- EDSON JOSEPassarinheiro Recente
Pontos : 3
Reputação : 0
Acasalamento de curió
Qua 24 Set - 20:46
Tenho uma femea de um ano e meio, o macho tem quase tres anos. Estão no gaiolão a mais ou menos um mês, separados por uma tela e um papelão para não se verem. Ele canta, mas ela não pede gala. Estou servindo gema de ovo e farelo de milho, e também larva para os dois, além de vitamina na água. A uma semana eu coloquei o gaiolão no fundo da casa, porque é um local mais tranquilo e silencioso.A femea ano passado em outubro, colocou cerca de dez ovos, mas não estava galada. Se ela pediu gala não percebi. Este ano estou mais atento, mas até agora nada. O que estou fazendo errado ?
- Márcio Mendes CriadorPassarinheiro Avançado
Pontos : 802
Reputação : 62
Re: Acasalamento de curió
Qua 24 Set - 21:44
Com o macho cantando na cega é mais difícil vc acertar o momento da gala....
Eu deixaria a femea no gaiolão e passaria o macho para uma gaiola que o passador pareasse com esse gaiolão, para não ter dificuldade na hora de passar para copular.
Faria o manejo levar o macho até a femea todos os dias algumas vezes, para que vá estimulando os dois e no decorrer do dia deixe ele cantando perto, mas não colado nela...num ambiente próximo onde possam se ouvir...
Com as gaiolas grudadas ela pode pedir no amanhecer ou a qualquer hora do dia e acontece isso dos ovos virem brancos, pq vc não fica de plantão o dia inteiro esperando o momento...
Eu deixaria a femea no gaiolão e passaria o macho para uma gaiola que o passador pareasse com esse gaiolão, para não ter dificuldade na hora de passar para copular.
Faria o manejo levar o macho até a femea todos os dias algumas vezes, para que vá estimulando os dois e no decorrer do dia deixe ele cantando perto, mas não colado nela...num ambiente próximo onde possam se ouvir...
Com as gaiolas grudadas ela pode pedir no amanhecer ou a qualquer hora do dia e acontece isso dos ovos virem brancos, pq vc não fica de plantão o dia inteiro esperando o momento...
- Bruno Curio AladoPassarinheiro Recente
Pontos : 65
Reputação : 1
Sex 3 Out - 21:37
uma ideia boa seria, caso so tenha esta femea, se ela aceitar o macho, sem brigar, tire a divisoria e deixe os dois juntos. Quando ela estiver pronta, ele gala, sem ter que coloca-lo. Assim tambem pode ajudar a femea a tratar o filhote....Mas isso somente se um aceitar o outro...entao observe bem...
- Agenor B S JrModerador Silvestres
Pontos : 1358
Reputação : 115
Sáb 4 Out - 6:36
bom dia
estamos no começo do periodo reprodutivo
as femeas começam a ficar fogosas geralmente de novembro em diante
com o frio que esta fazendo não tem como faze um milagre para que a femea apronte e peça gala
as femeas que ficam ao lado de um macho não pedirão gala ao nosso bel prazer,e irão aprontar na hora que a natureza agir nos seus hormonios conforme tres fatores essenciais
temperatura acima de 25 graus, iluminação com no minimo 13 horas diarias e se o ambiente e saude contribuirem.
juntar o macho com a femea geralmente acaba com um deles indo a óbito, pois irão brigar mais cedo ou mais tarde e muitas vezes quando perceber pode ser tarde demais.
estamos no começo do periodo reprodutivo
as femeas começam a ficar fogosas geralmente de novembro em diante
com o frio que esta fazendo não tem como faze um milagre para que a femea apronte e peça gala
as femeas que ficam ao lado de um macho não pedirão gala ao nosso bel prazer,e irão aprontar na hora que a natureza agir nos seus hormonios conforme tres fatores essenciais
temperatura acima de 25 graus, iluminação com no minimo 13 horas diarias e se o ambiente e saude contribuirem.
juntar o macho com a femea geralmente acaba com um deles indo a óbito, pois irão brigar mais cedo ou mais tarde e muitas vezes quando perceber pode ser tarde demais.