Entrevista sobre genética criatório broto
+9
José Antonio
johnatan
luisfelipe
Gustavo 07
Criadores de Pássaros
fabricio_calp
MARCELO CORAÇÃO VALENTE
Eltonpellegrini
ENIVALDO
13 participantes
Página 3 de 5 • 1, 2, 3, 4, 5
- ENIVALDOMembro de Honra
- Mensagens : 6704
Pontos : 7652
Reputação : 558
Data de inscrição : 03/02/2011
Idade : 46
Localização : Belo Horizonte
Entrevista sobre genética criatório broto
Sáb 22 Out - 9:11
Relembrando a primeira mensagem :
Prezados membros desse fórum, e aos amigos leitores, dando continuidade a nossas entrevistas, vamos falar um pouco sobre a tão falada genética, temos a certeza que irá agregar muito valor e conhecimentos a todos nos membros e leitores.
Gostaríamos de apresentar a vocês o criatório Broto senhor José Sérgio Dias o seu criatório fica na Cidade Taquaritinga, localizada no interior de São Paulo e situada na região de Ribeirão Preto.
Agradeço ao senhor José Sérgio pela atenção e oportunidade desta entrevista, pois ele esta contribuindo com sua experiência, para que todos aqui do fórum e leitores tenham a oportunidade de conhecer um pouco mais de genética e sobre torneios.
CDP – Primeiramente, para aqueles que o não conhece, conte-nos um pouco da sua historia e há quanto tempo o senhor cria pássaros?
JSD: Sou Goiano de Piracanjuba, Ex. Atleta Profissional de Futebol, atuando por diversos clubes do Brasil, Formado em Pedagogia, Educação Física e Graduado em Técnica e Treinamento Desportivo, Produtor de Eventos e dedicado criador de curió que por sua paixão, incentivo e ensinamentos de seus grandes amigos Genésio Garcia Perez (in memorian), Precédio Barbizan. Crio curiós há 27 anos, Tenho em meu criatório um grande e seleto plantel com matrizes e machos de genéticas comprovadas quanto ao canto e repetição, de onde já nasceram grandes campeões. As virtudes desta criação são os cuidados no manejo, ensinamentos aos os filhotes e a saúde do plantel. Os Destaques que nasceram neste criatório são: Broto, Pirata, Brahma, GP Charmoso, Menino do Engenho e tantos outros.
CDP - Descreva para nós como é a estrutura do seu criatório, no que diz respeito a compartimentos da criação, ou seja, às suas instalações propriamente ditas?
JSD: Meu Criatório é composto de três ambientes:
1º ambiente - ficam as fêmeas com os filhotes e no oitavo dia de vida após a sexagem os machos são separados das mães, isolados e tratados a mão por minha esposa. e por volta de 35 dias de vida separo e levo os filhotes em uma outra residência.
2º ambiente – ficam as fêmeas solteiras até pedir gala.
3º ambiente - ficam as fêmeas que já estão galadas e vão chocar.
CDP- Como surgiu o interesse de reproduzir em cativeiro e quais as espécies?
JSD: Iniciei com 12 anos de idade em minha cidade natal Piracanjuba – GO, criando Canários da terra, sendo que no ano seguinte tive que abandonar o hobby, devido à mudança para a capital, Goiânia. Fui escolhido pela a equipe do Goiás Esporte Clube para fazer parte da escolinha de base do clube, onde permaneci por um longo tempo. Já como atleta do Goiás, em uma visita a minha terra natal fui presenteado por um amigo com um Curió Pardo, lembro-me como se fosse hoje, um curió sem rabo, de porte médio meio arisco, comecei a passear, levar no brejo e ele foi abrindo fogo se tornando um excelente pássaro, muito forte de fibra que despertou o interesse de muitos criadores. Dessa convivência nasceu o meu amor e respeito por essa ave.
CDP – Para aqueles que estão querendo começar uma criação voltada para a genética, qual o primeiro passo, o que é necessário fazer?
JSD: Que antes de iniciar procure orientação de pessoas sérias adquira pássaros de criatórios amadores ou comerciais regularizados, que tenha tido bons resultados na categoria que você irá focar sua criação, lembre-se que nem sempre a frase serve ou serviu para o autor, adquira conhecimentos, dedicação e amor.
