- rauinePassarinheiro Recente
Pontos : 68
Reputação : 0
Canario da terra não esta enchendo ovo.
Seg 18 Set - 17:25
Gente eu tenho um macho peruano de canário da terra que que já tentei três vezes para ele galar uma fêmea que tenho aqui de goias mais as três vezes ela botou 4 ovos e os quatros ovos não estava galados as duas primeira até que pode ser devido estar na muda mais a dessa vez ela já enxugou a muda e esta perfeito ele e a fêmea também mais não encheu ovo novamente faço ovoscopia depois dos 7 dias que ele deitou no ninho e nada todos sem galar.
Bom, eu preciso de ajuda, para descobrir o que pode ser.
Obrigado.
Rauine
Obrigado.
Rauine
Re: Canario da terra não esta enchendo ovo.
Seg 18 Set - 17:56
rauine escreveu:Gente eu tenho um macho peruano de canário da terra que que já tentei três vezes para ele galar uma fêmea que tenho aqui de goias mais as três vezes ela botou 4 ovos e os quatros ovos não estava galados as duas primeira até que pode ser devido estar na muda mais a dessa vez ela já enxugou a muda e esta perfeito ele e a fêmea também mais não encheu ovo novamente faço ovoscopia depois dos 7 dias que ele deitou no ninho e nada todos sem galar.
Obrigado.
Rauine
Boa tarde , são muitos os motivos :
Redução na Produção de Ovos e Fertilidade
"Existem várias causas que podem levar a queda de produção de ovos, podendo ser afetada de modo leve ou brusco, dependendo da gravidade e associação de problemas simultâneos ou não. Podem levar desde uma queda de produção de ovos ou mesmo grau eclodibilidade dos mesmos. Podemos associá-los desde:
1) Problema de Manejo
Podem afetar a produção e fertilidade desde problemas como:
a) alta densidade de gaiolas - ocorrendo super população no recinto, com alta taxa de lotação, facilitando a disseminação de doenças e mesmo estresse, caso as aves sejam de caráter territorialista;
b) não fornecimento de ração ou alimentação em grãos e complementos em quantidades e qualidade, não fornecendo assim uma dieta mínima saudável às aves;
c) sem iluminação suficiente e satisfatória, pois não permite maturação sexual adequada das aves;
d) grandes variações de temperatura (muito frio ou muito quente), favorecendo estresse térmico.
2) Nutrição
a) consumo de alimento balanceado para produção e postura. Cuidado com as rações muito calóricas (energéticas) que fazem com que as aves engordem e com isso diminuam e dificultam o cruzamento postura e eclosão de ovos. Alimentos fracos atingem diretamente a qualidade do ovo, diminuem eclosão de ovos e mesmo postura;
b) água de boa qualidade - água com contaminantes facilitam problemas intestinais, aumentam perdas de nutrientes e enfraquecem nossas matrizes;
c) evitar mudanças bruscas de alimentação;
d) deficiências nutricionais:
Falta de proteína: faz com que ocorra menor crescimento e redução da produção e tamanho de ovos.
Baixa energia: é muito necessária na produção de ovos.
Falta de vitaminas: pode mucosas e diminuição da postura, diminuição da eclosão de ovos e aumento de mortalidade de embriões.
Exemplos:
Deficiência de vitamina A: diminui postura de ovos e sua eclodibilidade, por morte de embrião.
Deficiência de vitamina D: importante na formação de casca de ovos.
Deficiência de vitamina E: embrião pode morrer a partir do 4°. dia.
Deficiência de vitamina K: morte do embrião na fase final.
Deficiência de vitamina B2: diminui número de ovos e morte em fase
intermediária de incubação.
Minerais:
cálcio e fósforo - importante na formação da casca de ovos juntamente com vitamina D. A falta de cálcio é marcada pó ovos de casca mole e fina e diminuição de postura.
magnésio - importante na composição da casca de ovo.
e) tóxicos:
micotoxinas: são toxinas produzidas por fungos, podendo afetar
diretamente na qualidade de ovos e aparelho genital feminino (podendo alterar as cascas - cascas moles).
Drogas:
1. coccidiostáticos: são drogas controladoras de coccidioses, que podem levar a: diminuição de postura, ovos de casca mole, fina, áspera e despigmentada (causada por medicamentos à base de sulfa), ovos menores, gema de coloração anormal, diminui índice de eclosão (causados por medicamentos à base de nicarbazina).
Obs: lembrar que após parar a medicação tudo volta ao normal (ás vezes pode haver um intervalo de 2 semanas para normalização).
2. inseticidas: diminui produção.
3. fungicida: diminui produção.
4. veneno de rato: diminui produção e ás vezes cascas alteradas.
a) parasitas: parasitas externos: piolhos, ácaros, leva à irritação e conseqüente estresse e diminuição de produção, parasitas intestinais: podem levar a queda de resistência. Diminuição de absorção de nutrientes, enfraquecimento e fatalmente baixa de produção e eclosão de ovos. Alguns vermes podem aparecer dentro de ovos.
b) vírus
c) bactérias: salmonelose, micoplasmose, coriza aviária, colibacitose, cólera aviária, etc. Causadoras de diferentes males que levam a queda da produção e eclosão de ovos.
persistência de ovário e oviduto direito cistos de ovários alterações hormonais trânsito de ovo mais rápido ou mais lento no oviduto (levando a maior ou menor deposição de cálcio)
Outros
Como vimos há dezenas de causas que levam a uma diminuição de postura, queda de qualidade de ovos, defeitos de casca e, enfaticamente, decréscimo e queda de eclosão de ovos, levando a um menor índice de nascimento de filhotes, em nossos planteis.
São alterações que muitas vezes são de fácil controle e correção, mas por ignorarmos tais problemas tentamos conviver e mascarar o(s) mesmo(s).
E claro que, sempre que tivermos um bom índice de eclosão e filhotes crescendo e vingando, podemos ter certeza de que nosso criadouro encontra-se em bom caminho. Controle higiênico, ambiental, manejo, controle sanitário e nutricional adequados refletem-se no sucesso de criação.
Alguns criadores muitas vezes ficam abaixo das expectativas e devem procurar auxílio de outras mais experientes e de profissional técnico.
Médicos veterinários, zootecnistas e criadores de renome não devem ser esquecidos e têm como função básica orientar, para melhorarmos dia-a-dia técnicas de criação.
Estamos engatinhando na criação de aves silvestres e quão bom seria se um dia pudéssemos ter e procriar espécies, hoje, raras e tidas como "impossíveis" de criar. Devemos a esse feito agradecer a pessoas dedicadas a um projeto de vida e de consciência ecológica."