Quando o filhote de calopsita sai do ninho e começa a comer sozinho?
ANUNCIOS
Publicidade

Últimos assuntos
Como Criar Azulão Qua 20 Nov - 9:06Criadores de Pássaros
Saiba Tudo Sobre a Criação de ColeiroQui 14 Nov - 8:39Criadores de Pássaros
O canto do Trinca Ferro Qui 14 Nov - 8:35Criadores de Pássaros
PintassilgoSeg 11 Nov - 8:18Criadores de Pássaros
Dicas de manejo para coleiros. Leiam, é muito importante!Seg 11 Nov - 8:17Criadores de Pássaros
Pode dar ovo cozido para papa capim?Seg 11 Nov - 8:12Criadores de Pássaros
asa machucada Seg 11 Nov - 8:05Criadores de Pássaros
Qual importância da rotina de sono das aves?Seg 11 Nov - 8:02Criadores de Pássaros
Meu periquito Seg 11 Nov - 7:58Criadores de Pássaros
Guias para criação
Ir para baixo
Tainá
Tainá
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente
Pontos : 18
Reputação : 3

Quando o filhote de calopsita sai do ninho e começa a comer sozinho? Empty Quando o filhote de calopsita sai do ninho e começa a comer sozinho?

Ter 12 Jan - 8:32
olá amigos criadores de pássaros, minha duvida é sobre quando o filhote sai do ninho e começa a se alimentar sozinho...
Adotei dois filhotes de calopsita com uns 20 dias, foram retirados dos pais e alimentados com papinha, hoje eles estão com uns 40 dias. Bom a questão é que agora estão começando a rejeitar a papinha e ainda não comem as sementes e também já peguei eles tentando sair do ninho e batendo as asinhas talvez tentando voar...
Será que já esta na hora de retira-los do ninho? Me disseram que eu poderia coloca-los na gaiola durante o dia e no ninho durante a noite, isso é recomendado? E sobre a alimentação, com que idade começam a comer sozinhos?
CÉLIA MARIA CAYRES
CÉLIA MARIA CAYRES
SUPERVISOR CHEFE
SUPERVISOR CHEFE
Pontos : 8925
Reputação : 565

Quando o filhote de calopsita sai do ninho e começa a comer sozinho? Empty Re: Quando o filhote de calopsita sai do ninho e começa a comer sozinho?

Ter 12 Jan - 18:55
Boa tarde amigos Criadores de Pássaros !

Tainá,

1) O filhote de calopsita sai do ninho a partir de 30 à 35 dias de vida.

2) Comer sozinho a partir de 07 dias.

A partir da sexta semana você pode começar a deixar um pouco de mistura para calopsitas na gaiola. O filhote irá começar a comer sozinho, sem sua ajuda dos pais. Deixe disponível milho cru para o filhote.

O filhote provavelmente estará independente por volta de 10 a 12 semanas. Daí ele estará “desmamado”. A partir deste ponto prosseguir com a alimentação normal de calopsitas.

A partir de um mês, um mês e meio de vida ( 6 semanas ) deixe um pouco de ração na gaiola. O filhote irá aos poucos provando e mudando da papinha para sementes. Ao ver os pais comendo serão estimulados a fazer o mesmo. Da mesma forma começarão a provar os alimentos dos pais, principalmente milho verde . 

A partir do segundo para o terceiro mês podemos começar a fornecer apenas os alimentos normais. Um filhote saudável irá efetuar sozinho a transição. Não esqueça de ficar sempre observando o filhote e seu desenvolvimento. 

Verifique se está se alimentando de forma normal, se está comendo bem, se está sempre curioso com as coisas à sua volta. Uma ave demasiado quieta não é normal. Embora filhotes costumem dormir mais do que adultos devemos estar sempre atentos . Uma ave muito quieta pode ser sinal de algum problema maior, talvez mesmo necessitando a intervenção de um(a) veterinário (a) . 

Espero ter ajudado !

CÉLIA 
Zais
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente
Pontos : 18
Reputação : 0

Quando o filhote de calopsita sai do ninho e começa a comer sozinho? Empty Re: Quando o filhote de calopsita sai do ninho e começa a comer sozinho?

Qua 13 Jan - 9:44
Tainá,

Os filhotes que tenho em casa adoram milho verde (cru, daqueles bem novinhos, bem branquinhos), adoram biscoito maisena (eu quebro 1 biscoito, fica meio "moído" e coloco num potinho) e também adoram arroz branco cozido (sem tempero, só cozido, servido pra eles em temperatura ambiente e sempre lembrando que azeda muito fácil, então tem que trocar sempre, eu costumo trocar pelo menos 2 vezes por dia).

São alimentos mais macios e moles, eles conseguem comer com facilidade.

Não entendo que é a alimentação mais adequada, mas com os meus sempre funcionou quando eles começaram a se interessar em sair do ninho. Parece que assim que eles percebem que conseguem comer esses alimentos, eles já passam a comer as sementes também, que sempre deixo disponível na gaiola.

Também faço o processo de tirar do ninho durante o dia e colocar de volta à noite. Mas o que deu mais certo foi mesmo colocar o ninho mais baixo, no "chão" da gaiola, de modo que eles próprios conseguem sair e entrar à vontade. Lembrando que só fiz isso quando o filhote estava sem os pais. Enquanto os pais estiverem presentes e tratando, o melhor é não mexer.

Quando puder, manda notícias dos pequenos! Espero ter ajudado um pouquinho e que vc se divirta muito com esses bichos tão inteligentes!

Zais
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos