coleiro e suas doenças
+10
ricardo velho magalhães
Lucas Santos
tonybross
Calixto Nascimento
Leonardo Santtos
NAVAL
Reges_sc
ENIVALDO
Anthony Thell
edmilso
14 participantes
Página 4 de 4 • 1, 2, 3, 4
- edmilsoPassarinheiro Junior
Pontos : 236
Reputação : 0
coleiro e suas doenças
Seg 21 Mar - 11:48
Relembrando a primeira mensagem :
COLEIRO E SUAS DOEÇAS
Por Ana Roberta de Almeida Veterinária
Revista Pássaros47
Os Coleiros săo pássaros de fibra muito especiais, porém a sua maior fragilidade ocorre no sistema
respiratório nos períodos pré, durante e pós muda (seca de muda), onde podem sofrer graves
distúrbios, por diferentes agentes patológicos (vírus, fungos, bactérias, ácaros ).
Doenças do sistema respiratório inferior
O sistema respiratório inferior incluem os brônquios principais, os pulmőes, os sacos aéreos e os os
sos
pneumáticos. Como os sacos aéreos săo pouco supridos com sangue e năo possuem cílios e
secreçőes grandulares para auxiliar a remoçăo dos agentes infecciosos e do material estranho, eles
săo relativamente suscetíveis a doença. Note que os sacos aéreos năo se comunicam diretamente
entre si.
Etiologia
(causa do problema)
As causas subjacentes ou os fatores predisponentes que levam a doenças dos brônquios, dos pulmőes
e dos sacos aéreos, incluem itens mecânicos, ambientais, infecciosos, parasitários e neoplásicos.
• Os fatores mecânicos incluem inalaçăo de material estranho (por exemplo: sangue, soluçăo de ali
-
mentaçăo forçada) , resultando em dispnéia (distúrbio respiratório) aguda, no caso da aspiraçăo de
grandes volumes a morte é geral mente instantânea;
• Os fatores ambientais incluem ir ritantes aerógenos e toxinas. A inflamaçăo> resultante pode causar
excesso e produçăo de muco, alteraçőes pulmonares crônicas (por exemplo: espessamento dos
brônquios e aéreossaculite;
> A inalaçăo de toxinas (por exemplo: o Monóxido de Carbono e vapores de Polímero provenientes do
Teflon/ revestimento de panelas) podem causar hemorragia pulmonar aguda e morte;
> As alergias podem causar infla maçăo do tecido pulmonar, com espessamento e edema (coleçăo de
líquido) peribronquico;
·Os agentes infecciosos (como bactérias, vírus, fungos e mi cobactérias) podem levar a pneumonia e
granuIomas pulmonares ou de saco aéreo;
• Os parasitos dos brônquios, dos pulmőes e dos sacos aéreos podem causar tosse, espirros e
respiraçőes profundas e muito lentas;
• A neoplasia (cresci mento celular disforme irregular com malignidade) dos brônquios e dos pulmőes é
incomum mas devesse considerar, no ano passa do atendi dois casos.
Sinais clínicos
Os sinais clínicos incluem:
1 Dispnéia aguda ou severa, oscilaçăo da cauda e movimentos respiratórios acentuados (o pássaro fica
muito ofegante);
2 Podem apresentar tosse e espirros;
3 Sons respiratórios abafados e estertores audíveis (ruídos) durante a respiraçăo. d) Problemas
respiratórios de vias superiores intercorrentes.
Diante desses sinais clínicos procure imediatamente assistęncia Médica Veterinária, porém para
prevençăo mantenha o pássaro em ambiente arejado, absolutamente protegido de correntes de vento e
com sementes limpas livres de toxinas com água e alimentos sempre frescos e fundos de gaiola limpos
a areia comestível deve ser ser vida em potinhos e năo no fundo da gaiola.
É válido ressaltar que estes processos patológicos podem acometer qualquer pássaro.
espero q sirva de ajuda a alguém
COLEIRO E SUAS DOEÇAS
Por Ana Roberta de Almeida Veterinária
Revista Pássaros47
Os Coleiros săo pássaros de fibra muito especiais, porém a sua maior fragilidade ocorre no sistema
respiratório nos períodos pré, durante e pós muda (seca de muda), onde podem sofrer graves
distúrbios, por diferentes agentes patológicos (vírus, fungos, bactérias, ácaros ).
Doenças do sistema respiratório inferior
O sistema respiratório inferior incluem os brônquios principais, os pulmőes, os sacos aéreos e os os
sos
pneumáticos. Como os sacos aéreos săo pouco supridos com sangue e năo possuem cílios e
secreçőes grandulares para auxiliar a remoçăo dos agentes infecciosos e do material estranho, eles
săo relativamente suscetíveis a doença. Note que os sacos aéreos năo se comunicam diretamente
entre si.
