Os principais vírus dos psitacídeos
Qui 11 Jan - 15:28
Os principais vírus dos psitacídeos
As espécies de psitacídeos estão entre as mais criadas no Brasil, e constantemente surgem problemas de saúde muito característicos destas aves. Pensando nisto, preparamos uma matéria falando um pouco sobre os três principais vírus que acometem os psitacídeos e seus principais sintomas, confira abaixo:
CIRCOVÍRUS (DOENÇA DE BICO E PENAS)
Infecta preferencialmente filhotes até os três anos de vida e, pelo fato da ave jovem ainda estar com seu sistema imune em formação. Aves adultas podem ter infecções consideradas transitórias, isso mesmo, a ave fica um tempo infectada pelo vírus e depois o elimina naturalmente sem muitos efeitos negativos para a saúde da ave.
O vírus também pode infectar fígado, sistema nervoso central e o sistema imune causando diminuição da resistência a infecções. Por consequência, a morte pode ocorrer por infecções secundárias causadas por outras bactérias, fungos, parasitas ou vírus.
Os sintomas incluem perda irreversível de penas, desenvolvimento de penas anormais e bicamento de penas. Também pode aparecer crescimento anormal do bico, lesões simétricas do bico e, ocasionalmente, nas narinas. Em estágio avançado da doença é comum aparecer depressão (apatia e encorujamento) e rápida perda de peso.
HERPESVÍRUS DE PACHECO (DOENÇA DE PACHECO)
É uma hepatite viral severa, altamente contagiosa e letal. A infecção é muito rápida e contagiosa, uma ave infectada começa a disseminar o vírus entre 3 e 7 dias após o contágio. O principal sintoma da presença do vírus é quando após a introdução de uma nova ave no plantel, outras aves saudáveis começam a morrer misteriosamente.
Estudos sugerem que psitacídeos da fauna brasileira são mais suscetíveis ao vírus, os sintomas incluem aves abatidas e tristes (letargia), diarreia, penas arrepiadas, sinusites, anorexia, conjuntivite e tremores de pescoço, asa e pernas.
Em animais portadores assintomáticos foi mostrado que fatores de estresse como mudanças climáticas, realocação em plantéis, reprodução e perda do companheiro podem ativar o vírus causando a doença e morte desse animal, além de aumentar significativamente o número de vírus sendo disseminados nas fezes.
POLIOMAVÍRUS AVIÁRIO
Pode ser facilmente confundido com Circovírus, é considerado pelos especialistas como uma das doenças mais significantes que acometem aves de gaiola, o vírus é capaz de infectar a maior parte das espécies de psitacídeos do mundo.
Aparentemente o vírus causa mais mortalidade em filhotes neonatos de 14 a 56 dias, enquanto adultos podem desenvolver imunidade do vírus. Os sintomas incluem abdômen inchado, depressão, perda de apetite, anorexia, perda severa de peso, regurgitação, diarréia, desidratação, anomalia das penas, hemorragias abaixo da pele, dispneia (falta de ar), poliúria (fezes aguadas), ataxia (falta de coordenação muscular), tremores, paralisia e morte súbita.
Gostou? Não deixe de compartilhar com os amigos e visite nosso site www.scbiotec.com.br para maiores informações.
EQUIPE CRIADORES DE PÁSSAROS