ÁCAROS DAS PENAS
Qua 5 Dez - 0:16
ÁCAROS DAS PENAS
Em ambiente natural é comum a presença de alguns piolhos brancos/amarelados, que, normalmente não são visíveis, sendo residentes naturais, que são até benéficos para os trincas, pois removem células mortas das penas e pele e até determinadas bactérias. Quando a higiene é relaxada no criatório, o acumulo de sujeira e de fezes formam o ambiente propício para o desenvolvimento de uma superpopulação de parasitas que passam a incomodar o trinca.
Há casos, inclusive de fêmeas que abandonam o choco por se sentirem incomodadas, embora esses piolhos não se alimentem do sangue dos pássaros. As reinfestações podem acontecer a qualquer momento. Pardais e outros pássaros contribuem para o ressurgimento de novos focos.
Sintomas: O trinca passa a se coçar seguidamente ficando inquieto na gaiola. As cerdas ficam com aspecto "roído", quebradas, imperfeitas e sem brilho. Dependendo da quantidade de ácaros, podem comprometer o vôo.
Prevenção: Além da higiene, use 4 ou 5 gotas de vinagre de maçã na água do banho ajudam a manter os parasitas longe. Pulverizações quinzenais com o produto Plumas Kleen (retire todo os potes de alimentação da gaiola , osso de siba , pedra calcio e tbm o bebedor ) mantém os piolhos e outros parasitas longe dos pássaros, funcionando, ainda como repelente de insetos.