Dificuldade na criação - Página 2
ANUNCIOS
Publicidade

Últimos assuntos
Como Criar Azulão Ontem à(s) 9:06Criadores de Pássaros
Saiba Tudo Sobre a Criação de ColeiroQui 14 Nov - 8:39Criadores de Pássaros
O canto do Trinca Ferro Qui 14 Nov - 8:35Criadores de Pássaros
PintassilgoSeg 11 Nov - 8:18Criadores de Pássaros
Dicas de manejo para coleiros. Leiam, é muito importante!Seg 11 Nov - 8:17Criadores de Pássaros
Pode dar ovo cozido para papa capim?Seg 11 Nov - 8:12Criadores de Pássaros
asa machucada Seg 11 Nov - 8:05Criadores de Pássaros
Qual importância da rotina de sono das aves?Seg 11 Nov - 8:02Criadores de Pássaros
Meu periquito Seg 11 Nov - 7:58Criadores de Pássaros
Guias para criação
Ir para baixo
Leo Broering
Leo Broering
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente
Pontos : 13
Reputação : 0

Dificuldade na criação - Página 2 Empty Dificuldade na criação

Qua 25 Set - 22:51
Relembrando a primeira mensagem :

Boa noite à todos.
Estou com problemas na criação dos diamantes. Tenho três casais, os mais velhos, estou com eles há dois anos e até agora só colocaram quatro ovos, mas depois da postura o macho não deixa a fêmea chegar no ninho. Com outro casal tentei fazer criação direta,pois os dois chocavam tranquilamente, mas não tratavam, perdi cinco filhotes. Coloquei dois filhotes com um casal de manons que estavam com ovos, mas eles só aqueciam o filhotes e não tratavam. Um criador me disse para colocar as gaiolas num lugar tranquilo onde não tivesse movimento. Construí um local fechado com uma telha fibra pra iluminação natural, o macho refez o ninho e a fêmea colocou dois ovos no fundo da gaiola e quebrou. Não sei mais o fazer, vejo o pessoal do fórum postando fotos das criações e fico com muita inveja. Será porque só eu não consigo? O que eu posso estar fazendo de errado? Será que alguém mais experiente pode me dar uma luz?

Obrigado.

Méri
Méri
Passarinheiro Junior
Passarinheiro Junior
Pontos : 156
http://www.passaroseplantas.com

Dificuldade na criação - Página 2 Empty Re: Dificuldade na criação

Sex 4 Out - 20:15
Olá Santos

A alimentação que dou para eles ( e para todos os outros) é a seguinte:

Na parte das sementes ela vem balanceada para periquito inglês,a proporção não sei dizer mas é painço,alpiste,senha e aveia.A aveia eles não comem,depois jogo para os periquitos.

Na farinhada eu coloco todo dia ovo,ração pronta para periquito e farinha amarela.Junto eu alterno escolhendo duas ou 3 opções entre: cenoura,beterraba(raladas e nessas duas opções tem que adicionar azeite de oliva),almeirão,espinafre,milho verde,maçã,laranja e adiciono também prebiótico,aveia em flocos,ração pronta para diamantes e farinha de ostra.As vezes pão torrado amassado quando tenho sobrando em casa.

Em minha cidade tem uma empresa que faz estas rações e como dou para todos iguais eu prefiro a de periquitos mas misturo as vezes a de  diamantes e mandarins também.Eles também fazem a mistura de sementes.

E para os filhotes cc-albium(papa) além da farinhada mesmo que as amas tratem.São tratados no bico.

E em épocas certa complexo vitamínico.

Mas tenho receita mais elaborada que esta de criadores amigos meus,que usam óleo de fígado de bacalhau,probióticos e mais opções,mas o custo eu acho um pouco alto,são de criadores de exposição e eu não sou.

Mas no início da criação,quando eu tinha apenas periquito australiano e um casal de diamante minha farinhada era só ovo,farinha,verdura,laranja e milho e dava certo,botavam também,mas depois que fui adquirindo mais casais e conhecendo criadores experientes fui melhorando a alimentação e a postura deles é boa e baixa mortalidade.

