- ELSON VANDERPassarinheiro Recente
- Mensagens : 7
Pontos : 15
Reputação : 0
Data de inscrição : 19/04/2013
Localização : VITÓRIA-ES
Certificado digital do ibama
Sáb 29 Nov - 9:41
Quando entro na pagina de serviços do ibama, a tela de login não abre. Mostra que o meu certificado expirou no dia 18/11/2014, sendo que eu nunca fiz certificado digital do ibama. com isso estou impedido de retirar minha de relação de passaros.. Se alguem puder me ajudar no que fazer, agradeço desde já a atenção!!!!!
- João PereiraPasarinheiro Expert
- Mensagens : 8321
Pontos : 9350
Reputação : 575
Data de inscrição : 01/07/2013
Idade : 39
Localização : perdido em algum lugar desse Brasil
Re: Certificado digital do ibama
Dom 30 Nov - 14:21
qdo vc entra aparece uma tela que diz de o site nao é confiavel ?
- André 84Passarinheiro Recente
- Mensagens : 89
Pontos : 115
Reputação : 4
Data de inscrição : 18/05/2011
Idade : 39
Localização : Rio Grande do Sul
Re: Certificado digital do ibama
Ter 16 Dez - 19:03
Alguém fez este "Certificado Digital"? Para que serve, apenas para segurança de acesso?
Para abrir o sistema correto só utilizando o Mozilla Firefox, se não da erro na página.
Para abrir o sistema correto só utilizando o Mozilla Firefox, se não da erro na página.
- William DavisPasarinheiro Expert
- Mensagens : 2069
Pontos : 2441
Reputação : 254
Data de inscrição : 21/09/2012
Idade : 41
Localização : Paraná
Re: Certificado digital do ibama
Qua 17 Dez - 11:26
Quando entro no meu cadastro, primeiro pede duas opções, acessar sem certificado digital e acessar com certificado digital.
Informações sobre certificação digital
1. O certificado digital é obrigatório para acessar os serviços do Ibama?
Não. Você pode optar por usá-lo para tornar seu acesso mais seguro. Exceto para os usuários do DOF (Documento de Origem Florestal), conforme definido na Instrução Normativa Ibama nº 10 de 25/06/2014 e DOU de 26/06/2014, que estabelece que a partir de 04/08/14 o acesso passará a ser obrigatório com certificação digital.
2. O que é certificação digital?
A certificação digital é um instrumento que identifica uma pessoa por meio de um documento digital. O certificado contém os dados do titular, tais como nome, e-mail, CPF, chave pública, além do nome e assinatura da Autoridade Certificadora.
Para saber mais, acesse a página da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil).
3. Qual é a vantagem de utilizar a certificação digital?
Garantir mais segurança às suas transações, à integridade das informações e à validade jurídica para os atos praticados. O uso do certificado digital reduz o risco de acessos por pessoas não-autorizadas.
4. Qual o tipo de certificado digital recomendado pelo Ibama?
Tipo A3, dentro das especificações e normas do ICP-Brasil.
5. Como obter a certificação digital?
O usuário deverá adquirir o dispositivo criptográfico em uma Autoridade Certificadora. Esse dispositivo é conhecido como token.
Em posse do dispositivo, o usuário deverá se dirigir à autoridade de registro indicada pela Autoridade Certificadora, para proceder à habilitação do seu certificado, levando consigo a documentação exigida.
Informações detalhadas podem ser obtidas na página da ICP-Brasil.
6. Qual é a documentação necessária para a habilitação do Certificado Digital?
A lista dos documentos necessários deve ser obtida com a Autoridade Certificadora escolhida.
7. O que são as senhas: PIN, PUK e frase senha?
PIN: é a senha a ser cadastrada para liberação de uso do seu token.
PUK: é um código utilizado para desbloquear seu PIN em caso de perda ou bloqueio. O PUK de seu token é composto por uma sequência de quatro a oito números e/ou letras, e pode ser alterado a qualquer momento.
Frase senha: é uma frase escolhida e feita pelo usuário para uma eventual perda de senha. Caso ocorra algum problema com a senha para acesso ao token, é possível gravar uma nova senha para acesso por meio da frase, assim como a senha PUK.
