- madinhoPassarinheiro Recente
Pontos : 3
Reputação : 0
pássaro ilegal
Ter 31 Mar - 12:57
Boa tarde pessoal, sou novo aqui e tenho uma duvida, sou de Santo Amaro da Purificação BA, por aqui infelizmente ainda é muito comum ver pessoas caçando e criando pássaros silvestres ( papa-capim, curió, chorão, coleiro, cardeal etc..) o Ibama por aqui é que nem a segunda perna do saci, estou na luta para comprar um coleiro legal de criatório e procedência com um histórico genético de campeão e tals, porem na minha família existem pássaros obtidos de maneira ilegal que a muito estão entre nós e recentemente recebi de herança um papa-capim de um falecido tio meu, esse pássaro estava com ele desde quando nasceu pois meu tio sempre colocou seus pássaros para reproduzir em cativeiro dando ótimas crias e por vez ate híbridos quando possível o cruzamento entre especies diferentes. Bem como o pássaro supracitado foi resultado de uma ninhada obtida a dez anos atrás em cativeiro ele não tem as manhas dos pássaros nascidos livres já tentei de toda forma soltá-lo pois meu pai possui um sitio aonde sempre tem pássaros soltos cantando quando os papa-capim chegam em suas respectivas épocas eu solto ele próximo ao bando mais ao cair da noite ele sempre volta para casa e fica dormindo em cima da gaiola ate eu abrir a portinhola pra ele entrar, não tem nenhum órgão publico responsável pelos animais silvestres por aqui e tenho medo de leva-lo a capital para entrega-lo ao Ibama pois existem muitas blitz policiais e como não tenho a documentação necessária para o animal fico com receio de ser atuado, multado e de sofrer as sansões referentes ao crime contra a fauna silvestre brasileira. Sem contar que o papa-capim é de fibra e muito valente canta o dia todo que Deus deu levo ele pra passear e para as badernas ele sempre é o destaque já achei muito dinheiro nele, porem sou amante da natureza e quero criar um pássaro legal e proceder de maneira legal. O que devo fazer e como proceder com esta situação? Se alguém puder me iluminar com esta questão desde já agradesço.
- albertoglimaPassarinheiro Junior
Pontos : 148
Reputação : 4
Re: pássaro ilegal
Ter 31 Mar - 19:34
madinho escreveu:Boa tarde pessoal, sou novo aqui e tenho uma duvida, sou de Santo Amaro da Purificação BA, por aqui infelizmente ainda é muito comum ver pessoas caçando e criando pássaros silvestres ( papa-capim, curió, chorão, coleiro, cardeal etc..) o Ibama por aqui é que nem a segunda perna do saci, estou na luta para comprar um coleiro legal de criatório e procedência com um histórico genético de campeão e tals, porem na minha família existem pássaros obtidos de maneira ilegal que a muito estão entre nós e recentemente recebi de herança um papa-capim de um falecido tio meu, esse pássaro estava com ele desde quando nasceu pois meu tio sempre colocou seus pássaros para reproduzir em cativeiro dando ótimas crias e por vez ate híbridos quando possível o cruzamento entre especies diferentes. Bem como o pássaro supracitado foi resultado de uma ninhada obtida a dez anos atrás em cativeiro ele não tem as manhas dos pássaros nascidos livres já tentei de toda forma soltá-lo pois meu pai possui um sitio aonde sempre tem pássaros soltos cantando quando os papa-capim chegam em suas respectivas épocas eu solto ele próximo ao bando mais ao cair da noite ele sempre volta para casa e fica dormindo em cima da gaiola ate eu abrir a portinhola pra ele entrar, não tem nenhum órgão publico responsável pelos animais silvestres por aqui e tenho medo de leva-lo a capital para entrega-lo ao Ibama pois existem muitas blitz policiais e como não tenho a documentação necessária para o animal fico com receio de ser atuado, multado e de sofrer as sansões referentes ao crime contra a fauna silvestre brasileira. Sem contar que o papa-capim é de fibra e muito valente canta o dia todo que Deus deu levo ele pra passear e para as badernas ele sempre é o destaque já achei muito dinheiro nele, porem sou amante da natureza e quero criar um pássaro legal e proceder de maneira legal. O que devo fazer e como proceder com esta situação? Se alguém puder me iluminar com esta questão desde já agradesço.
Bom, já que o papacapim que está com você tem mais de dez anos, fique com ele! Pq NA MIHA OPINIÃO seria um maltrato seu soltar ele na natureza com outros predadores, aí ele morre então, curta bem ele. Em relação ao cadastro no IBAMA e só fazer o pré cadastro no site ( tem tutorial aqui no forum) e, comparecer no órgão competente que, aqui em Aracaju denomina-se ADEMA. Aí quado ele finalizarem seu cadastro você irá ter 30 dias para por uma ave registrada em seu nome Em relação as aves que sua familía tem, tente passar o costume de que tem que ter animais anilhados e devidamentes registrado, justamete para evitar dores de cabeça futura. O IBAMA não ajuda criador e não fiscalizar da forma necessária mas, é preciso que você tenha o "DEVE SER" em si, de agir de forma correta, independentimente de terceiros.
Abraço amigo, sucesso!!
Aracaju-SE.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Abraços, Alberto Gonzaga.