TUDO SOBRE ELEFANTES: ESPÉCIES, CURIOSIDADES, HABITATS E MUITO MAIS
Sex 3 Ago - 20:20
TUDO SOBRE ELEFANTES: ESPÉCIES, CURIOSIDADES, HABITATS E MUITO MAIS
Eles são os maiores animais terrestres existentes, no entanto enfrentam um grave risco de extinção. Conhecidos por suas presas de marfim, sua tromba enorme e seu tamanho exagerado, os elefantes são bichos fascinantes.
Poucas são as pessoas que têm a oportunidade de ver um de perto, principalmente porque é muito difícil dar conta de domesticar esse gigante. Ao contrário do que parece, os elefantes podem ser bastante agressivos, principalmente na época do acasalamento, quando os níveis de testosterona o deixam “mais sensíveis”, digamos assim. Tão sensíveis que podem até matar quem atravessar seu caminho, como os humanos, por exemplo.
Por ano, cerca de 400 pessoas morrem graças à agressividade desses animais.
Conheça agora outras curiosidades sobre os elefantes.
Quantas espécies de elefantes existem?
Atualmente, existem apenas três espécies de elefantes no mundo (duas são africanas e uma é asiática).
Todas as 3 espécies correm risco de extinção, segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (UICN), principalmente por causa da ação do homem, que usa seus marfins para fazer joias, objetos de decoração, teclados de piano, etc.
Habitat: onde vivem os elefantes
Os elefantes, normalmente, vivem em savanas e florestas e são encontrados, principalmente, no
Quênia
Uganda
Tanzânia (África)
Índia
Indochina
nas ilhas da Indonésia (Ásia)
As espécies africanas e asiáticas possuem algumas características diferentes: os elefantes africanos são maiores e possuem marfim, o que não ocorre nos asiáticos.
Curiosidades
Além da questão de que todas as espécies de elefantes estão em extinção, há outras curiosidades que vale a pena saber sobre estes animais incríveis:
O elefantes têm cerca de 4 metros de altura e pesam de 4 a 6 toneladas. Suas presas podem chegar a 100 quilos;
2 - São animais herbívoros e comem cerca de 125 quilos de folhagens e plantas por dia. Bebem cerca de 200 litros de água diariamente. Para se alimentar, usam a tromba para pegar os alimentos. Muitas vezes, a fome é tanta que eles podem chegar a derrubar uma árvore;
3 - A gestação dos elefantes dura 22 meses e os filhotes demoram anos para chegar à vida adulta;
4 - Os elefantes morrem quando perdem os molares, caso contrário eles poderiam viver mais do que os 60 anos que, normalmente, vivem;
5 - Os machos adultos vivem isolados e só encontram as fêmeas para reprodução;
6 - A terra e a lama que os elefantes jogam no corpo servem como um tipo de protetor solar, é com esses elementos que eles regulam a temperatura corporal, tendo em vista que eles têm dificuldade de liberar calor, pois têm pouca superfície de pele;
7 - Assim como os humanos, os elefantes podem ser destros ou canhotos;
8 - Os pés dos elefantes têm uma camada gelatinosa que amortece o impacto da pisada deles;
9 - A tromba dos elefantes tem várias funções: além da alimentação, eles usam a tromba para interagir com os outros animais, brincando, acariciando, e até simulando um aperto de mão. Quando levantam a tromba podem estar sinalizando algum aviso ou ameaça, quando a tromba está caída, esse pode ser um sinal de submissão. A tromba também serve como instrumento de defesa e para o elefante sentir o cheiro das coisas.
10 - Elefantes raramente têm câncer e, por isso, o segredo para a cura desta doença poderia estar no DNA deles. Por causa de um gene, o Tp53, estes animais raramente são acometidos pelo crescimento descontrolado das células. Tal gene é um dos mais potentes supressores tumorais. Um estudo desenvolvido pela University of Utah e pelo Arizona State University confirma isso.
11 - Elefantes são animais muito inteligentes. Um dos 10 animais mais inteligentes de todos. Eles têm ótima memória, são super curiosos e aprender com facilidade. São empáticos com seus pares bem como com outras espécies. Usam ferramentas (galhos, ramos ou folhas) para repelirem moscas e outros animais.
12 - Elefantes são torturados, desde pequenos, para servirem de atração turística na Ásia. Para passeios e nos circos, exploram-se estes animais para o entretenimento humano e, para que eles passem a obedecer as ordens humanas, usam-se de todo tipo de maus-tratos: encarceramento, inanição, e todo torturas e todo tipo de violência.