CDP – A formação de um plantel é essencial para o sucesso da reprodução?
JSD: Genética, dedicação, manejo, amor e conhecimentos, somente com essas atitudes é que o sucesso chega.
CDP – Qual é a melhor maneira de reproduzir os curió em ambiente doméstico, gaiola ou viveiros?
JSD: Isso vai do espaço que o interessado tem, aqui em meu criatório crio em gaiolas.
CDP – Qual o tamanho ideal das gaiolas?
JSD: Peço aos amigos que visitem minha pagina que poderão visualizar as gaiolas.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
CDP- Geneticamente falando, qual a base da raça com que trabalha?
JSD: Tenho um pouco de tudo que já deu e dá certo no País a nível de canto praia grande clássico com repetição, são descendentes do: Albatroz, Monarca, Miracatu, GP 20, Caxingui, Mil, Goiano, Mandrake, Jaraguá, Gonzaguinha, Celebridade, sendo que a Raça BRAHMA foi criada por mim.
CDP – Qual foi seu maior obstáculo no começo da criação do curió?
JSD: Não tive obstáculos
CDP- A sua criação é voltada exclusivamente ou não para curiós Praia Grande Clássico?
JSD: Exclusivamente para o praia grande clássico
CDP- O trabalho de vetorização de canto como é feito, na questão de CD, ambiente, e o manejo com os pássaros?
JSD: O Trabalho de Vetorização começa logo após a fêmea ser galada, sendo que depois dessa fase ela vai para outro ambiente onde ficam somente as fêmeas chocando, ao nascerem os filhotes, no oitavo dia de vida após a sexagem os machos são separados das mães, isolados e tratados a mão por minha esposa. e por volta de 35 dias de vida separo e levo os filhotes em uma outra residência, permanecendo nesse local até seguir para um novo proprietário. Uso Cd editado por mim. As fêmeas filhotas deixo-as juntas em um gaiolão no mesmo ambiente das fêmeas solteiras recebendo o mesma alimentação das mães para se adaptarem e serem futuras criadeiras.
CPD – Atualmente o seu plantel é formado por quantas fêmeas e machos?
JSD: tenho 50 fêmeas e 20 Machos.
CDP- Nos diga algumas de suas principais fêmeas e galadores, bem como se possível as suas ascendências?
JSD: Peço aos amigos que visite meu site: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Aqui todas as informações solicitadas poderão ser consultadas.
CDP - Tem algum curió da sua criação que já tenha sido revelação? Em caso positivo cite para nós o seu nome, genética e eventual conquista?
1) - Campeão Brasileiro PGC com o Pardo PIRATA (Miracatu X Brahma);
2) - Vice Campeão Brasileiro PGC com o BROTO (Miracatu X Brahma)
Segue alguns link dos meus curiós atuais: Já enviados.
CDP- Como criador regularmente cadastrado no IBAMA, o senhor tem enfrentado algum problema com a liberação anilhas, e tem prejudicado na sua criação?
JSD: Estamos atravessando a pior fase da historia na criação domestica. Afirmo que o maior prejuízo são das aves, devido a ambição de alguns.
CPD – Como é feita a preparação dos pássaros para época de reprodução e quando começa?
JSD: Eu não tenho uma maneira especial, tenho meu manejo, faço constantemente isso é rotina não sou adepto a ficar dando medicamentos aleatórios, não fico enchendo a gaiola de variedades de comida. Tenho como base, alpiste, quirera de milho, mineral, água limpa no bebedouro, banho diário, higiene das gaiolas, ambiente amplo, bem arejado e iluminado, portas e janelas protegidas.
CPD – Existe alguma diferença nesta preparação entre machos e fêmeas?
JSD: Utilizo a mesma alimentação para todos. Sendo que com alguns machos às vezes levo para um passeio.
CPD – Existe algum sinal para saber se o macho é um bom galador?
JSD: Acredito que todos os machos por natureza são reprodutores, o que acontece muitas vezes, que o criador utiliza desse macho sem que o mesmo esteja em plena forma e pronto para reproduzir. Mais é inegável que existe raças em que são mais fogosos exemplo disso são os descendentes das raças Gaiola Preta, Miracatu, Soberanos, Goianos.
CPD – Como saber se uma fêmea é uma boa criadeira?
