- Jefesson Felipe da silvaPassarinheiro Recente
- Mensagens : 8
Pontos : 18
Reputação : 0
Data de inscrição : 11/09/2014
Idade : 28
Localização : Alagoas
Papa-Capim
Ter 28 Out - 12:07
Olá, gostaria de ajudar, é que eu tenho um papa-Capim (pardo) ele está com piolho, gostaria de saber como combater-os.
Alguém poderia mim passar alguma dica de como combater esses piolhos, ou se tem algum remédio para que eu possa dar fim a eles.
Aqui em baixo estarei adicionando algumas fotos de papa capim (pardos) para que vocês possam saber saber de que pássaro trata-se este assunto.
Obrigado.
Alguém poderia mim passar alguma dica de como combater esses piolhos, ou se tem algum remédio para que eu possa dar fim a eles.
Aqui em baixo estarei adicionando algumas fotos de papa capim (pardos) para que vocês possam saber saber de que pássaro trata-se este assunto.
Obrigado.
- Diego marcilioModerador Silvestres
- Mensagens : 1196
Pontos : 1411
Reputação : 139
Data de inscrição : 25/06/2013
Idade : 25
Localização : Santa Catarina
Re: Papa-Capim
Ter 28 Out - 12:41
Tratamento para eliminar Piolhos de Pássaros
Os piolhos, apesar do minúsculo tamanho, acabam trazendo grandes danos para os pássaros, podendo levar até a morte em casos mais extremos. Eles são parasitas que se localizam na superfície do corpo dos animais, sendo que nas aves podem ficar na pele, penas e até mesmo nas narinas, causando grande incomodo.
Os nossos pássaros geralmente são infestados quando entram em contato com aves contaminadas, geralmente pardais, rolinhas ou pombas que vivem soltas e que vem até as gaiolas em busca de comida, por isso torna a prevenção um pouco mais difícil.
Os principais sintomas são:
Os pássaros ficam muito agitados, coçando o corpo a todo momento, tentando tirar algo das penas(os piolhos) que o esta incomodando. Dependendo do grau de infestação, as aves podem apresentar um ou mais dos seguintes sintomas:
Perda de Apetite;
Irritabilidade;
Lesões pelo corpo;
Queda e perda do brilho das penas;
Param de Cantar;
Fraqueza e até mesmo a morte.
Prevenção:
Todos os novos pássaros que adquirimos devem passar por uma espécie de quarentena, com isso poderemos observar se a ave está com alguma doença ou comportamento estranho, com isso evitamos que ela entre em contato e contamine o restante das nossas aves.
Outro ponto importante é que ao percebermos a presença de algum pássaro infestado, devemos separa-lo dos outros imediatamente, se ele fica em uma gaiola individual deve-se trocar a gaiola e fazer o tratamento do pássaro e a desinfecção da gaiola.
Pássaros que costumam tomar banho quase não apresentam infestações, pois dificulta a procriação dos piolhos. Deve-se observar as frestas das gaiolas, como por exemplo os encaixes dos poleiros, nestes locais os piolhos costumam se esconder.
Tratamento:
Existem diversos medicamentos a venda, caso você adquira algum siga a risca o que está prescrito na bula.
Também temos vários tratamentos caseiros, que apresentam ótimos resultados, dentre eles:
Colocar algumas gotas de vinagre branco na banheira, este procedimento deve ser repetido várias vezes, pois o vinagre mata os piolhos mas não mata os ovos, com isso caso tenha ovos nos pássaros, assim que eles forem nascendo e a ave tomando banho eles irão morrer;
Coloque 100 gramas de fumo de corda dentro de 1 litro de álcool e deixe por 3 dias, depois retire o fumo de corda e para cada 250 ml deste liquido acrescente 750 ml de água normal. Este liquido deverá ser borrifado nas gaiolas, poleiros, paredes onde tenham os piolhos e nos pássaros caso eles não sejam muito arredios. Com cerca de 5 dias os piolhos devem estar acabados.