Página 1 de 2 • 1, 2
O canto do Bicudo e seus encantos
Sex 6 Dez - 23:08
O canto do Bicudo e seus encantos
Por Paulo R. Milian/Vilmar- Diretor e Vice de Canto da Febraps
Conhecer corretamente o canto do Bicudo não é uma habilidade comum a todos os criadores da espécie. Identificar corretamente notas características de cada modalidade e algumas peculiaridades, comuns a cada tipo de canto agilizam o reconhecimento quanto ao tipo de canto apresentado pela ave
Nos últimos tempos, os torneios de canto de Bicudo vivem momentos bastante importantes e significativos para a categoria de criadores dessa espécie. A começar pela divisão estabelecida para o Canto Clássico, as categorias Alta Mogiana e Goiano, que estabelecem um julgamento na mesma estaca, porém com premiação diferente (a separação já era para ter acontecido há mais de duas décadas, pois o canto Alta Mogiana e Goiano são diferentes)
Se todos os passarinheiros (bicudeiros) se preocuparem única e exclusivamente com o crescimento das categorias, espera-se uma progressão permanente. Para tanto, todos os criadores estão se unindo cada vez mais para que a alegria presente nesse hobby se torne contínua.
E para que esses cantos evoluam cada vez mais, destacamos algumas dicas que servem para diferenciar uma categoria de canto da outra e para que os criadores aperfeiçoem suas habilidades.
É preciso prestar muita atenção para que possa entender o canto dos Bicudos. Este pássaro tem muita facilidade de criar seu próprio canto, pois sua versatilidade é de impressionar, então, toda atenção, quando o pássaro está cantando é imprescindível. Quem é amante do canto do Bicudo sabe que este pássaro pode cantar com extrema beleza e com grande recurso na colocação das notas.
Quando simplesmente ouvimos o pássaro sem saber o que ele está cantando não estamos colaborando nenhum pouco para a excelência de seu canto. Por conta disso, é necessário que saibamos quais são as notas que ele está emitindo para facilitar a assimilação do canto.
Esse entendimento também é extremamente útil para a preservação do plantel, porque quando um passarinho está emitindo uma nota errada, o criador tem que perceber rapidamente para evitar que outros pássaros venham aprender a nota inadequada.
Mostraremos aqui as notas e categorias que farão o regulamento daFEBRAPS no ano de 2005.
Categorias:
I - Peito de Aço;
II - Livre;
III - Flauta;
IV - Goiano;
V - Alta Mogiana.
I - Peito de Aço
Esta modalidade existe para a descoberta de Bicudos repetidores incentivando assim, os bicudeiros a apresentá-los nos torneios.
O bicudo Peito de Aço não tem canto ou notas definidas, porém tem de cantar com notas de Bicudo, ele não pode se apresentar emitindo notas de outros pássaros.
Para um Bicudo ser (Peito de Aço) ele tem de dar uma cantada de 8 cantos ou 2 cantadas de cinco. Nessa modalidade não há punição por defeitos, mas volto a insistir: o Bicudo tem de cantar notas e cantos de Bicudo.
Recomendamos a você criador, que possui um Bicudo repetidor, que não deixe de apresentá-lo aos demais criadores e a ostentá-lo nos torneios realizados em todo o Brasil.
II - Canto Livre
Livre-Especial-Regional
Conceito de Livre
Como Livre entendemos que o passarinho possa cantar qualquer canto, exceção feita aos que já tem estacas definidas como Flauta, Goiano e Alta Mogiana e necessariamente ele tem que ser livre de defeitos também.
Conceito de Especial:
Esta nomenclatura vinha sendo utilizada para Bicudos de categorias definidas faltando notas. O Conceito de Especial deve ser entendido como Bicudo que não seja Flauta, Goiano ou Alta Mogiana.Conceito de Regional:
São bicudos com dialetos próprios que com o tempo o canto dedeterminada região foi se perpetuando, porém não pode ter defeito.
Esta modalidade foi recriada como objetivo aglutinar todos os bicudeiros que têm este tipo de passarinho e não tinham estaca para pendurá-los ou as estacas existentes não atendiam às necessidades desta modalidade. Este canto não tem notas definidas e nem voz característica, muitas vezes misturando canto de dois estilos. Se o Bicudo tem um canto com uma bela melodia, mas não tem notas definidas, então ele deve se apresentar na modalidade canto Livre, pois essa modalidade de canto não exige notas definidas.
Este Bicudo deve apresentar:
· Entrada de canto
· Divisão de canto
Deficiências:
· Corte de canto
· Deficiência na entrada
· Falta de divisão de canto
III - Canto Flauta
Esta modalidade não tem notas definidas, mas o flauta é um canto de fácil percepção. Neste caso, quando o pássaro canta está sempre emitindo som flauteado e melodia flauteada e a sua diversidade é muito grande. Podemos citar alguns:
Carro de Boi, Tulin Tulin, Francano, Araguari, entre outros.