JSD: Fêmeas também por natureza são reprodutoras, o que ocorre é que muitas às vezes não se adaptam a determinado manejo, ambiente e com isso não são valorizadas. Aqui em casa, desde novinha as feminhas filhotes recebem o mesmo tratamento das mães, permanecendo no mesmo ambiente. O Resultado disso é que muitas criam bem novinhas em torno do oitavo mês.
CPD – Como fazer o namoro entre macho e fêmea, e qual o critério utilizado, para saber qual macho vai galar qual fêmea?
JSD: Não Existe esse namoro, geralmente quando separo minhas fêmeas e coloco os ninhos eu deixo um dos meus curiós cantando no criatório, isso por si só já as deixa doida para criarem. Os critérios utilizados, para selecionar as cruzas é um minucioso estudo genético, buscando as raças que obtiveram sucessos em cruzamentos já realizados, observações em qualidade de voz, porte, e tendência para aprendizagem e repetição.
CPD – A fêmea pede gala por quantos dias?
JSD: de 2 a 5 dias geralmente
CPD – Quais os cuidados com a fêmea depois da gala?
JSD: que ela permaneça no lugar que esta adaptada e que fique tranqüila para chocar.
CPD – Quando normalmente você começa e pára de criar a cada temporada?
JSD: No inicio setembro e no final de fevereiro.
CPD – Quando deve ser colocado o ninho na gaiola, para a fêmea construir, e no viveiro quais as matérias usadas, e quanto tempo levar para fêmea construir o ninho?
JSD: Colocasse os ninhos assim que ela já estiver com a muda de penas concluída por completo, fogosa e sozinha no seu gaiolão.
No viveiro mais ou menos em torno de uma semana, pode ser utilizado raiz de capim da favorita, capim amargo ou a palha do coco.
CPD – O senhor costuma usar, uma alimentação diferenciada, para época pré-reprodução e pós-reprodução?
JSD: Utilizo sempre a mesma farinhada feita por mim mesmo.
CPD – Quais tipos de alimentos devem ser fornecidos as matrizes para alimentar os filhotes?
JSD: Os mesmo alimentos já utilizados, sendo acrescido da farinhada com ovo.
CPD – Como deve ser a alimentação dos filhotes, o senhor costuma ajudar as fêmeas, no tratamento dos filhotes?
JSD: Meus Filhotes são tratados a mão, por minha mulher.
CPD – Quais são os ricos de deixar o macho com a fêmea nesta fase?
JSD: Pode acorrer que um ou outro mate os filhotes ou o seu par.
CPD – Com quantos dias pode-se anilhar os filhotes?
JSD: Isso deve ser feito até o sexto dia de vida.
CPD – Por quantos dias os filhotes permanecem no ninho?
JSD: 13 dias
CPD – Quais são os cuidados que o Criador deve ter com as matrizes e filhotes?
JSD: Que dando a fêmeas e seus filhotes tenha ótima higiene, alimentação farta, lugar tranqüilo livre de correntes de ventos.
CPD – Qual a idade ideal para aparta os filhotes?
JSD: 35 dias
CPD – As fêmeas no geral estão maduras sexualmente a partir de que idade?
JSD: não há regras especificas as fêmeas criadas aqui em casa e que permanece comigo criam por volta do oitavo mês, mais não são todas.
CPD – Como a sua experiência após esses anos todos, qual pode ser o maior erro ao iniciar a criação?
JSD: Penso que não existe um erro, pois tudo vale como experiência.
CPD – No geral quais os cuidados necessários que o criador deve ficar atento na aquisição de um pássaro?
JSD: Ser de criatórios regularizados junto ao IBAMA, ser de pessoas confiáveis de boa índole.
CPD – Descreva para nós como deve ser feita a escolha das matrizes para quem quer iniciar a criação?
JSD: Adquirir pássaros de genética que já tenha tido resultados comprovados no seguimento desejado pelo o novo criador.
CPD – Quais são as doenças mais comuns nos filhotes e como deve ser feita a prevenção?
JSD: Coccidiose. A melhor prevenção é, bons hábitos de higiene, banho de sol.
CPD – Qual é a sua expectativa perante a IN10, e se realmente ela vai contribuir para a preservação dos nossos alados?