8. Como registrar o certificado digital para acessar os Serviços do Ibama?
Após toda a configuração necessária no computador, tais como: instalação da cadeia certificadora, instalação do drive da mídia, etc. Em posse do dispositivo (token), conectá-lo à porta USB do computador e selecionar o botão "Registrar Certificado Digital" na página de Acesso aos Serviços do Ibama.
9. Como acessar os Serviços do Ibama com o certificado digital?
Em posse do dispositivo (token) e após o registro do certificado, conectá-lo à porta USB do computador, entrar na página de Acesso aos Serviços do Ibama. A aplicação identificará automaticamente o certificado e solicitará a senha PIN do token para o acesso.
10. Qual é a validade do certificado digital?
Depende do tipo de certificado digital adquirido. Consulte a Autoridade Certificadora escolhida para obter essa e outras informações.
11. Como revogar o certificado digital?
Revogar um certificado digital implica torná-lo inválido, impossibilitando, a partir da revogação, o seu uso. Para revogar seu certificado digital, o usuário deverá acessar a página de revogação da Autoridade Certificadora que emitiu o certificado digital e informar os dados solicitados. Também pode se dirigir pessoalmente à Autoridade de Registro.
12. Qual é a base legal da certificação digital?
Em 24 de agosto de 2001, a Medida Provisória 2.200-2 instituiu a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil). Hoje, a técnica é usada em diversas transações e processos eletrônicos, como a apuração de tributos e a tramitação de documentos oficiais.
13. Após realizar o registro do certificado digital no Ibama, não consigo mais acessar o cadastro?
Verifique se o software da mídia de sua entidade certificadora está instalado no seu navegador e se o drive (token) está conectado ao seu computador.
Após registrar a certificação não há como acessar com CNPJ e senha. Caso, você seja pessoa física delegada para acessar determinada empresa, veja o item 14.
14. Como faço para dar acesso a outras pessoas da empresa, ou seja, vincular Pessoa Física (e-CPF) a Empresa (e-CNPJ)?
Se deseja dar o acesso para outras pessoas elas terão que adquirir a certificação digital (e-CPF), se cadastrar no CTF do Ibama e fazer o registro da certificação. Depois o responsável da empresa terá que fazer a inclusão (vinculação) do e-CPF ao Empresa (e-CNPJ) para dar acesso restrito ou pleno da empresa para essa pessoa. Veja o Guia de Certificação Digital nos Serviços Ibama com maiores orientações.
15. Como faço para realizar o meu cancelamento de registro de certificado digital no Ibama?
O cancelamento é feito pelo próprio usuário. Em posse do dispositivo (token) é necessário conectá-lo à porta USB do computador e entrar na página de Acesso aos Serviços do Ibama. A aplicação identificará automaticamente o certificado e solicitará a senha PIN do token para o acesso. Após conseguir acessar na parte superior do seu lado direito tem um campo para Alterar senha onde poderá cancelar o acesso com o token, com isso seu acesso voltará a ser com CPF/CNPJ e senha.
Somente após o acesso com a certificação digital o usuário poderá cancelar o acesso com o token. Após fazer esse cancelamento o usuário voltará a acessar novamente com CPF/CNPJ e senha.
Informações sobre certificação digital
1. O certificado digital é obrigatório para acessar os serviços do Ibama?
Não. Você pode optar por usá-lo para tornar seu acesso mais seguro. Exceto para os usuários do DOF (Documento de Origem Florestal), conforme definido na Instrução Normativa Ibama nº 10 de 25/06/2014 e DOU de 26/06/2014, que estabelece que a partir de 04/08/14 o acesso passará a ser obrigatório com certificação digital.
2. O que é certificação digital?
A certificação digital é um instrumento que identifica uma pessoa por meio de um documento digital. O certificado contém os dados do titular, tais como nome, e-mail, CPF, chave pública, além do nome e assinatura da Autoridade Certificadora.
Para saber mais, acesse a página da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil).
3. Qual é a vantagem de utilizar a certificação digital?
Garantir mais segurança às suas transações, à integridade das informações e à validade jurídica para os atos praticados. O uso do certificado digital reduz o risco de acessos por pessoas não-autorizadas.
4. Qual o tipo de certificado digital recomendado pelo Ibama?
Tipo A3, dentro das especificações e normas do ICP-Brasil.
