- edvaldo fPassarinheiro Recente
Pontos : 4
Reputação : 0
assunto papagaio peito roxo
Dom 23 Nov - 15:11
boa tarde,primeiramente parabens pelo forum muito bem organizado,estou com uma duvida espero q vcs podem mi auxiliar da melhor maneira possivel,tenho um papagaio ilegal,naum comprei ele e nem tirei ele da natureza de forma ilegal,resgatei ele ferido,quando ainda era filhote começando a voar,ele foi atacado por um gaviao,caiu no pasto, eu vi o ataque do gaviao,q desitiu assim q o papagaio caiu,fui ao seu encontro estava incapas de voar novamente,devido aos ferimentos causados pelo gaviao,levei ele para casa,e logo depois ao veterinario,q imediatamente foi medicado,mas gracas a deus correu td bem,hj si encontra uma ave perfeita,queria saber si consigo registrar ele ou ter uma liçença q mi da guarda dele,naum quero ocasionar poblemas com ibama,quero fica dentro da lei,o papagaio ja faz parte da familia,mi ajude por favor,pois naum sei qual procedimento tomar,agradeço atencao,obrigado
- João PereiraPasarinheiro Expert
Pontos : 9350
Reputação : 575
Re: assunto papagaio peito roxo
Dom 23 Nov - 21:22
amigo vc pode ir ate o ibama da sua região
e contar todo o ocorrido para eles
mais acho muito dificil eles te dar alguma liberação para ter o papagaio em casa
provavelmente eles irão retirar o passaro de ti .
sua atitude foi perfeita em ajudar ele no momento em que ele mais precisou
tiro o chapeu para vc , mais lembre-se se for pego com este papagaio
ira ser penalizado perante a lei .
pois se trata de um passaro irregular .
MEU CONSELHO É QUE PROCURE UMA UNIDADE DO IBAMA E ESPLIQUE A SITUAÇÃO , SE ELES DEIXAR VC FICAR BELEZA , SENAO DEIXAR PACIENCIA
ADQUIRA UM LEGALIZADO .
BOA NOITE
e contar todo o ocorrido para eles
mais acho muito dificil eles te dar alguma liberação para ter o papagaio em casa
provavelmente eles irão retirar o passaro de ti .
sua atitude foi perfeita em ajudar ele no momento em que ele mais precisou
tiro o chapeu para vc , mais lembre-se se for pego com este papagaio
ira ser penalizado perante a lei .
pois se trata de um passaro irregular .
MEU CONSELHO É QUE PROCURE UMA UNIDADE DO IBAMA E ESPLIQUE A SITUAÇÃO , SE ELES DEIXAR VC FICAR BELEZA , SENAO DEIXAR PACIENCIA
ADQUIRA UM LEGALIZADO .
BOA NOITE
Dom 23 Nov - 21:23
Boa noite ,
Complicado meu amigo , pois entendo seu lado e a relação com seu pássaro , porém o IBAMA não registra pássaros desta natureza por mais que linda seja sua estoria junto ao Pássaro infelizmente eles não entendem desta forma , para conseguir a guarda da ave é preciso procurar a justiça comum neste caso e ela determinar se você pode ter ou não a guarda da ave e ainda se puder atraves desta tentativa vai te exigir um local apropriado para o pássaro com fiscalização do Ibama , é o meio de se tentar algo porque pelo Ibama não vai ter sucesso , boa sorte ... Até mais
Complicado meu amigo , pois entendo seu lado e a relação com seu pássaro , porém o IBAMA não registra pássaros desta natureza por mais que linda seja sua estoria junto ao Pássaro infelizmente eles não entendem desta forma , para conseguir a guarda da ave é preciso procurar a justiça comum neste caso e ela determinar se você pode ter ou não a guarda da ave e ainda se puder atraves desta tentativa vai te exigir um local apropriado para o pássaro com fiscalização do Ibama , é o meio de se tentar algo porque pelo Ibama não vai ter sucesso , boa sorte ... Até mais
- Márcio Mendes CriadorPassarinheiro Avançado
Pontos : 802
Reputação : 62
Dom 23 Nov - 22:43
Amigo isso é comum com papagaios, antigamente todo mundo tinha um papagaio ilegal e como duram 50 a 60 anos bem cuidados muitos ainda tem...