JSD: Essa IN 10 com o tempo e a publicação da lista vai destruir os criadores tanto amadores com os Comerciais.
CPD – Para aqueles que ainda, não tomaram consciência, e tem pássaros ilegais, qual a sua mensagem para eles?
JSD: A ilegalidade não vale à pena. Cadastre-se no IBAMA.
CPD – O senhor gostaria de deixar uma mensagem para os membros do fórum sobre o futuro da criação em ambiente doméstico?
JSD: Minha mensagem é de otimismo, mesmo sabendo que nossos representantes tem como visão a criação comercial, esquecendo que criar e preservar pássaros é pura paixão e que paixão não se rotula em amador ou comercial.
Informo aos amigos que meu site esta passado por reformas e logo as novidades estarão disponíveis. Estou incluindo as arvores genealógicas.
José Sérgio Dias
Criatório Broto
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Email: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Telefones
16 3252-3914
16 9786-9035
Prezados membros desse fórum, e aos amigos leitores, dando continuidade a nossas entrevistas, vamos falar um pouco sobre a tão falada genética, temos a certeza que irá agregar muito valor e conhecimentos a todos nos membros e leitores.
Gostaríamos de apresentar a vocês o criatório Broto senhor José Sérgio Dias o seu criatório fica na Cidade Taquaritinga, localizada no interior de São Paulo e situada na região de Ribeirão Preto.
Agradeço ao senhor José Sérgio pela atenção e oportunidade desta entrevista, pois ele esta contribuindo com sua experiência, para que todos aqui do fórum e leitores tenham a oportunidade de conhecer um pouco mais de genética e sobre torneios.
CDP – Primeiramente, para aqueles que o não conhece, conte-nos um pouco da sua historia e há quanto tempo o senhor cria pássaros?
JSD: Sou Goiano de Piracanjuba, Ex. Atleta Profissional de Futebol, atuando por diversos clubes do Brasil, Formado em Pedagogia, Educação Física e Graduado em Técnica e Treinamento Desportivo, Produtor de Eventos e dedicado criador de curió que por sua paixão, incentivo e ensinamentos de seus grandes amigos Genésio Garcia Perez (in memorian), Precédio Barbizan. Crio curiós há 27 anos, Tenho em meu criatório um grande e seleto plantel com matrizes e machos de genéticas comprovadas quanto ao canto e repetição, de onde já nasceram grandes campeões. As virtudes desta criação são os cuidados no manejo, ensinamentos aos os filhotes e a saúde do plantel. Os Destaques que nasceram neste criatório são: Broto, Pirata, Brahma, GP Charmoso, Menino do Engenho e tantos outros.
CDP - Descreva para nós como é a estrutura do seu criatório, no que diz respeito a compartimentos da criação, ou seja, às suas instalações propriamente ditas?
JSD: Meu Criatório é composto de três ambientes:
1º ambiente - ficam as fêmeas com os filhotes e no oitavo dia de vida após a sexagem os machos são separados das mães, isolados e tratados a mão por minha esposa. e por volta de 35 dias de vida separo e levo os filhotes em uma outra residência.
2º ambiente – ficam as fêmeas solteiras até pedir gala.
3º ambiente - ficam as fêmeas que já estão galadas e vão chocar.
CDP- Como surgiu o interesse de reproduzir em cativeiro e quais as espécies?
JSD: Iniciei com 12 anos de idade em minha cidade natal Piracanjuba – GO, criando Canários da terra, sendo que no ano seguinte tive que abandonar o hobby, devido à mudança para a capital, Goiânia. Fui escolhido pela a equipe do Goiás Esporte Clube para fazer parte da escolinha de base do clube, onde permaneci por um longo tempo. Já como atleta do Goiás, em uma visita a minha terra natal fui presenteado por um amigo com um Curió Pardo, lembro-me como se fosse hoje, um curió sem rabo, de porte médio meio arisco, comecei a passear, levar no brejo e ele foi abrindo fogo se tornando um excelente pássaro, muito forte de fibra que despertou o interesse de muitos criadores. Dessa convivência nasceu o meu amor e respeito por essa ave.
CDP – Para aqueles que estão querendo começar uma criação voltada para a genética, qual o primeiro passo, o que é necessário fazer?
