Página 1 de 2 • 1, 2
- EDE2010Passarinheiro Recente
Pontos : 76
Reputação : 0
preocupado com a chegada da temporada de cria.
Dom 29 maio - 8:58
Olá a todos do fórum,bom dia.
Pessoal já relatei aqui no fórum que no ano passado comprei quatro casais de canários vermelhos,com a
ajuda do pessoal aqui do fórum e lendo muito na internet sobre o assunto,fiz praticamente tudo o que me
orientaram,alimentação,manejo,instalações etc.etc.,pois bem mesmo seguindo as orientações só consegui
seis filhotes(todos machos),(muitos e muitos ovos brancos)fiquei um tanto quanto desanimado,mas mesmo
assim segui em frente e adquiri mais um casal(também de vermelhos),neste período de separar casais,
preparar para a muda e se preparar novamente para a época de reprodução andei lendo bastante sobre o
assunto e vi que muitos criadores grandes também não tiveram o sucesso esperado e salientando que é assim
mesmo,um ano vai super bem o outro bem outro ainda não tão bem e aquele ano pra esquecer.
Pois bem entre estas leituras que eu fiz,logicamente fui buscar mais informação sobre fertilidade e me deparei
com muitas informações e em uma delas um grande criador de Curió de Santa Catarina,conta que conseguiu
uma grande melhora na fertilização de suas aves com o uso de um medicamento chamado PROTOVIT- PLUS.
Perguntei a ele se poderia usar em canários de cor,ele me informou que nunca criou canário mas que achava
que o resultado seria o mesmo.
As perguntas são??
Alguém já fez uso deste medicamento?
Realmente funciona ?
Qual a época certa para se iniciar com o remédio?
Qual a dosagem?(para os seus curiós ele usa uma gota para cada 50ml de água).
Um grande abraço a todos e fico no aguardo.
- Agenor B S JrModerador Silvestres
Pontos : 1358
Reputação : 115
Re: preocupado com a chegada da temporada de cria.
Dom 29 maio - 9:48
bom dia
qual a intenção em usar o protovit?
ja usei o protovit e tudo que aparecia e me ditavam,hoje não uso nada que muitas vezes era tiro no pé.
só uso algo que conheço e com a certeza da necessidade.
se for para vitaminar as aves o velho VITAGOLD é o que indicaria,com moderação e tempo limitado.
o google tem tudo o que se perguntar a ele,resposta rapida e precisa.
voce disse que criou seis filhotes e desconfia que o problema esta nos machos?
para a próxima temporada lhe indico fazer como prevenção o uso de NORKILL conforme indicado na bula e se por acaso algo não der certo bactérias não sera a primeira das causas.
filhotes que morrem ainda dentro do ovo e não se formam são atacados por E.Coli,Salmonelas,micoplasmose ou fungica.
o local aonde estão as gaiolas precisa de renovação do ar, um aparelho que joga o ar velho para fora ou janela lateral que force a saida de ar naturalmente, não se pode usar desinfetante dentro desta sala,temperatura acima de trinta graus tambem não é legal.
umidade dentro do criadouro pode levar a formação de fungos e isto provoca a maioria dos problemas nas criações de aves.
a quantidade de ovos posto pelas femeas varia de acordo com sua saude e quando gordas diminuira sensivelmente.
a reprodução ira de vento em popa e nascerão muitos filhotes de acordo com a experiencia do criador e para isto é necessario ler muito e praticar.
qual a intenção em usar o protovit?
ja usei o protovit e tudo que aparecia e me ditavam,hoje não uso nada que muitas vezes era tiro no pé.
só uso algo que conheço e com a certeza da necessidade.
se for para vitaminar as aves o velho VITAGOLD é o que indicaria,com moderação e tempo limitado.
o google tem tudo o que se perguntar a ele,resposta rapida e precisa.
voce disse que criou seis filhotes e desconfia que o problema esta nos machos?
para a próxima temporada lhe indico fazer como prevenção o uso de NORKILL conforme indicado na bula e se por acaso algo não der certo bactérias não sera a primeira das causas.
filhotes que morrem ainda dentro do ovo e não se formam são atacados por E.Coli,Salmonelas,micoplasmose ou fungica.
o local aonde estão as gaiolas precisa de renovação do ar, um aparelho que joga o ar velho para fora ou janela lateral que force a saida de ar naturalmente, não se pode usar desinfetante dentro desta sala,temperatura acima de trinta graus tambem não é legal.
umidade dentro do criadouro pode levar a formação de fungos e isto provoca a maioria dos problemas nas criações de aves.
a quantidade de ovos posto pelas femeas varia de acordo com sua saude e quando gordas diminuira sensivelmente.
a reprodução ira de vento em popa e nascerão muitos filhotes de acordo com a experiencia do criador e para isto é necessario ler muito e praticar.
