- CÉLIA MARIA CAYRESSUPERVISOR CHEFE
- Mensagens : 5966
Pontos : 8925
Reputação : 565
Data de inscrição : 06/09/2013
Idade : 59
Localização : São Paulo
Colar Elisabetano em Aves - Prático e Eficiente
Qua 13 Dez - 18:03
Colar Elisabetano em Aves - Prático e Eficiente
O Colar Elisabetano em aves vem sendo cada vez mais usado para diversos fins. Uma das utilidades para tal é impedir que aves que possuem o comportamento de arrancar penas possam fazê-lo. As aves que arrancam penas normalmente começam com este comportamento por algum motivo específico, que se torna conhecido com alguma investigação.
Muitas vezes este comportamento ocorre pela infestação por ectoparasitos ou por outras questões de ordem ambiental.
Algum estresse normalmente é o estopim para o início do problema, dentre as razões podemos citar: gaiolas sem nenhum tipo de enriquecimento ambiental, o companheiro de gaiola que morreu ou fugiu, pouca ou nenhuma atenção por parte dos donos.
Essas situações podem ser corrigidas facilmente e a ave naturalmente irá parar de se arrancar. O uso do Colar Elisabetano em caso de arrancamento sem dúvidas fará com que a ave pare de arrancar e as penas cresçam, entretanto, se a causa primária não foi corrigida, quando o proprietário retirar o colar, a ave voltará com o comportamento inicial. Defendo o uso do colar em ave somente quando for extremamente útil e necessário, como por exemplo em alguma lesão que não cicatriza por conta de bicadas da ave, pois o uso indiscriminado do colar trará mais malefícios relacionados ao estresse do uso deles do que solução do problema inicial da ave. O material do colar pode ser de plástico, de fabricação própria ou comprado em lojas especializadas. Ele deve ser cortado corretamente para que a ave não consiga se bicar e nem arrancar o colar, e principalmente que o colar não a machuque e não impeça o passaro de se alimentar ou se hidratar corretamente.
Texto elaborado pelo Dr Arthur Azevedo
http://www.niaas.
COMO FAZER UM COLAR ELISABETANO PARA PÁSSAROS
De tempos em tempos, sua ave pode se ferir e ter a necessidade de um colar elizabetano, semelhante ao utilizado em cães e gatos. Estes colares também são usados para impedir as aves de arrancarem suas próprias penas. Fazer este colar não é difícil, e geralmente pode ser concluído usando utensílios domésticos. É aconselhável fazê-lo antes de ser uma necessidade. Dessa forma, em caso de acidente, o colar estará pronto para uso imediato.
Instruções:
1) Meça o comprimento do bico do seu pássaro até o pescoço para determinar o tamanho do Colar Elizabetano que vai precisar. A segunda medida que você precisa é do diâmetro da parte maior da cabeça do animal.
2)Encontre um recipiente de plástico que não seja frágil, e que seja pelo menos tão grande quanto a cabeça de seu pássaro, como uma vasilha redonda ou outro recipiente de armazenamento de alimentos. Corte cuidadosamente o fundo dele utilizando uma faca de lâmina. Cubra as bordas afiadas do plástico com fita adesiva para evitar machucar seu pássaro. Corte o lado do recipiente de modo que se torne relativamente plano.
3)A cerca de um centímetro da borda, espete a parte longa do recipiente com um espeto. Ao longo de toda a borda do recipiente, faça uma série de furos com cerca de 2 centímetros de distância entre cada um.
4)Ajuste a altura do recipiente, reduzindo-o conforme a medida do comprimento do bico ao pescoço. Verifique se o colar se encaixa em volta do pescoço da ave, e corte qualquer excesso de comprimento do recipiente.
5)Passe um fio de corda resistente através da série de furos, com um pouco de saliência em cada extremidade. Coloque o colar em volta do pescoço do seu pássaro e aperte-o conforme necessário, fazendo um pequeno nó no fio ou fita para prendê-lo.
O correto é levar o pássaro para ser avaliado por um veterinário
CÉLIA
Re: Colar Elisabetano em Aves - Prático e Eficiente
Qui 14 Dez - 11:35
Bom dia amigos Criadores , ótimo artigo Célia , obrigado por compartilhar conosco , vamos que vamos ... Sucesso na Criação !