JSD: Que antes de iniciar procure orientação de pessoas sérias adquira pássaros de criatórios amadores ou comerciais regularizados, que tenha tido bons resultados na categoria que você irá focar sua criação, lembre-se que nem sempre a frase serve ou serviu para o autor, adquira conhecimentos, dedicação e amor.
CDP – A formação de um plantel é essencial para o sucesso da reprodução?
JSD: Genética, dedicação, manejo, amor e conhecimentos, somente com essas atitudes é que o sucesso chega.
CDP – Qual é a melhor maneira de reproduzir os curió em ambiente doméstico, gaiola ou viveiros?
JSD: Isso vai do espaço que o interessado tem, aqui em meu criatório crio em gaiolas.
CDP – Qual o tamanho ideal das gaiolas?
JSD: Peço aos amigos que visitem minha pagina que poderão visualizar as gaiolas.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
CDP- Geneticamente falando, qual a base da raça com que trabalha?
JSD: Tenho um pouco de tudo que já deu e dá certo no País a nível de canto praia grande clássico com repetição, são descendentes do: Albatroz, Monarca, Miracatu, GP 20, Caxingui, Mil, Goiano, Mandrake, Jaraguá, Gonzaguinha, Celebridade, sendo que a Raça BRAHMA foi criada por mim.
CDP – Qual foi seu maior obstáculo no começo da criação do curió?
JSD: Não tive obstáculos
CDP- A sua criação é voltada exclusivamente ou não para curiós Praia Grande Clássico?
JSD: Exclusivamente para o praia grande clássico
CDP- O trabalho de vetorização de canto como é feito, na questão de CD, ambiente, e o manejo com os pássaros?
JSD: O Trabalho de Vetorização começa logo após a fêmea ser galada, sendo que depois dessa fase ela vai para outro ambiente onde ficam somente as fêmeas chocando, ao nascerem os filhotes, no oitavo dia de vida após a sexagem os machos são separados das mães, isolados e tratados a mão por minha esposa. e por volta de 35 dias de vida separo e levo os filhotes em uma outra residência, permanecendo nesse local até seguir para um novo proprietário. Uso Cd editado por mim. As fêmeas filhotas deixo-as juntas em um gaiolão no mesmo ambiente das fêmeas solteiras recebendo o mesma alimentação das mães para se adaptarem e serem futuras criadeiras.
CPD – Atualmente o seu plantel é formado por quantas fêmeas e machos?
JSD: tenho 50 fêmeas e 20 Machos.
CDP- Nos diga algumas de suas principais fêmeas e galadores, bem como se possível as suas ascendências?
JSD: Peço aos amigos que visite meu site: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Aqui todas as informações solicitadas poderão ser consultadas.
CDP - Tem algum curió da sua criação que já tenha sido revelação? Em caso positivo cite para nós o seu nome, genética e eventual conquista?
1) - Campeão Brasileiro PGC com o Pardo PIRATA (Miracatu X Brahma);
2) - Vice Campeão Brasileiro PGC com o BROTO (Miracatu X Brahma)
Segue alguns link dos meus curiós atuais: Já enviados.
CDP- Como criador regularmente cadastrado no IBAMA, o senhor tem enfrentado algum problema com a liberação anilhas, e tem prejudicado na sua criação?
JSD: Estamos atravessando a pior fase da historia na criação domestica. Afirmo que o maior prejuízo são das aves, devido a ambição de alguns.
CPD – Como é feita a preparação dos pássaros para época de reprodução e quando começa?
JSD: Eu não tenho uma maneira especial, tenho meu manejo, faço constantemente isso é rotina não sou adepto a ficar dando medicamentos aleatórios, não fico enchendo a gaiola de variedades de comida. Tenho como base, alpiste, quirera de milho, mineral, água limpa no bebedouro, banho diário, higiene das gaiolas, ambiente amplo, bem arejado e iluminado, portas e janelas protegidas.
CPD – Existe alguma diferença nesta preparação entre machos e fêmeas?
JSD: Utilizo a mesma alimentação para todos. Sendo que com alguns machos às vezes levo para um passeio.
CPD – Existe algum sinal para saber se o macho é um bom galador?