- EDE2010Passarinheiro Recente
Pontos : 76
Reputação : 0
Seg 30 maio - 9:08
Obrigado por responder tão prontamente Agenor,mas,praticamente tudo o que você citou eu já faço,já até mandei as fezes dos pássaros para exames
e todos estavam com a saúde perfeita,o que eu acho estranho é que conheço alguns criadores aqui de minha cidade que não se preocupam com praticamente nada em relação aos cuidados que eu tenho(inclusive com a higiene que ao meu ver é primordial),porém mesmo assim tiraram de quatro a cinco vezes mais filhotes do que eu.
Contei então a um deles a minha péssima reprodução no ano e ele me perguntou se eu fazia uso do PROTOVIT- PLUS ,relatei a ele que nem conhecia
o produto,então ele me contou que depois que começou a usar este produto a sua criação melhorou mais de 60%,fiquei espantado com o resultado e
por isso achei melhor perguntar para os mais experientes aqui no fórum.
e todos estavam com a saúde perfeita,o que eu acho estranho é que conheço alguns criadores aqui de minha cidade que não se preocupam com praticamente nada em relação aos cuidados que eu tenho(inclusive com a higiene que ao meu ver é primordial),porém mesmo assim tiraram de quatro a cinco vezes mais filhotes do que eu.
Contei então a um deles a minha péssima reprodução no ano e ele me perguntou se eu fazia uso do PROTOVIT- PLUS ,relatei a ele que nem conhecia
o produto,então ele me contou que depois que começou a usar este produto a sua criação melhorou mais de 60%,fiquei espantado com o resultado e
por isso achei melhor perguntar para os mais experientes aqui no fórum.
- trautwein2Passarinheiro Intermediário
Pontos : 393
Reputação : 11
Seg 30 maio - 9:37
Amigo penso eu que nesse ano pode ser diferente pois voce esta com os passaros acostumados nas instalacoes , com o ritimo de seu manejo, meu ponto de vista pode ter sido talvez um pouco de stress nessa citada infertilidade {ovos brancos} se seus alados tivera boa alimentacao foi respitada epoca de muda , separado os casais {no caso eu prefiro} vai dar tudo certo de agosto em diante enquanto isso medicamentos soh mesmo se a ave precisar pq uma boa alimentação ja e o suficiente grande abraço
Patrick trautwein
- Agenor B S JrModerador Silvestres
Pontos : 1358
Reputação : 115
Seg 30 maio - 14:33
boa tarde
suas duvidas são pertinentes a todo iniciante no mundo das aves, muita calma nesta hora e moderação em tudo o que se faz,remédio é bom e excesso é veneno.
neste periodo de inverno deve cuidar com sementes de qualidade,nunca de a tal vita amarela que ninguem sabe do que é feito aquilo e o oleo usado é prejudicial, manter as aves de maneira que não cheguem gordas na época de acasalamento,motivo de infertilidade.
sou tambem criador de curio e para mim quanto menos exageros melhor.
quando chega a época de criar uso 1 ou 2 machos para galar as femeas,que são muitas e voces que criam canarios fazem varios casais e ai se tiver machos inférteis por questões desconhecidas (excesso de penas no espigão,gordura,genetica,orgão sexual deficiente)é claro que só dos férteis nascera filhotes.
este protovit deve ser dado 5 dias 3 gotas em 50 ml e depois de uns 15 dias de descanso repetir e só.
a mesma formulação do protovit e do vitagold são quase identicas ,o vitagold tem vitamina A muito maior é questão de escolha.
boa sorte
suas duvidas são pertinentes a todo iniciante no mundo das aves, muita calma nesta hora e moderação em tudo o que se faz,remédio é bom e excesso é veneno.
neste periodo de inverno deve cuidar com sementes de qualidade,nunca de a tal vita amarela que ninguem sabe do que é feito aquilo e o oleo usado é prejudicial, manter as aves de maneira que não cheguem gordas na época de acasalamento,motivo de infertilidade.
sou tambem criador de curio e para mim quanto menos exageros melhor.
quando chega a época de criar uso 1 ou 2 machos para galar as femeas,que são muitas e voces que criam canarios fazem varios casais e ai se tiver machos inférteis por questões desconhecidas (excesso de penas no espigão,gordura,genetica,orgão sexual deficiente)é claro que só dos férteis nascera filhotes.
este protovit deve ser dado 5 dias 3 gotas em 50 ml e depois de uns 15 dias de descanso repetir e só.
a mesma formulação do protovit e do vitagold são quase identicas ,o vitagold tem vitamina A muito maior é questão de escolha.
boa sorte