O Bicudo canto flauta deve apresentar:
· Voz flauteada
· Canto coeso
· Divisão nítida de notas
· Bom andamento de canto
· Variação melódica
· Divisão nítida de canto
A melodia e as notas do canto flauta são diferentes das notas do Alta Mogiana e do Goiano, pois as notas do canto Flauta são melódicas e flauteadas durante todo o canto e essas são as principais características do canto.
Este canto é muito apreciado em todas as regiões do Brasil e isso nos motiva a continuar incentivando-o.
Deficiências
· Voz metálica que descaracteriza o canto
· Mistura de canto
· Corte de canto
· Deficiência na entrada do canto
· Mistura de notas dos cantos Mogiano e do Goiano
· Ausência de divisão de canto
IV - Canto Goiano
· Entrada de canto:- suim suim ou ti suim
· Ligação de canto:- ti- tché qui ou tché qui
· Preparação de alteada:- gãm que
· Alteada:- Tim Tim
· Complemento da alteada:- tóc tó
· Preparação para a batida:- tiá tió
· Batida de canto:- tuí tiua tal (*) nota tal é opcional
· Variação:- ti tu ti
· Divisão de Canto ou Fechamento, Gargalhada com 2 ou mais notas – quem quem (**)
Observações:
- A passagem de canto com 2 notas (que, que) ou mais notas não é obrigatória;
- (*) A nota Tal pode ser emitida ou não;
- (**) Quando o pássaro termina a cantada (quem quem) ele volta à repetição no ti tché qui (bloco de ligação).
Importante: No canto Goiano a voz é sempre melodiosa principalmente na alteada. Quando o Bicudo emite as notas Gãm Que e Tim Tim , essas notas chegam a ficar parecidas com som flauteado, porém nunca devem ser confundidas com notas do canto flauta. Nunca devemos confundir voz com canto, quando existir dúvida na voz do pássaro, preste atenção nas notas emitidas para que não haja confusão, pois vários pássaros que cantam com notas do canto goiano, cantam com suas vozes flauteadas.
É preciso prestar muita atenção no canto Goiano, porque quando o Bicudo não emitir a nota (Gãm Que) - (Tim Tim) ele deixa de ser goiano, porque essas notas formam a alteada, que é característica do canto goiano ( não deu alteada, não é Goiano).
Quando o canto Goiano é cantado muito rápido, o pássaro emite notas corridas. Neste caso, pode haver um pouco de confusão no momento em que o criador o escuta, porque quando ele canta muito rápido seu canto se distancia das características fundamentais dos goianos que é um canto cadenciado e melodioso.
Para que não hala HAJA dúvidas no momento em que ouvirmos um Bicudo devemos prestar muita atenção na voz e no canto.
· Voz – na maioria das vezes a voz se confunde com o canto.
· Canto – preste atenção na seqüência de notas para não confundir os cantos.
V - Canto Alta Mogiana
A divisão da estaca (Alta Mogiana/Goiano) facilitou muito o julgamento desta modalidade, isso porque sempre houve uma grande quantidade de Bicudos Alta Mogiana com cantos muito variados. Com a padronização das notas ficou menos complicado o entendimento e o aprendizado das notas deste canto.
As notas do canto Alta Mogiana são classificadas nos seguintes grupos:
· Entrada de canto:- suim suim ou ti suim
· Passagem de canto:- que que
· Ligação de canto:- ti qué ti
· Preparação:- gam tuí
· Variação:- tuí tiá tió
· Batida:- ti té
· Batida:- til til ou ti ti
· Preparação:- gam ti qué ti
· Variação:- co co til ou tuí tói tiuá
· Preparação:- ti tu til ou ti tu ti
· Batida:- ti té ti
· Divisão de canto ou Fechamento, Gargalhada com 2 ou mais notas – quem quem (*)
(*) Quando o pássaro termina a cantada (quem quem ) ele volta à repetição no ti qué ti. (bloco de ligação).
Essas notas são cantadas numa coesão e seqüência melódica que é de extrema beleza, mas para se entender o canto é preciso decorar as notas, pois assim, quando o pássaro estiver cantando o criador poderá acompanhar a quebra de seqüência, caso o pássaro venha cometê-la e estando condicionado a ouvir perceberá qual nota faltou.
O criador deve prestar bastante atenção neste canto, pois quando o pássaro está cantando, ele apresenta uma quantidade enorme de notas com características especificas do canto: a seqüência melódica moderada, torna este canto, inconfundível.
Quando se ouve um canto Alta Mogiana fica bem mais fácil distinguir a voz do canto.
· Voz – no canto Alta Mogiana a voz é característica, então não há nenhuma dificuldade para entendê-la, pois é uma voz com muita melodia.
