizar, no estágio atual, pássaros sem topete năo descendentes de indivíduos que o possuem é, simplesmente, perder tempo e produzir pássaros de topetes deficientes, que é justamente o contrário do que desejamos.
Fonte: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
- rodrigo bezerraPasarinheiro Expert
- Mensagens : 1834
Pontos : 2112
Reputação : 67
Data de inscrição : 21/06/2011
Idade : 43
Localização : rio de janeiro
Re: Criação de canários de topete
Seg 2 Abr - 10:03
amigo andre morria e não sabia disso,o forum é bom por causa disso,nois estamos sempre aprendendo.
abraços
abraços
- Andre FedaltoPassarinheiro Intermediário
- Mensagens : 426
Pontos : 517
Reputação : 43
Data de inscrição : 12/04/2011
Idade : 40
Localização : Campo Largo - PR
Re: Criação de canários de topete
Seg 2 Abr - 12:57
Se a intenção de vcs é tirar uma porcentagem maior de canários de topete coloquem uma fêmea filha de um casal em que a mãe seja de topete com um macho de topete que também sua mãe seja de topete, este foi o melhor acasalamento que eu consegui, na média saiam 70 a 80% de canário de topete.
- THIAGO MELLOPasarinheiro Expert
- Mensagens : 1936
Pontos : 2095
Reputação : 59
Data de inscrição : 26/03/2012
Idade : 36
Localização : MINAS GERAS
Re: Criação de canários de topete
Seg 2 Abr - 13:01
que legal esse topico.
parabens.
parabens.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
"A vontade de Deus nunca irá levá-lo aonde a
Graça de Deus não irá
protegê-lo."