Existe o processo chamado fiel depositário, vc abre um processo na esfera federal(ibama) pedindo a guarda do mesmo, o que ocorre é que enquanto esse processo estiver em andamento a avee fica em seu porte, e quando for finalizado e arrumarem uma casa pra ele, eles o levarão(isso não ocorre, ao menos nunca vi ocorrer) minha vizinha tem 2 com 35 e 38 anos respectivamente o processo dela e de 99 e as aves continuam com ela, sem sequer uma visita do Ibama....se informe em sua cidade como fazer, pq apesar de federal hj o estado que administra...
Parabéns pela atitude de salvar o pássaro, e certeza que entregando no ibama seu pássaro não dura mais 5 anos lá...tamanho o descaso, se optar por entregar o faça no zoo de sua cidade.
Existe o processo chamado fiel depositário, vc abre um processo na esfera federal(ibama) pedindo a guarda do mesmo, o que ocorre é que enquanto esse processo estiver em andamento a avee fica em seu porte, e quando for finalizado e arrumarem uma casa pra ele, eles o levarão(isso não ocorre, ao menos nunca vi ocorrer) minha vizinha tem 2 com 35 e 38 anos respectivamente o processo dela e de 99 e as aves continuam com ela, sem sequer uma visita do Ibama....se informe em sua cidade como fazer, pq apesar de federal hj o estado que administra...
Parabéns pela atitude de salvar o pássaro, e certeza que entregando no ibama seu pássaro não dura mais 5 anos lá...tamanho o descaso, se optar por entregar o faça no zoo de sua cidade.
- Ricardo BrumPassarinheiro Junior
Pontos : 209
Reputação : 19
Qui 27 Nov - 7:15
Amigo sua atitude foi exemplar parabéns, porém infelizmente você não vai conseguir exito com o IBAMA, que não liga para estórias legais e bacana como a sua e de muitos por ai, aconselho se vc não quer perder sua ave e nem mexer com justiça, fique com seu pássaro e não terá dor de cabeça, sei que esta ilegal e que precisa regularizar mas com o IBAMA é sem acordo, se eles te procurarem tem como vc recorrer a justiça como disse o nosso amigo e fazer uma apelação, para ficar com a ave, mas caso ao contrário não vá atrás, repito as leis do IBAMA não favorece ninguém. leia os tópicos abaixo tirei do site do IBAMA.
7- Tenho pássaros capturados na natureza há muito tempo, como posso legalizá-los?
Capturar aves ou qualquer animal silvestre na natureza para mantê-los como animais de estimação é ilegal, conforme Lei de Crimes Ambientais n.º 9.605/98, portanto, o IBAMA não regulariza essas situações. Lembrando que o SISPASS não funciona como um mecanismo de regularização de pássaros, tanto para aves capturadas da natureza quanto para aves que não possuem origem legal comprovada.8- Onde posso adquirir um papagaio com origem legal?
O senhor somente pode adquirir um papagaio ou qualquer outro animal da fauna brasileira, de um criador comercial devidamente registrado no Ibama, exigindo a nota fiscal do animal (documento que comprova a origem legal do animal). No site do Ibama ([Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] no link fauna você vai poder encontrar a lista de criadores comerciais autorizados pelo Ibama. Maiores dúvidas entre novamente em contato conosco.9- Acessei o SISPASS e verifiquei que estão faltando pássaros em meu plantel, como devo proceder?
Você deve procurar a Unidade do IBAMA onde efetuou seu recadastramento para que o servidor proceda as correções. É muito importante que você procure apenas a Unidade do IBAMA onde se encontra seu processo de recadastramento, pois somente serão incluídos pássaros constantes nos documentos entregues anteriormente.18- Tenho animais pegos da natureza e quero legalizá-los, como faço?
O IBAMA não regulariza nenhuma espécie de animal silvestre, seja ave, mamífero, ou réptil, que não tenha comprovante de origem legal. Sua situação se encontra irregular e você poderá ser penalizado conforme estipula a Lei 9.605/98 e o Decreto 6538/08.
Ou seja, prisão e multa que pode variar por pássaro de R$ 500,00 ou R$ 5.000,00 se o mesmo for de espécie ameaçada de extinção e constante na lista da CITES. O mais aconselhável é que entregue este animal à Unidade do IBAMA mais próxima.
A entrega voluntária não implica em penalidades. Atente, porém, que a entrega não é considerada voluntária quando a mesma é feita em decorrência de uma atividade de fiscalização.
Os endereços e telefones das unidades do IBAMA nos estados brasileiros podem ser encontrados no site [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] no link “IBAMA nos Estados”.