Giardia sp++ no viveiro de Manons
ANUNCIOS
Publicidade

Últimos assuntos
Peito seco é doença?Sáb 4 maio - 8:47Eduardo Machado
Disponivel filhote de corrupião Ter 30 Abr - 9:18Eduardo Machado
Esse sou EUTer 30 Abr - 9:05Eduardo Machado
qual época melhor para choca Qui 25 Abr - 16:17Eduardo Machado
Guias para criação
Face 5
Fechar Anuncio!
Curta nosso Facebook
face 4
Fechar Anuncio!
Curta nosso Facebook
Ir para baixo
Jottha
Jottha
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente
Mensagens : 19
Pontos : 29
Reputação : 0
Data de inscrição : 17/06/2017
Idade : 42
Localização : Santos

Giardia sp++ no viveiro de Manons Empty Giardia sp++ no viveiro de Manons

Qui 28 Set - 16:00
Após exame parasitológico foi detectado Giardia sp++ no meu viveiro de Manons.
Giardia está relacionada com a ingestão de fezes. Algumas de minhas fêmeas de Manon desenvolveram esse comportamento, o que me faz lavar poleiros quase todos os dias. Já li que esse comportamento pode estar relacionado com a falta de nutrientes e até mesmo estresse. Nenhum dos casos é o problema.

Me informei que o tratamento da Giardia pode ser feito com metronidazol, ipronidazol ou ronidazol.
Encontrei esse artigo relatando o tratamento de um Coleiro usando metronidazol:
RELATO DO CASO
O presente trabalho relata um caso de giardíase em um coleiro (S. caerulescens) macho, adulto e nascido em cativeiro. O proprietário procurou ajuda de um médico veterinário após várias tentativas frustradas de melhorar o estado de saúde do animal. Já haviam sido realizados vários procedimentos terapêuticos errôneos com uso de antibioticoterapia, quando foram utilizadas oxitetraciclinas e até mesmo tilosina por 30 dias, ambos os medicamentos diluídos em água. No histórico, foi relatado que o animal apresentava períodos de normalidade seguidos de períodos de apatia e ausência do canto, sendo este ciclo observado há mais de um ano. No exame clínico, eram evidentes: astenia, apatia, penas mal assentadas, apetite depravado e seguidos movimentos de abrir e fechar os bicos. Não foi observada diarréia, tampouco o proprietário a relatou. Vol. 36 (3): 265-268. set.-dez. 2007 267 A suspeita de helmintíase intestinal foi considerada. Coletaram-se, então, as fezes, que foram armazenadas em temperatura de refrigeração (2º a 8ºC) e enviadas ao Laboratório de Doenças Parasitárias do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Espírito Santo, em Alegre. Realizado o exame coproparasitológico por meio de técnica de centrífugo-flutuação em sulfato de zinco a 33% (9), foram observados cistos de Giardia sp. Foi indicado o tratamento com metronidazol na dose de 0,65mL para 200mL de água e a utilização de água filtrada para as aves. O animal já apresentava melhora significativa no quadro clínico após o quinto dia, quando foi solicitada uma nova coleta de fezes ao proprietário, que não seguiu a orientação.

No meu caso, são 9 Manons no viveiro onde 6 deles são filhotes nascidos na segunda quinzena de Julho. 

Já noto uns dois apresentando mal assentamento de penas e abrindo e fechando o bico repetidas vezes.

Alguma ideia de como devo proceder no tratamento? Medicação mais adequada, dosagem, tempo de tratamento?
Estou a uma semana buscando informações mas tenho receio de que sem ajuda especializada eu venha a perder os pássaros.
Hoje comecei a fornecer na água dos bebedouros algumas folhas amassadas de mastruz, por seus efeitos na limpeza do intestino e também como vermífugo.
Agradeço de coração qualquer ajuda.
Um abraço a todos.


- João "Jottha" Siqueira
RPVirgulino
RPVirgulino
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente
Mensagens : 98
Pontos : 174
Reputação : 56
Data de inscrição : 02/03/2017
Idade : 29
Localização : Ribeirao Preto

Giardia sp++ no viveiro de Manons Empty Re: Giardia sp++ no viveiro de Manons

Qui 28 Set - 16:59
Boa tarde amigo,
levando em cosideração o relato que você postou a respeito do tratamento do coleiro parecia estar dando certo. Eu se fosse você e não tivesse outra alternativa, tentaria pesquisar a respeito do remedio para ver a posologia e fazer o tratamento com o mesmo , distribuindo um bebedouro para cada ave com a mesma dosagem de remédio, para que não corra o risco de algum ficar sem tomar, e faça uma higienização completa dos viveiros, acredito até que seria bom separar todos em gaiolas individuais até que passe tudo isso.
Agenor B S Jr
Agenor B S Jr
Moderador Silvestres
Moderador Silvestres
Mensagens : 1153
Pontos : 1358
Reputação : 115
Data de inscrição : 07/02/2011
Localização : sao paulo

Giardia sp++ no viveiro de Manons Empty Re: Giardia sp++ no viveiro de Manons

Sex 29 Set - 10:20
bom dia

Alguma ideia de como devo proceder no tratamento? Medicação mais adequada, dosagem, tempo de tratamento?

que tal fazer o que esta escrito ai !!!!!!!!!!!

 Foi indicado o tratamento com metronidazol na dose de 0,65mL para 200mL de água e a utilização de água filtrada para as aves. O animal já apresentava melhora significativa no quadro clínico após o quinto dia, quando foi solicitada uma nova coleta de fezes ao proprietário, que não seguiu a orientação.


tão simples
Flagyl pediatrico
são mais ou menos 1ml de metronidazol para 250ml de agua
mas como seria 1ml?
seringa graduada ou 20 gotas do produto, por 5 dias mais ou menos ate a melhora.
Jottha
Jottha
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente
Mensagens : 19
Pontos : 29
Reputação : 0
Data de inscrição : 17/06/2017
Idade : 42
Localização : Santos

Giardia sp++ no viveiro de Manons Empty Re: Giardia sp++ no viveiro de Manons

Seg 2 Out - 19:09
Boa noite amigos,
Agradeço pelas respostas.
Vou iniciar o tratamento essa semana com Metronidazol em quantidade menor que no caso do coleiro, por conta do porte dos Manons.
Farei o tratamento coletivo e volto a postar assim que fizer o novo exame parasitológico.
Um abraço a todos.


- João "Jottha" Siqueira
CÉLIA MARIA CAYRES
CÉLIA MARIA CAYRES
SUPERVISOR CHEFE
SUPERVISOR CHEFE
Mensagens : 5966
Pontos : 8925
Reputação : 565
Data de inscrição : 06/09/2013
Idade : 58
Localização : São Paulo

Giardia sp++ no viveiro de Manons Empty Re: Giardia sp++ no viveiro de Manons

Ter 3 Out - 0:17
Jottha escreveu:Boa noite amigos,
Agradeço pelas respostas.
Vou iniciar o tratamento essa semana com Metronidazol em quantidade menor que no caso do coleiro, por conta do porte dos Manons.
Farei o tratamento coletivo e volto a postar assim que fizer o novo exame parasitológico.
Um abraço a todos.
 Jottha, 


Depois nos conte sobre o resultado do tratamento



CÉLIA
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos