Página 1 de 2 • 1, 2
- Dayane ZuPassarinheiro Recente
Pontos : 4
Reputação : 0
AJUDA: Tratamento canário
Qua 30 Jul - 0:35
Olá boa noite!
Há uma semana encontrei um pássarinho impossibilitado de voar na rua. Segundo conhecidos e algumas pesquisas constatei que se trata de um canário da terra. Observando-o em casa, verifiquei que ele anda com uma asa entreaberta (acredito que esteja quebrada, na pontinha) e também que ele tem algumas partes vermelhas escondidas em baixo das penas. Parece ser o próprio musculo do animal, não sei explicar direito, também não entendo nada de aves. Estas partes vermelhas encontram-se abaixo das duas asas, no peito, e algumas próximas do pescoço. Observem as imagens. Na parte de trás do pescoço (nuca) parece ter saido um carrocinho (também não sei se é normal) peço a ajuda de vocês para tratar deste bichinho, para que eu possa devolve-lo a natureza o mais breve possivel!
Grata!
Dayane
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Há uma semana encontrei um pássarinho impossibilitado de voar na rua. Segundo conhecidos e algumas pesquisas constatei que se trata de um canário da terra. Observando-o em casa, verifiquei que ele anda com uma asa entreaberta (acredito que esteja quebrada, na pontinha) e também que ele tem algumas partes vermelhas escondidas em baixo das penas. Parece ser o próprio musculo do animal, não sei explicar direito, também não entendo nada de aves. Estas partes vermelhas encontram-se abaixo das duas asas, no peito, e algumas próximas do pescoço. Observem as imagens. Na parte de trás do pescoço (nuca) parece ter saido um carrocinho (também não sei se é normal) peço a ajuda de vocês para tratar deste bichinho, para que eu possa devolve-lo a natureza o mais breve possivel!
Grata!
Dayane
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
- Ricardo RonsiniPassarinheiro Intermediário
Pontos : 478
Reputação : 39
Re: AJUDA: Tratamento canário
Qua 30 Jul - 8:39
Sim amiga, realmente é um canário da terra.
O estranho são esses "cistos" em todo o corpo do animal, já tratei de aves com asa quebrada, e a aparência no local da fratura é a mesma da 1° foto, inchado e vermelho, infelizmente, se for este o caso, ele provavelmente não conseguirá voar direito novamente, e não poderá ser solto.
Entretanto, o estranho é que existem outros cistos pelo corpo, eu só vi um caso parecido, que é o de infestação por bernes, são larvas de moscas parasitas e comem o animal vivo, veja se consegue identifica-las, geralmente há uma pequena abertura por onde elas respiram, e quando próximas a pele é possível vê-las se movendo, neste caso a remoção mecânica, com os dedos ou pinça, é mais prática, também pode ser aplicado um bernicida, mas apenas quando não é possível retira-las manualmente...
Se tiver a oportunidade, o ideal seria leva-lo a um vet.
O estranho são esses "cistos" em todo o corpo do animal, já tratei de aves com asa quebrada, e a aparência no local da fratura é a mesma da 1° foto, inchado e vermelho, infelizmente, se for este o caso, ele provavelmente não conseguirá voar direito novamente, e não poderá ser solto.
Entretanto, o estranho é que existem outros cistos pelo corpo, eu só vi um caso parecido, que é o de infestação por bernes, são larvas de moscas parasitas e comem o animal vivo, veja se consegue identifica-las, geralmente há uma pequena abertura por onde elas respiram, e quando próximas a pele é possível vê-las se movendo, neste caso a remoção mecânica, com os dedos ou pinça, é mais prática, também pode ser aplicado um bernicida, mas apenas quando não é possível retira-las manualmente...
Se tiver a oportunidade, o ideal seria leva-lo a um vet.
- Dayane ZuPassarinheiro Recente
Pontos : 4
Reputação : 0
Qua 30 Jul - 10:36
Obrigado pelo retorno Ricardo!
Observei as feridas de perto, não me parece ser berne. Estou realmente angustiada com essas "feridas" avermelhadas. Ontem a noite passei merthiolate nelas, seria esse o medicamento correto?
Também soltei ele em um local fechado, e ele voa apenas baixinho, nem chega a ser voô. São mais uns pulinhos mesmo, hehehehe
E se ele não voltar a voar normalmente, não existe o risco de ele desenvolver uma "depressão" por estar engaiolado?
Tenha uma boa tarde!
Att Dayane
Observei as feridas de perto, não me parece ser berne. Estou realmente angustiada com essas "feridas" avermelhadas. Ontem a noite passei merthiolate nelas, seria esse o medicamento correto?
Também soltei ele em um local fechado, e ele voa apenas baixinho, nem chega a ser voô. São mais uns pulinhos mesmo, hehehehe
E se ele não voltar a voar normalmente, não existe o risco de ele desenvolver uma "depressão" por estar engaiolado?
Tenha uma boa tarde!
Att Dayane
- João PereiraPasarinheiro Expert
Pontos : 9350
Reputação : 575
Qua 30 Jul - 10:55
Dayane , bom dia
vendo as condições que se encontra o canario
asa quebrada e sintomas de alguma doença pelo corpo
o mais indicado nesse momento seria a avaliação de um veterinário , ele ira avaliar e tratar do mesmo .
parabens pela sua atitude de resgatar o canario .
vendo as condições que se encontra o canario
asa quebrada e sintomas de alguma doença pelo corpo
o mais indicado nesse momento seria a avaliação de um veterinário , ele ira avaliar e tratar do mesmo .
parabens pela sua atitude de resgatar o canario .
- Dougl@sPassarinheiro Intermediário
Pontos : 258
Reputação : 40
Qua 30 Jul - 11:15
Olá Dayane! No peito é realmente ferida aberta (musculatura). Se na sua cidade não tiver veterinário de aves, o jeito é você mesmo ir fazendo o tratamento. Primeiro veja se ele come e bebe água. Lave a ferida com soro fisiológico e seque com gaze. Depois passe Ganadol (pomada que se encontra fácil nas casas agropecuárias e pet shop) em toda ferida e tente fazer um curativo para ele não ficar mexendo na pomada nem na ferida. Faça isso e vá observando se a ferida vai fechando. Em relação a asa quebrada tente fazer uma tala com palito de picolé e espere cicatrizar. Se ele voltar a voar normalmente e se a ferida fechar, solte numa mata. Porém se ele não voltar a voar normal o jeito é você ficar com ele (que muitos vão dizer que é errado, e que o certo é você entregar ao IBAMA). Mas as vezes você entrega o pássaro e ele é solto do mesmo jeito sem condições de voar, pois sabemos que essa estória de triagem do IBAMA não funciona como deveria. Pela foto parece que é um pássaro novo ainda então se fosse o caso de você ter que ficar com ele, o mesmo não entraria em depressão pois foi acostumado de cedo com os seus cuidados. Claro que a natureza é melhor, mas só se ele estiver voando plenamente senão se torna presa fácil de outros animais e dos humanos também.