Canário que engasga
ANUNCIOS
Publicidade

Últimos assuntos
Como Criar Azulão Qua 20 Nov - 9:06Criadores de Pássaros
Saiba Tudo Sobre a Criação de ColeiroQui 14 Nov - 8:39Criadores de Pássaros
O canto do Trinca Ferro Qui 14 Nov - 8:35Criadores de Pássaros
PintassilgoSeg 11 Nov - 8:18Criadores de Pássaros
Dicas de manejo para coleiros. Leiam, é muito importante!Seg 11 Nov - 8:17Criadores de Pássaros
Pode dar ovo cozido para papa capim?Seg 11 Nov - 8:12Criadores de Pássaros
asa machucada Seg 11 Nov - 8:05Criadores de Pássaros
Qual importância da rotina de sono das aves?Seg 11 Nov - 8:02Criadores de Pássaros
Meu periquito Seg 11 Nov - 7:58Criadores de Pássaros
Guias para criação
Ir para baixo
fláviabelga
fláviabelga
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente
Pontos : 7
Reputação : 0

Canário que engasga Empty Canário que engasga

Ter 14 Jan - 16:12
Olá pessoal, sou nova no fórum. Desculpe se não estiver postando no lugar certo minha mensagem, mas este site tem muita informação e tela de propaganda, por isso ainda não me situei direito. Tenho acompanhado vocês sem ser registrada desde que apareceu um canário belga em meu quintal, há 1 mês. Mas hoje achei que deveria recorrer a um socorro virtual e acabei me registrando no fórum, pois a única veterinária que conheço ser especializada em animais silvestres só estará disponível na próxima semana. Bom, minha história é que o canário apareceu em minha casa totalmente perdido e recomendaram que eu pegasse ele para criar, pois não sobreviveria por conta própria, então o adotei. Porém, notei sintomas de ácaro logo no início (coçar o bico e a cara no poleiro e nas grades da gaiola, abrir o bico e fazer movimentos com a língua e respiração ofegante). Pois bem, falei com essa veterinária na época que me recomendou Allax. Apliquei a primeira dose já com 5 gotas na nuca e 15 dias depois repeti o processo. Passou o Ano Novo e embora o canário tenha melhorado, os sintomas nunca foram completamente embora, então repliaquei na semana passada mais uma dose de Allax pois já vi muitos comentários que se o ácaro está avançado talvez o tratamento não resolva de primeira. Sempre faço limpeza da gaiola (além das trocas diárias de alimento, água, banheira, e forro). Desta vez passei até lisoforme spray (na gaiola). Em outras limpezas lavei de esguicho e ontem até passei vinagre de maçã (não só na gaiola, mas também já cheguei umas duas vezes a passar com um papel levemente umidecido no passarinho). Também adiciono o vinagre de maçã no banho que ele toma até 4 ou 6 vezes no dia se deixar (geralmente tiro a banheira depois do terceiro banho). Coloco a gaiola logo cedo no chão da cozinha para banho de sol (pois a área é integrada e o vidro é de correr). Mantenho a porta semi-aberta e o canário fora da zona de corrente. Limpo o chão da cozinha umas duas vezes por semana, pois não temos outros animais e o ambiente se mantém limpo por ter pouca circulação. Por volta de umas 10 horas coloco o canário na meia sombra ainda na cozinha ou mudo para a sala ao lado que é integrada com a cozinha. De noite mudo a gaiola para a lavanderia onde ele tem mais sossego e o ambiente é mais tranqüilo. Até comprei uma capinha que cobre o teto da gaiola para não ir luz direta nele. De manhã quando faço a manutenção da gaiola e troco água, comida etc. o passarinho até conversa comigo. Se eu imito piado e assobio ele me responde, mesmo quando está rouco. Bom, o fato é que depois de muito ler no fórum de vocês sobre os ácaros que podem ser encontrados inclusive na ração e sementes, antes de cada troca tenho aquecido a ração ou semente por alguns segundos no microondas numa cumbuca de porcelana, deixo esfriar e só depois coloco para o canário comer. Notei diferença, na diminuição dos sintomas depois que comecei a fazer isso como prevenção, pois o calor mata o ácaro. Porém, ontem coloquei para ele a argila que dizem que ajuda no processo da digestão e da moela, mas não me ocorreu aquecer como faço com a ração e as sementes. E os sintomas do passarinho parece que pioraram muito rápido. Ele já tinha esses sintomas antes, mas desde ontem está direto: é um tipo de tosse ou engasgo. Ele abre bem o bico e faz um barulhinho como se fosse se afogar ou colocar alguma coisa para fora, mas só coloca a língua para fora. Também fica ofegante acompanhado de um gemido. No mais ele está ativo, sempre comendo alguma coisa, indo para cá e para lá na gaiola, ou tomando banho quando deixo a banheira disponível (e retiro no meio da tarde) se não fica quieto, empoleirado. Como os sintomas do engasgo aumentaram eu liguei para a veterinária que se mostrou indisponível. E olhando o bichinho desse jeito não consigo ficar sem fazer nada. Até comprei uma seringa de alimentos caso fosse necessário dar própolis com mel ou algum outro nutriente do qual ele não seja muito fã e precise aplicar direto no bico, embora eu evite pelo estresse que ele fica. Às vezes pingo umas gotas do própolis (solução aquosa não alcoólica) na água do banho (ou para ele tomar com mel diluído em água). 