5. Como obter a certificação digital?
O usuário deverá adquirir o dispositivo criptográfico em uma Autoridade Certificadora. Esse dispositivo é conhecido como token.
Em posse do dispositivo, o usuário deverá se dirigir à autoridade de registro indicada pela Autoridade Certificadora, para proceder à habilitação do seu certificado, levando consigo a documentação exigida.
Informações detalhadas podem ser obtidas na página da ICP-Brasil.
6. Qual é a documentação necessária para a habilitação do Certificado Digital?
A lista dos documentos necessários deve ser obtida com a Autoridade Certificadora escolhida.
7. O que são as senhas: PIN, PUK e frase senha?
PIN: é a senha a ser cadastrada para liberação de uso do seu token.
PUK: é um código utilizado para desbloquear seu PIN em caso de perda ou bloqueio. O PUK de seu token é composto por uma sequência de quatro a oito números e/ou letras, e pode ser alterado a qualquer momento.
Frase senha: é uma frase escolhida e feita pelo usuário para uma eventual perda de senha. Caso ocorra algum problema com a senha para acesso ao token, é possível gravar uma nova senha para acesso por meio da frase, assim como a senha PUK.
8. Como registrar o certificado digital para acessar os Serviços do Ibama?
Após toda a configuração necessária no computador, tais como: instalação da cadeia certificadora, instalação do drive da mídia, etc. Em posse do dispositivo (token), conectá-lo à porta USB do computador e selecionar o botão "Registrar Certificado Digital" na página de Acesso aos Serviços do Ibama.
9. Como acessar os Serviços do Ibama com o certificado digital?
Em posse do dispositivo (token) e após o registro do certificado, conectá-lo à porta USB do computador, entrar na página de Acesso aos Serviços do Ibama. A aplicação identificará automaticamente o certificado e solicitará a senha PIN do token para o acesso.
10. Qual é a validade do certificado digital?
Depende do tipo de certificado digital adquirido. Consulte a Autoridade Certificadora escolhida para obter essa e outras informações.
11. Como revogar o certificado digital?
Revogar um certificado digital implica torná-lo inválido, impossibilitando, a partir da revogação, o seu uso. Para revogar seu certificado digital, o usuário deverá acessar a página de revogação da Autoridade Certificadora que emitiu o certificado digital e informar os dados solicitados. Também pode se dirigir pessoalmente à Autoridade de Registro.
12. Qual é a base legal da certificação digital?
Em 24 de agosto de 2001, a Medida Provisória 2.200-2 instituiu a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil). Hoje, a técnica é usada em diversas transações e processos eletrônicos, como a apuração de tributos e a tramitação de documentos oficiais.
13. Após realizar o registro do certificado digital no Ibama, não consigo mais acessar o cadastro?
Verifique se o software da mídia de sua entidade certificadora está instalado no seu navegador e se o drive (token) está conectado ao seu computador.
Após registrar a certificação não há como acessar com CNPJ e senha. Caso, você seja pessoa física delegada para acessar determinada empresa, veja o item 14.
14. Como faço para dar acesso a outras pessoas da empresa, ou seja, vincular Pessoa Física (e-CPF) a Empresa (e-CNPJ)?
Se deseja dar o acesso para outras pessoas elas terão que adquirir a certificação digital (e-CPF), se cadastrar no CTF do Ibama e fazer o registro da certificação. Depois o responsável da empresa terá que fazer a inclusão (vinculação) do e-CPF ao Empresa (e-CNPJ) para dar acesso restrito ou pleno da empresa para essa pessoa. Veja o Guia de Certificação Digital nos Serviços Ibama com maiores orientações.
15. Como faço para realizar o meu cancelamento de registro de certificado digital no Ibama?
O cancelamento é feito pelo próprio usuário. Em posse do dispositivo (token) é necessário conectá-lo à porta USB do computador e entrar na página de Acesso aos Serviços do Ibama. A aplicação identificará automaticamente o certificado e solicitará a senha PIN do token para o acesso. Após conseguir acessar na parte superior do seu lado direito tem um campo para Alterar senha onde poderá cancelar o acesso com o token, com isso seu acesso voltará a ser com CPF/CNPJ e senha.
Somente após o acesso com a certificação digital o usuário poderá cancelar o acesso com o token. Após fazer esse cancelamento o usuário voltará a acessar novamente com CPF/CNPJ e senha.