- SyanidiPassarinheiro Recente
Pontos : 4
Reputação : 0
Brotogeris tirica - Troca de penas
Dom 17 Fev - 20:10
Boa noite pessoal,
Sou nova aqui, entao me desculpem se o tópico estiver no lugar errado.
Tenho em casa um Brotogeris tirica (periquito rico) que achei na rua ainda filhote. Trouxe pra casa e como eu nao queria deixar ele preso em gaiola, cortei as penas maiores das asas, até porque quando ele começou a voar as vzs se machucava, dava umas cabeçadas por ai, enfim. Acontence que desde a ultima vez que cortei as penas, ja deve fazer mais de 6 meses, ele nao troca as penas. As peninhas das asas e do rabo ja estao gastas, desfiadas, e nao caem.
Alguem pode me dizer se isso é normal, se o periodo para a troca de penas é longo? Ou algo que eu possa fazer pra melhorar? Pensei ate que poderia ser estresse, por que ele vive sozinho com uns outros periquitos australianos. Ele se alimenta bem, come tudo que é fruta e algumas sementes.
Desde ja obrigado galera =D
Sou nova aqui, entao me desculpem se o tópico estiver no lugar errado.
Tenho em casa um Brotogeris tirica (periquito rico) que achei na rua ainda filhote. Trouxe pra casa e como eu nao queria deixar ele preso em gaiola, cortei as penas maiores das asas, até porque quando ele começou a voar as vzs se machucava, dava umas cabeçadas por ai, enfim. Acontence que desde a ultima vez que cortei as penas, ja deve fazer mais de 6 meses, ele nao troca as penas. As peninhas das asas e do rabo ja estao gastas, desfiadas, e nao caem.
Alguem pode me dizer se isso é normal, se o periodo para a troca de penas é longo? Ou algo que eu possa fazer pra melhorar? Pensei ate que poderia ser estresse, por que ele vive sozinho com uns outros periquitos australianos. Ele se alimenta bem, come tudo que é fruta e algumas sementes.
Desde ja obrigado galera =D
- Thiago Pereira IzaPasarinheiro Expert
Pontos : 2495
Reputação : 114
Re: Brotogeris tirica - Troca de penas
Dom 17 Fev - 21:50
Passaros bem de saude fazem muda uma vez por ano...então aguarde que vai chegar a época de muda dele...
- SyanidiPassarinheiro Recente
Pontos : 4
Reputação : 0
Dom 17 Fev - 22:53
Ok, muito obrigada!
- Elias007Passarinheiro Avançado
Pontos : 856
Reputação : 50
Seg 18 Fev - 14:15
As penas quebradiças pode ser estresse verifique se ele anda estressado com alguma coisa !
" CRIAR É ARTE, PRESERVAR FAZ PARTE "