· Canto – preste atenção na seqüência de notas emitidas pelo pássaro. Decore as notas para acompanhá-lo cantando, assim, será possível identificá-las como sendo um Alta Mogiana.
Obs: No canto Alta Mogiana o Bicudo tem de cantar 12 conjuntos ou sequência de notas. Às vezes, algumas notas destes conjuntos podem ter interpretações diferentes (foneticamente falando), como por exemplo:
1º exemplo ti té ti : o pássaro pode emitir ta tu ti ou tu tu ti.
2º exemplo tui tiá tió : o pássaro pode emitir tui tua tuó.
Um exemplo que não pode deixar de ser citado, é o caso de muitos passarinheiros ouvirem co co til nítido sem nenhuma dúvida, porém existem aqueles que às vezes ouvem (tó tó til) ou (ta tu til) ; (tui tuó til); (tui tui til) ou ainda (tui tói tiuá).
Essas exemplificações foram citadas porque é preciso saber que quando o conjunto de notas é emitida pelo passarinho, muito embora com ressonância um pouco diferente não pode haver punição, pois isso é só uma questão de interpretação. Esses exemplos também servem para demonstrar a todos que o pássaro não é uma máquina.
Deficiências
Em ambos os cantos (Goiano e Alta Mogiana) as deficiências são as mesmas.
· Voz metálica ou muito fina;
· Distorção de canto;
· Mistura de canto;
· Corte de canto;
· Deficiência de entrada: quando o pássaro não dá às notas características de entrada e inicia no meio do canto;
· Falta Divisão de Canto ou Fechamento, Gargalhada;
1ª observação:
Todas as categorias, com exceção ao peito de aço serão consideradas repetidores quando emitir uma cantada de 6 (seis) cantos ou 2 (duas) cantadas de 4 (quatro) cantos.
Serão consideradas Peito de Aço somente as cantadas acima de 8 ou duas de cinco e as cantadas abaixo disto serão descartadas para efeito de classificação.
2ª observação:
Exceção ao Peito de Aço, nas demais categorias a divisão de canto é obrigatória.
3 OBSEVERVAÇÃO
Corte de Canto: Livre – Flauta – Goiano e Alçta Mogiana
se em todos os cantos o Bicudo cortar sempre no primeiro canto será penalizado em todos os cortes, e se em canto nenhum ele não dividir e no caso do Goiano e Alta Mogiana não dividir com gargalhada ele não poderá ser julgado e automaticamente considerado fora de prova.
Defeitos
Exceção feita ao Peito de Aço , todas as demais categorias as notas consideradas defeitos sujeitas à punição são as mesmas:
oi, uoi, voi, boi, tuíu, tchau tchau, PURRU, TRERRRRRR
Itens fundamentais para o bom entendimento do canto e também para a compreensão do critério de classificação dos torneios
1º - Voz
Dentro de qualquer modalidade de canto, o pássaro deve ter voz nítida e emitir as notas com clareza a ponto de conseguirmos entendê-las;
2º- Canto
O canto em si é formado pela seqüência, qualidade e riqueza das notas emitidas, somando-se a voz temos a cantoria da ave cada uma dentro do seu próprio padrão de canto, no caso do Goiano e Alta Mogiana eles sempre devem se aproximar ao máximo da referência pré estabelecida.
3º- Andamento
Como o próprio nome diz o andamento define a velocidade que o pássaro canta, e em todas as modalidades o canto sempre deve ser moderado. Um pássaro não pode cantar metade do canto numa velocidade e o restante aumentar ou diminuir, como também não pode fazer cada cantada em velocidades diferentes.
4º- Harmonia
Nada mais é que a lógica na colocação das notas seqüenciais, voz nítida, andamento moderado (para seu padrão) fazendo com isto a música perfeita para nossos ouvidos e manter o nível em todas as cantadas.
5º- Apresentação
Este item não podemos nunca ser confundido com a quantidade de cantos que o pássaro deu na estaca (não é fibra), devemos nos concentrar na qualidade e na capacidade que o pássaro tem para aglutinar todas as qualidades que constam dos itens anteriores.
- João PereiraPasarinheiro Expert
- Mensagens : 8321
Pontos : 9350
Reputação : 575
Data de inscrição : 01/07/2013
Idade : 39
Localização : perdido em algum lugar desse Brasil
Re: O canto do Bicudo e seus encantos
Sáb 7 Dez - 17:13
esse artigo é muito bom pra quem quer
entender mais sobre os cantos do Bicudo
entender mais sobre os cantos do Bicudo
Re: O canto do Bicudo e seus encantos
Sáb 7 Fev - 0:56
Conhecer é sempre bom , leiam criadores !!! até mais
Re: O canto do Bicudo e seus encantos
Seg 3 Jul - 12:42
Excelente Tópico !!
Bom para quem cria este maravilhoso Pássaro !
Bom para quem cria este maravilhoso Pássaro !