Entrevista do mês – Álvaro Blasina
Sáb 22 Jul - 12:16
Entrevista do mês – Álvaro Blasina
“Canário é a orquídea que canta”, a poética frase foi relatada por um uruguaio radicado no Brasil desde 1984, Álvaro Luís Blasina Cartelle, ele deixa claro que a frase não é de sua autoria, mas sua veracidade e poesia denotam toda a sua paixão pela natureza, já que diz ter nascido amante da grande mãe verde. Logo aos 15 anos de idade as aves os encantavam: suas cores, seu porte imponente. Sua atuação profissional percorria as áreas dos negócios – executiva, vendas, planejamento – entretanto, ao longo dos anos a dedicação a canaricultura foi ganhando cada vez mais espaço e, atualmente, reside em uma chácara em Maricá – Rio de Janeiro, local que possui seu criatório, o Canaril Uruguai, com 400 m² e abriga cerca de 2500 aves das mais belas e exóticas colorações.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
O criador ter se tornado referência no segmento de canários de cor e demonstra sua dedicação as aves dentro e fora de seu criadouro, já que é sumidade em campeonatos, ocupando a titulação de juiz internacional há 31 anos. Nesse âmbito, possui bagagem de mais de 300 julgamentos, dentre eles, os nacionais em campeonatos regionais e propriamente o brasileiro, bem como, julgamentos em vários países das Américas praticantes da canaricultura. Sobre suas titulações em campeonatos há um sem-número para contabilizar e ele ressalta com vivacidade: “escolha trabalhar com o que gosta e na verdade nunca irá trabalhar”.
“Acredito que temos uma missão de acordo com nossas preferências. E eu sempre gostei muito de genética. É um universo fantástico”. O criador faz essa afirmação ao ser questionado sobre sua história e ligação com aves. Discorre em suas palavras sobre a incrível variabilidade genética dos canários: “faço atividade onde se ‘brinca’ com genética, sendo os genes os mais primorosos e belos comandantes da vida”.
Sobre o processo de criação de aves, o senhor Álvaro faz menção a importância do respeito as fases, cujas características estão delimitadas entre os meses de agosto aos meados de janeiro, onde foca-se no período de reprodução no plantel. Já entre janeiro e abril pode-se visualizar toda a beleza e qualidades dos exemplares. Em maio, junho e julho preparam-se as aves para os concursos que findam no último mês citado. Quando questionado sobre o tratamento destinado às aves, o criador destaca que em todos os processos são muito bem cuidadas, enfatiza a importância de ter colaboradores dentro dos criadouros, sendo que para o seu possui três – capacitados e conhecedores dos processos.
“Hoje em dia toda classe de criadores precisa de divulgação para tirar esse estigma de que ocorre tortura. Está provado que o contato com animais de estimação é desestressante”. O criador frisa também de uma forma belíssima que esse tipo de criação traz à tona o milagre da vida, e que o nascimento destes seres ocasiona uma série de vantagens para as pessoas, sendo o canário um grande companheiro.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Como parte do crescimento pujante do Canaril Uruguai, Álvaro Blasina envereda para caminhos longínquos e, certamente, promissores: levará o seu trabalho, bem como, o nome do Brasil para além das fronteiras do país. Mas o que significa isso? Significa que o criador terá o desafio de trabalhar com exportações de aves e destaca que o seu delineamento é um trabalho multidisciplinar e que exige muita dedicação. “Vamos começar a fazer com que a roda comece a girar”, fazendo alusão a dedicação e ao movimento necessários para que tudo isso realmente aconteça.
Canaril Uruguai e São Camilo Biotecnologia: uma aliança de sucesso
Para o São Camilo Biotecnologia possuir parceria com criadores como Álvaro Blasina, certamente, é uma certificação ímpar de que o trabalho que vem sendo desenvolvido ao longo dos anos é sério, responsável e digno de alianças como essa. Uma enxurrada de elogios emergiu quando feito questionamento sobre o laboratório: “tive a oportunidade de conhecer o São Camilo, sem dúvidas é uma estrutura de primeiro mundo. A qualidade técnica é digna de orgulho desse país”.
O criador destaca também que o monitoramento de saúde traz tranquilidade, já que as aves são seres vivos muito frágeis. Outro ponto de destaque é que grande parte dos esforços empregados na criação das aves deve ser a prevenção, sendo que todas essas atenções devem compor um cenário prático, entre criador, laboratório e médico veterinário.
Para conhecer mais sobre o trabalho de Álvaro Blasina, acompanhe sua página nas redes sociais AQUI.
Quanto aos exames de prevenção para esse inverno saiba mais através do link [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] O São Camilo Biotecnologia trabalha com inúmeras frentes de exames: preventivos, registro genético, sexagem de aves, dentre muitos outros.
São Camilo Biotecnologia
O laboratório sediado em Maringá- PR surgiu em agosto de 2006 quando a parceria com o Grupo São Camilo, no mercado há 45 anos, oportunizou aos mestres em biologia molecular e genética, Valério Balani e Karen Takeda, o desenvolvimento de atividades relacionadas à biotecnologia. Esta utiliza a biologia molecular e genômica para o diagnóstico preciso de patologias, bem como, para o desenvolvimento de exames voltados à medicina preditiva, ou seja, que previne doenças e gera boa saúde e qualidade de vida.
A divisão está localizada na rua Conselheiro Tobias, 57, e atende pelos telefones (44)3029-9660 e (44) 98836-6978. Para mais informações sobre os exames acesse o site: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] ou a página do Facebook São Camilo Biotecnologia.
- CÉLIA MARIA CAYRESSUPERVISOR CHEFE
- Mensagens : 5966
Pontos : 8925
Reputação : 565
Data de inscrição : 06/09/2013
Idade : 59
Localização : São Paulo
Re: Entrevista do mês – Álvaro Blasina
Sáb 22 Jul - 22:43
Boa noite amigos Criadores de Pássaros !
Ótima essa entrevista !
CÉLIA
Ótima essa entrevista !
CÉLIA
Re: Entrevista do mês – Álvaro Blasina
Seg 24 Jul - 10:52