Desculpem o longo texto, mas achei que seria importante contar os detalhes antes de chegar na data de hoje para explicar o motivo de minha aflição: a veterinária que falou comigo por telefone disse que pelos sintomas descritos talvez o passarinho esteja com alguma lesão no pulmão causada por fibroma ou alguma tuberculose ou algo semelhante e não simplesmente os ácaros. E nesse caso ela disse que não tem muito o que fazer além de aliviar os sintomas se o que ele tem já estiver avançado. Mas se o problema não fossem ácaros ele não estaria coçando o bico no poleiro como sempre faz, estaria? Achei que ela tratou com pouco caso, então gostaria de outras opiniões mesmo que não profissionais, embora eu sempre siga orientações veterinárias sobre como agir. Agradeço muito se puderem me ajudar a saber como avaliar melhor o quadro do passarinho e enfim, o que fazer. Não queria esperar pela "boa vontade" de algum veterinário, até porque não quero ficar deslocando a gaiola da casa para outro lugar a toa. Obrigada desde já! Abraço, Flávia
Huenio Barreto
Huenio Barreto
Pasarinheiro Expert
Pasarinheiro Expert
Pontos : 4808
Reputação : 233

Canário que engasga Empty Re: Canário que engasga

Qua 15 Jan - 9:32
Hum... Complicado!
seu canario pode está mesmo com a lesão no pulmão!
ou pode está engasgado com uma casca de alguma semente ou algo assim! o melhor a fazer é aguardar a veterinaria!! pois assim fica dificil de explicar algo  que está acontecendo com seu alado!

Evite com precisão :
☻Correntes de ar diretamente na gaiola!
☻Alimentos gelados
☻Estresse
Caso contrario isso pode pirar muito mais a situação!

Tente colocar a agua da romã no bebedouro! e caroços de romã em um pote para ele comer! com isso ele vai melhorar um pouco...

Vamos ver se nosso amigo Dr.Felipe pode nos ajudar!
Movido p/ Dr.felipe''
Seja bem vida ao fórum! "quando puder faça sua apresentação "

[i]Huenio santos[/i]

Saudades do tempo dos velhos momentos... ♫♫♪
Dr Felipe Bath
Dr Felipe Bath
Veterinario
Pontos : 1282
Reputação : 101
http://www.niaas.com.br

Qua 15 Jan - 19:06
OK! Pense em micoplasmose.
fláviabelga
fláviabelga
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente
Pontos : 7
Reputação : 0

Sex 17 Jan - 17:22
Obrigada pelas respostas! Desculpem não responder de imediato, mas tivemos uma semana conturbada devido a uma ventania aqui na região. Arrancou árvores e fez mais alguns estragos, inclusive aqui na minha casa. A árvore da frente foi arrastada pelo vento e ficamos sem energia! 

Enfim, quanto ao canário, vou aguardar a próxima semana para que a veterinária venha nos visitar e avaliar a condição dele (ou dela, pois não sabemos o sexo). A micoplasmose parece plausível com os sintomas que li e comparados com o que o canário tem, embora ele não pareça ter perdido a vivacidade. Mas de fato no meio para o final da tarde ele fica mais ofegante. 

Esqueci de dar um outro detalhe a vocês. Notei que desde o começo ele faz as fezes com a coloração típica verde e branca, mas com um anel de água rosada em volta, que fiquei preocupada se não poderia ser sangue causado por algum parasita. Porém, me informaram no lugar onde compro ração e acessórios que a coloração não necessariamente é de sangue, mas possivelmente das vitaminas que ele consome na ração. Disseram que eu poderia fazer o teste passando água oxigenada com um cotonete nas fezes para ver se haveria alguma reação e nesse caso seria sangue, mas não testei ainda. No mais o passarinho está bem de apetite, come o dia todo, toma banho quando coloco água, não deixo ele na corrente de ar jamais e gostei da idéia da água de romã, obrigada! Eu dei sementes de romã em dezembro para ele e também cereja e figo, o que também deram coloração para as fezes enquanto as consumiu. 

Tenho uma outra dúvida: Gostaria de saber se posso dar uma pequena concentração de chá para ajudar nos sintomas ou se isso não é usual. Fiz uma vez no desespero, num dia que ele estava no canto da gaiola muito incomodado, ofegante e engasgando e parece ter ajudado. Eu dei na seringa como conta gotas porque se der na colher ele cospe. Fiz a mesma fórmula que uso quando ficamos doentes aqui em casa. Meu chá consiste em ferver alho, gengibre, anis estrelado, alcaçuz, melissa, uma gota de guaco, uma gota de própolis, uma colher de café rasa de mel e 3 gotas de limão. Eventualmente adiciono a casca da romã. As proporções que descrevi são para o passarinho, fervidas e reduzidas para ele consumir o equivalente a porção de 1 colher de café. Quando a água começa a ferver desligo o fogo e tampo para que os óleos essenciais retornem ao chá, então deixo esfriar. 

O que me ocorreu foi que se isso nos faz bem e é natural, em dose pequena não poderia prejudicar o passarinho mas sim ajudar. Posso estar enganada como amadora, mas realmente foi no desespero de ver a agonia que ele estava passando. Já que fiz uma vez, gostaria de saber se foi má idéia ou pura sorte, rs. Mais uma vez agradeço desde já!
Dr Felipe Bath
Dr Felipe Bath
Veterinario
Pontos : 1282
Reputação : 101
http://www.niaas.com.br

Sex 17 Jan - 19:05
OK!
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos