Página 2 de 2 • 1, 2
- FragaPassarinheiro Recente
Pontos : 38
Reputação : 0
Idade de reprodução
Sex 7 Jun - 14:55
Relembrando a primeira mensagem :
Olá a todos.
Tenho lido vários tópicos e artigos sobre reprodução de Azulões e na sua grande maioria relatam que os espécimes com idade superior a 10 meses já estariam aptos a reproduzir.
Já reproduzi outras aves de nossa fauna nativa e exótica e nem sempre esta mística se confirmou, algumas só mesmo a partir de 2 anos de idade,
Agora gostaria de saber dos criadores de Azulão que o reproduzem em ambiente doméstico se já reproduziram com fêmeas de um ano de idade?
Grato.
Fraga.
Olá a todos.
Tenho lido vários tópicos e artigos sobre reprodução de Azulões e na sua grande maioria relatam que os espécimes com idade superior a 10 meses já estariam aptos a reproduzir.
Já reproduzi outras aves de nossa fauna nativa e exótica e nem sempre esta mística se confirmou, algumas só mesmo a partir de 2 anos de idade,
Agora gostaria de saber dos criadores de Azulão que o reproduzem em ambiente doméstico se já reproduziram com fêmeas de um ano de idade?
Grato.
Fraga.
- ConvidadoConvidado
Re: Idade de reprodução
Qui 13 Jun - 10:27
Meu amigo, é complicado tentar reproduzir essa especie com um ano de vida e não é recomendado, as fêmea com um ano de vida já são férteis mais não tem experiencia para reproduzir, Podem quebrar os ovos como foi falado aqui, abandonar o ninho, matar os filhotes e etc.
Essas atitudes podem gerar uma certa mania nessas fêmeas, que mesmo adultas podem pegar esse ato e ficarem para si.
O certo na Primeira temporada de uma fêmea é fazer alguns testes,quais são eles, observar se a fêmea apronta, se confecciona o ninho e se pede gala com facilidade para qualquer macho!!
Essas atitudes podem gerar uma certa mania nessas fêmeas, que mesmo adultas podem pegar esse ato e ficarem para si.
O certo na Primeira temporada de uma fêmea é fazer alguns testes,quais são eles, observar se a fêmea apronta, se confecciona o ninho e se pede gala com facilidade para qualquer macho!!
- FragaPassarinheiro Recente
Pontos : 38
Reputação : 0
Qui 13 Jun - 14:37
Caros Diegos, Alemão e Cabral!
Sou muito grato por terem me alertado sobre estes possíveis comportamentos em fêmeas jovens de Azulão, fará com que eu redobre meus cuidados e a atenção.
Já lí vários artigos artigos, inclusive o citado pelo Diego Bahia, além de vários outros tópicos buscando o maior número de informação possível, e em grande parte do material consultado a fêmea de Azulão é tida como excelente mãe, etc..., porém, na reprodução de aves em domesticidade nem tudo são flores.
Creio que a palavra de um criador experiente que vivenciou a reprodução destas são de um valor inestimável e contribuirá muito para evitar o fracasso e o desânimo de um criador iniciante e inexperiente com esta espécie como eu.
Até.
Fraga
Sou muito grato por terem me alertado sobre estes possíveis comportamentos em fêmeas jovens de Azulão, fará com que eu redobre meus cuidados e a atenção.
Já lí vários artigos artigos, inclusive o citado pelo Diego Bahia, além de vários outros tópicos buscando o maior número de informação possível, e em grande parte do material consultado a fêmea de Azulão é tida como excelente mãe, etc..., porém, na reprodução de aves em domesticidade nem tudo são flores.
Creio que a palavra de um criador experiente que vivenciou a reprodução destas são de um valor inestimável e contribuirá muito para evitar o fracasso e o desânimo de um criador iniciante e inexperiente com esta espécie como eu.
Até.
Fraga
- ENIVALDOMembro de Honra
Pontos : 7652
Reputação : 558
Qui 13 Jun - 17:36
Fraga
Complementando a resposta dos amigos acima, as fêmeas estão aptas para reproduzir aparti de 1 ano de idade, variando de pássaro para pássaro, neste periodo já estão verteis, porém reproduzir já é um pouco mais complexo, nem todas vão conseguir.
1º O processo de gala pode não concluir, pois a fêmea pode ficar com medo do macho, e não deixar galar, ela chega a pedir a gala, mas quando solta o macho e ele vai ela se assusta e não deixa.
2º Conseguiu galar, ótimo, a fêmea pode botar no fundo da gaiola, pode botar no ninho e quebrar o ovo, então o que deve ser feito neste caso ? Aonde estiver o ninho camufle com folhas verdes artificiais, ou arrume um pano branco e tampe as grades na frente do ninho, pois quando ela estiver no ninho não verá o movimento fora da gaiola, isso irá tranquiliza-la, caso ela bote fora do ninho coloque o ovo no ninho, também gosto de utilizar ovo feito de durepox, colocando no ninho, para ela perceber que é ali que tem que botar..
3º Tirou os filhotes veja se ela esta cuidando direito, fornecendo bastante alimentos, se tiver OK, caso contrario ajude-a.
Boa sorte
Criar é uma arte e devemos fazer da melhor maneira possível
www.youtube.com/watch?v=unQdKVsuzH0
https://www.youtube.com/watch?v=u862WF1gRYs
https://www.youtube.com/watch?v=JBrdIXBYpDc
https://www.youtube.com/watch?v=Ldi70DuwX3E&feature=em-upload_owner