JSD: Acredito que todos os machos por natureza são reprodutores, o que acontece muitas vezes, que o criador utiliza desse macho sem que o mesmo esteja em plena forma e pronto para reproduzir. Mais é inegável que existe raças em que são mais fogosos exemplo disso são os descendentes das raças Gaiola Preta, Miracatu, Soberanos, Goianos.
CPD – Como saber se uma fêmea é uma boa criadeira?
JSD: Fêmeas também por natureza são reprodutoras, o que ocorre é que muitas às vezes não se adaptam a determinado manejo, ambiente e com isso não são valorizadas. Aqui em casa, desde novinha as feminhas filhotes recebem o mesmo tratamento das mães, permanecendo no mesmo ambiente. O Resultado disso é que muitas criam bem novinhas em torno do oitavo mês.
CPD – Como fazer o namoro entre macho e fêmea, e qual o critério utilizado, para saber qual macho vai galar qual fêmea?
JSD: Não Existe esse namoro, geralmente quando separo minhas fêmeas e coloco os ninhos eu deixo um dos meus curiós cantando no criatório, isso por si só já as deixa doida para criarem. Os critérios utilizados, para selecionar as cruzas é um minucioso estudo genético, buscando as raças que obtiveram sucessos em cruzamentos já realizados, observações em qualidade de voz, porte, e tendência para aprendizagem e repetição.
CPD – A fêmea pede gala por quantos dias?
JSD: de 2 a 5 dias geralmente
CPD – Quais os cuidados com a fêmea depois da gala?
JSD: que ela permaneça no lugar que esta adaptada e que fique tranqüila para chocar.
CPD – Quando normalmente você começa e pára de criar a cada temporada?
JSD: No inicio setembro e no final de fevereiro.
CPD – Quando deve ser colocado o ninho na gaiola, para a fêmea construir, e no viveiro quais as matérias usadas, e quanto tempo levar para fêmea construir o ninho?
JSD: Colocasse os ninhos assim que ela já estiver com a muda de penas concluída por completo, fogosa e sozinha no seu gaiolão.
No viveiro mais ou menos em torno de uma semana, pode ser utilizado raiz de capim da favorita, capim amargo ou a palha do coco.
CPD – O senhor costuma usar, uma alimentação diferenciada, para época pré-reprodução e pós-reprodução?
JSD: Utilizo sempre a mesma farinhada feita por mim mesmo.
CPD – Quais tipos de alimentos devem ser fornecidos as matrizes para alimentar os filhotes?
JSD: Os mesmo alimentos já utilizados, sendo acrescido da farinhada com ovo.
CPD – Como deve ser a alimentação dos filhotes, o senhor costuma ajudar as fêmeas, no tratamento dos filhotes?
JSD: Meus Filhotes são tratados a mão, por minha mulher.
CPD – Quais são os ricos de deixar o macho com a fêmea nesta fase?
JSD: Pode acorrer que um ou outro mate os filhotes ou o seu par.
CPD – Com quantos dias pode-se anilhar os filhotes?
JSD: Isso deve ser feito até o sexto dia de vida.
CPD – Por quantos dias os filhotes permanecem no ninho?
JSD: 13 dias
CPD – Quais são os cuidados que o Criador deve ter com as matrizes e filhotes?
JSD: Que dando a fêmeas e seus filhotes tenha ótima higiene, alimentação farta, lugar tranqüilo livre de correntes de ventos.
CPD – Qual a idade ideal para aparta os filhotes?
JSD: 35 dias
CPD – As fêmeas no geral estão maduras sexualmente a partir de que idade?
JSD: não há regras especificas as fêmeas criadas aqui em casa e que permanece comigo criam por volta do oitavo mês, mais não são todas.
CPD – Como a sua experiência após esses anos todos, qual pode ser o maior erro ao iniciar a criação?
JSD: Penso que não existe um erro, pois tudo vale como experiência.
CPD – No geral quais os cuidados necessários que o criador deve ficar atento na aquisição de um pássaro?
JSD: Ser de criatórios regularizados junto ao IBAMA, ser de pessoas confiáveis de boa índole.
CPD – Descreva para nós como deve ser feita a escolha das matrizes para quem quer iniciar a criação?
JSD: Adquirir pássaros de genética que já tenha tido resultados comprovados no seguimento desejado pelo o novo criador.
CPD – Quais são as doenças mais comuns nos filhotes e como deve ser feita a prevenção?
JSD: Coccidiose. A melhor prevenção é, bons hábitos de higiene, banho de sol.
CPD – Qual é a sua expectativa perante a IN10, e se realmente ela vai contribuir para a preservação dos nossos alados?
JSD: Essa IN 10 com o tempo e a publicação da lista vai destruir os criadores tanto amadores com os Comerciais.
CPD – Para aqueles que ainda, não tomaram consciência, e tem pássaros ilegais, qual a sua mensagem para eles?
JSD: A ilegalidade não vale à pena. Cadastre-se no IBAMA.
CPD – O senhor gostaria de deixar uma mensagem para os membros do fórum sobre o futuro da criação em ambiente doméstico?
JSD: Minha mensagem é de otimismo, mesmo sabendo que nossos representantes tem como visão a criação comercial, esquecendo que criar e preservar pássaros é pura paixão e que paixão não se rotula em amador ou comercial.
Informo aos amigos que meu site esta passado por reformas e logo as novidades estarão disponíveis. Estou incluindo as arvores genealógicas.
José Sérgio Dias
Criatório Broto
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Email: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Telefones
16 3252-3914
16 9786-9035
Criar é uma arte e devemos fazer da melhor maneira possível
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
- ENIVALDOMembro de Honra
- Mensagens : 6704
Pontos : 7652
Reputação : 558
Data de inscrição : 03/02/2011
Idade : 46
Localização : Belo Horizonte
Re: Entrevista sobre genética criatório broto
Dom 23 Out - 17:14
Eltonpellegrini escreveu:ENIVALDO escreveu:CPD – O senhor gostaria de deixar uma mensagem para os membros do fórum sobre o futuro da criação em ambiente doméstico?
JSD: Minha mensagem é de otimismo, mesmo sabendo que nossos representantes tem como visão a criação comercial, esquecendo que criar e preservar pássaros é pura paixão e que paixão não se rotula em amador ou comercial.
Se atentem a esse trecho ,pra queles que não estão com fé que poderemos criar nossas aves em paz ,e ótima entrevista , Parabéns Enivaldo
Elton
É isso ai amigo não podemos desanimar, devemos seguir em frente...
Criar é uma arte e devemos fazer da melhor maneira possível
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
- José AntonioMembro de Honra
- Mensagens : 3170
Pontos : 3446
Reputação : 116
Data de inscrição : 08/12/2010
Idade : 42
Localização : Pariquera-Açú (Vale do Ribeira-SP)
Re: Entrevista sobre genética criatório broto
Dom 20 Nov - 21:25
Parabéns pela entrevista conseguida Enivaldo.
Nada como termos o privilégio de ter alguém que vá buscar essas sérias informações!
Nada como termos o privilégio de ter alguém que vá buscar essas sérias informações!
- Anthony ThellPasarinheiro Expert
- Mensagens : 2491
Pontos : 2669
Reputação : 80
Data de inscrição : 07/12/2010
Idade : 26
Localização : Macaé-RJ
Re: Entrevista sobre genética criatório broto
Seg 28 Nov - 22:37
Amigo ainda não tinha visto bem legal essa matéria...Bastante coisa interessante e importante.
- Anthony ThellPasarinheiro Expert
- Mensagens : 2491
Pontos : 2669
Reputação : 80
Data de inscrição : 07/12/2010
Idade : 26
Localização : Macaé-RJ
Re: Entrevista sobre genética criatório broto
Seg 28 Nov - 22:48
Gente olhem só esse video:
Ouviram no fundo a musica?
Musica classica...Cúrios classicos,tudo classico!!
Ouviram no fundo a musica?
Musica classica...Cúrios classicos,tudo classico!!
- José AntonioMembro de Honra
- Mensagens : 3170
Pontos : 3446
Reputação : 116
Data de inscrição : 08/12/2010
Idade : 42
Localização : Pariquera-Açú (Vale do Ribeira-SP)
Re: Entrevista sobre genética criatório broto
Ter 29 Nov - 21:47
Anthony Thell escreveu:Gente olhem só esse video:https://www.youtube.com/watch?v=ZncO9P0gLx8
Ouviram no fundo a musica?
Musica classica...Cúrios classicos,tudo classico!!
Tem alguma coisa de errado com o link.