Etiologia
(causa do problema)
As causas subjacentes ou os fatores predisponentes que levam a doenças dos brônquios, dos pulmőes
e dos sacos aéreos, incluem itens mecânicos, ambientais, infecciosos, parasitários e neoplásicos.
• Os fatores mecânicos incluem inalaçăo de material estranho (por exemplo: sangue, soluçăo de ali
-
mentaçăo forçada) , resultando em dispnéia (distúrbio respiratório) aguda, no caso da aspiraçăo de
grandes volumes a morte é geral mente instantânea;
• Os fatores ambientais incluem ir ritantes aerógenos e toxinas. A inflamaçăo> resultante pode causar
excesso e produçăo de muco, alteraçőes pulmonares crônicas (por exemplo: espessamento dos
brônquios e aéreossaculite;
> A inalaçăo de toxinas (por exemplo: o Monóxido de Carbono e vapores de Polímero provenientes do
Teflon/ revestimento de panelas) podem causar hemorragia pulmonar aguda e morte;
> As alergias podem causar infla maçăo do tecido pulmonar, com espessamento e edema (coleçăo de
líquido) peribronquico;
·Os agentes infecciosos (como bactérias, vírus, fungos e mi cobactérias) podem levar a pneumonia e
granuIomas pulmonares ou de saco aéreo;
• Os parasitos dos brônquios, dos pulmőes e dos sacos aéreos podem causar tosse, espirros e
respiraçőes profundas e muito lentas;
• A neoplasia (cresci mento celular disforme irregular com malignidade) dos brônquios e dos pulmőes é
incomum mas devesse considerar, no ano passa do atendi dois casos.
Sinais clínicos
Os sinais clínicos incluem:
1 Dispnéia aguda ou severa, oscilaçăo da cauda e movimentos respiratórios acentuados (o pássaro fica
muito ofegante);
2 Podem apresentar tosse e espirros;
3 Sons respiratórios abafados e estertores audíveis (ruídos) durante a respiraçăo. d) Problemas
respiratórios de vias superiores intercorrentes.
Diante desses sinais clínicos procure imediatamente assistęncia Médica Veterinária, porém para
prevençăo mantenha o pássaro em ambiente arejado, absolutamente protegido de correntes de vento e
com sementes limpas livres de toxinas com água e alimentos sempre frescos e fundos de gaiola limpos
a areia comestível deve ser ser vida em potinhos e năo no fundo da gaiola.
É válido ressaltar que estes processos patológicos podem acometer qualquer pássaro.
espero q sirva de ajuda a alguém
Edmilso :afro:
- miguel correaPassarinheiro Recente
Pontos : 13
Reputação : 0
Re: coleiro e suas doenças
Qua 6 Mar - 17:58
Amigos, desculpem postar aqui outro assunto. Não consegui enviar (ou não sei) por outra via. Hoje fui comprar esterco na região rural de Igarapé (MG). No sítio, vi uma sabiá laranjeira engaiolada sem a pata direita. O dono disse-me que fora amputada por ele depois que algum bicho comeu parte dos dedos. A outra pata e pernas estavam como aquelas patas de belgas encarunchadas. As unhas estavam grandes e crescidas de forma irregular. Percebi que o animal ficava mais no chão do que nos poleiros, talvez o contato com as fezes estivessem causando os problemas. Todavia ao se chegar perto ela ia aos poleiros. Achei muito triste. Questionado por mim sobre o pássaro ficar tano tempo no chão da gaiola, ele respondeu-me que é assim na natureza, pois vivem ciscando. Ignorância. Acham que posso ajudar de alguma forma, algum medicamento ou sugestão?
Grato e abraços a todos. Miguel
Re: coleiro e suas doenças
Qua 6 Mar - 19:30
miguel correa escreveu:Amigos, desculpem postar aqui outro assunto. Não consegui enviar (ou não sei) por outra via. Hoje fui comprar esterco na região rural de Igarapé (MG). No sítio, vi uma sabiá laranjeira engaiolada sem a pata direita. O dono disse-me que fora amputada por ele depois que algum bicho comeu parte dos dedos. A outra pata e pernas estavam como aquelas patas de belgas encarunchadas. As unhas estavam grandes e crescidas de forma irregular. Percebi que o animal ficava mais no chão do que nos poleiros, talvez o contato com as fezes estivessem causando os problemas. Todavia ao se chegar perto ela ia aos poleiros. Achei muito triste. Questionado por mim sobre o pássaro ficar tano tempo no chão da gaiola, ele respondeu-me que é assim na natureza, pois vivem ciscando. Ignorância. Acham que posso ajudar de alguma forma, algum medicamento ou sugestão?
Por favor faça um novo tópico com a duvida :
Abraços