Se quiser mais alguma dica é só perguntar,não sou tão experiente mas o que eu souber eu falo.
Méri
Méri
Passarinheiro Junior
Passarinheiro Junior

Dom 6 Out - 9:24
Esqueci de escrever que todos os ingredientes que mencionei são misturados juntos (com exceção das sementes).E o ovo amasse com a casca junto.
teto Santos
teto Santos
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente
Pontos : 48

Dom 6 Out - 23:24
Valeu meri, obrigado.

Ja tentei farinhada CC-2030 nem tocaram, maça, milho, quirera de milho, ovo, laranja tudo também sem sucesso, mais isso separadamente sem ser uma farinhada.
 Só comem mesmo a mistura de sementes e espinafre.
Méri
Méri
Passarinheiro Junior
Passarinheiro Junior

Seg 7 Out - 6:56
Eu conheço a CC-2030 mas nunca usei.Se eu colocar maçã separado a maioria tbm não come, sem contar que colocar separado acaba desperdiçando muita comida por que cortar maçã para 50 gaiolas por ex utiliza muito mais que ralar na farinhada.Eu ralo (ralo fino ou processador) a cenoura,a beterraba,maçã,o milho corto e amasso,a verdura pico fininho ,laranja picadinha e misturo tudo e apesar de eu não ler em nenhum lugar as pessoas darem a farinha amarela há mais de 15 anos atrás quando nem tinha misturas prontas como tem hoje os criadores davam muito e eu dou também.

Se eles rejeitarem a farinhada nos primeiros dias depois acostumam e todo dia eles correm no potinho assim que você colocar.
Leo Broering
Leo Broering
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente
Pontos : 13

Seg 7 Out - 22:51
Méri escreveu:Olá Léo,li seu tópico e resolvi comentar apesar de ter começado a criar diamantes há menos de um ano.Mas é uma das espécies que mais gosto de criar.

Você não está fazendo nada de errado,na criação tem os momentos bons e ruins.Eu já tirei bastante filhote este ano mas também já aconteceu acidentes como os seus.

A primeira cria deixei nos pais que não trataram.Quando morreu o primeiro tirei o restante.Foi quando comecei a tratar eu mesma os filhotes por garantia e a colocar nos manons.Já tive casal de manon que jogou fora do ninho diamantes.

Um pouco vai da sorte do casal e não culpa do criador.A criação é fácil e ao mesmo tempo não é,até por que é um pássaro mais caro para se comprar bastante e ir fazendo testes.

O barulho não creio que incomode eles,aqui eles ficam no meio dos periquitos que é um barulho o dia inteiro e também eu ando pela criação várias vezes ao dia,faço barulho,tiro as caixas com os filhotes todo dia,eles acostumam.

O que pode ajudar é uma boa alimentação,variada,ninho com bastante fibra de coco,gaiola não muito grande nem muito pequena e o resto eles se viram,mas a alimentação pode ser fundamental.E paciência também.

Meus diamantes comem farinhada todo dia,dizem que engorda mas aqui não tem nenhum gordo,rs.Com um  casal estou perto de 30 filhotes este ano e mais alguns dos novos que começaram a postura tem pouco tempo.Ficam em local que não tem vento e nem sol direto,mas não é local fechado,tem bastante ventilação.E já consegui algumas cores diferentes.

Se você tem casal que nasceram cinco,vai nascer novamente.Coloque nos manons e trate os primeiros dias você mesmo com seringa própria e papa.Como dizem que os criados com manons podem ficar menores eu acho que a papa por ser alimento balanceado pode ser o segredo para que eles saiam com porte bom,apesar da enzima dos pais talvez ser o ideal os criados por amas podem sair bonitos filhotes também.
Méri,
Obrigado pela resposta, acho que vou ter que ter muita paciência mesmo. A fêmea agora está colocando os ovos dentro do ninho, mas logo após a postura noto que eles estão nicados. Sem falar que ela pos um ovo torto. Dou para eles milho-verde, osso de siba, areia lavada, Avitrin revitalizante e nada até agora. Como diz minha esposa, eu tenho o dedo podre. Vou esperar pra ver no que vai dá.
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos