vetorização em filhotes
ANUNCIOS
Publicidade

Últimos assuntos
Como Criar Azulão Qua 20 Nov - 9:06Criadores de Pássaros
Saiba Tudo Sobre a Criação de ColeiroQui 14 Nov - 8:39Criadores de Pássaros
O canto do Trinca Ferro Qui 14 Nov - 8:35Criadores de Pássaros
PintassilgoSeg 11 Nov - 8:18Criadores de Pássaros
Dicas de manejo para coleiros. Leiam, é muito importante!Seg 11 Nov - 8:17Criadores de Pássaros
Pode dar ovo cozido para papa capim?Seg 11 Nov - 8:12Criadores de Pássaros
asa machucada Seg 11 Nov - 8:05Criadores de Pássaros
Qual importância da rotina de sono das aves?Seg 11 Nov - 8:02Criadores de Pássaros
Meu periquito Seg 11 Nov - 7:58Criadores de Pássaros
Guias para criação
Ir para baixo
alexdesl
alexdesl
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente
Pontos : 45
Reputação : 3

vetorização em filhotes Empty vetorização em filhotes

Sex 23 Mar - 11:30
bom dia amigos , estou aqui para pedir informação a voçes de como se dá a correta vetorização em filhotes de curió,adquiri esta semana do seu oscar do criadouro magnifico um belo filhote que vai completar 3 meses de vida no dia 3 de abril e estou deixando ele ouvir o cd ana dias prata,as minhas duvidas são as seguintes;o cd tem que ser tocado o dia inteiro com intervalos ou só pela manhã e pela tarde,o filhote fica churrilhando pela manhã mas no resto do dia não da um pio sequer,isso é normal,assim que ligo o cd ele para de churrilhar e fica quieto o dia todo,tenho medo que ele se torne um passaro medroso,pode acontecer isso por conta do cd?e até qual idade tem que ser usada essa técnica de colocar o cd para ele aprender o canto,até 3,4 ,5 meses até fazer a muda de ninho me digam por favor?desculpem todas essas perguntas é porque sou novo na criação de curió filhote,antes eu criava pássaros ilegais,mas chegou um dia que resolvi dar um basta na ilegalidade e resolvi começar a criar curió de forma legal,adquiri um como ja disse de forma legal com nota fiscal do criadouro do seu oscar que por sinal é uma pessoa de uma simplicidade inigualavel,no dia que fui lá no criadouro dele ele estava muito atarefado por isso não fiz essas perguntas a ele mesmo,espero que os samigos me ajudem nessa nova empreitada de criação de pássaros.
obs:saí da ilegalidade.vitória para a nossa classe de criadores e para a fauna brasileira.
Convidado
Convidado

vetorização em filhotes Empty Re: vetorização em filhotes

Sex 23 Mar - 12:28
Parabens Alex, você fez uma otima escolha ao decidir passa para nosso time, eu sei pouco sobre filhotes, mais o que sei posso te passar, deixe o passaro escutando o cd 20 minutos e descançando 30, pode começar pela manha umas 07.00 e termina de tarde umas 18;00, e muito importante você nao deixa ele escutar outros passaros, e nesse periodo de descaço e bom oferecer a ele um som da natureza, como chuva, cachoeiras e etc.
nao se preocupe pois o cd so esta passando para ele o que o pai na natureza iria fazer, entao nao a risco dele fica medroso.
Andre Fedalto
Andre Fedalto
Passarinheiro Intermediário
Passarinheiro Intermediário
Pontos : 517
Reputação : 43

Sex 23 Mar - 13:26

FILHOTE DE QUALIDADE PARA CANTO PRAIA CLÁSSICO
É necessário adquirir filhotes de criadores especializados em reprodução para canto praia clássico, que criam em estúdio vetorizado, e que sejam descendentes de reprodutores que já tenham se destacado como repetidores. Inicialmente o filhote deverá ouvir um CD de Canto Praia Clássico Sem Repetição, e após quatro meses mudar para um CD Com Repetição.

FILHOTE COM TENDENCIA PARA REPETIR
Prefira adquirir filhotes casais que já tenham produzido bons resultados, ou que sejam descendentes, ascendentes, irmãos ou irmãs de curiós que já tenham se destacado como repetidores. A experiência mostrou que o pai reprodutor com mais de quatro anos e repetidor, tem influenciado em 70% em seus filhotes.

CDs PARA FILHOTES
Use somente CDs originais que estão gravadas na freqüência correta de 3.550 Hz. média. Evite cópias, Pen Drive, Cartão de Memória SD, Som de Computador e outros. Existem seis versões de canto Ana Dias, que são: Selo vermelho, Selo Laranja, Selo azul, Selo marrom, Selo ouro e Selo prata. Para filhotes, aconselhamos a tocar o Selo vermelho por se tratar de um canto com notas mais curtas e sem repetição, que facilitam o aprendizado. Para incetivar a repetição, substituir para o CD Selo laranja após quatro meses, e para o CD Selo azul após um ano. Caso o filhote não tenha tendência a repetir, sugerimos tocar o Selo ouro em vez de laranja e o Selo prata em vez de Azul. Fique muito atendo todas as vezes que for substituir o CD, por que o filhote pode não aceitar cantar em outro estilo. Se, com a mudança de CD, no dia seguinte o Curió começar a "cortar" canto, deve-se voltar ao CD anterior porque, por alguma razão, o Curió não está aceitando o novo CD.

APARELHO DE SOM
Existem nos clubes, associações e nos torneios, aparelhos próprios para CDs e Fitas, que já vêm conectados com timer e sensor, possibilitando por exemplo tocar por 30 minutos e desligar durante 30 minutos, sucessivamente, ligando automaticamente ao clarear o dia e desligando automaticamente ao anoitecer através da Fotocélula.

PARA ASSIMILAR O CANTO PRAIA CLÁSSICO
O ideal é sempre adquirir uma ninhada ou um macho e uma fêmea da mesma idade , mantendo-os na mesma gaiola para travar, fazendo com que assimile todas as notas de um canto clássico, até a primeira muda de pardo para pardo, ouvindo o CD sem repetição. Apóes a muda, separar o macho e colocar em um gaiolão "voadeira" durante vinte dias, para exercitar o pulmão e repetir. A fêmea poderá ficar em outro ambiente (chamando ou pialando), mas não mais se deverá mostra-lá ao macho. Substituir, então, o CD, colocando-o "com repetição". O tempo ideal para tocar o CD é de trinta minutos ligado e trina desligado.

ESTÁGIO DE UM FILHOTE
Os filhotes passam por 3 estágios de aprendizado: Engriza ou churria, Marca notas e Assobia. O primeiro estágio deve durar em torno de 60 a 90 dias. Após esta data, ele deverá partir para o segundo estágio, ou seja, marcar notas (uma espécie de churriado, mas com altos e baixos), podendo perceber melhor as notas ficando distante. Após 30 dias, eles deverão entrar no terceiro estágio, já assobiando.

AMBIENTE
Não é recomendável deixar o curió em cozinhas, banheiros, ou outros locais revestidos com azulejo, porque o curió tenderá a cantar com voz metalizada ou musical, devido às características de não absorção e produção de eco. O ambiente ideal deve ser acústico, de prefência com móveis, cortinas, tapetes e etc. Para suavizar o som ouvido pelo curió. Como o som se propaga de baixo para cima, rebatendo nas paredes, é recomendável que as caixas acústicas estejam o mais próximo possível do piso e o alto falante não deve ser direcionado diretamente para a gaiola.

VOLUME DO SOM
O ideal é que o volume seja 1/3 do volume normal que um curió mestre estaria cantando. Uma célula Fotossensora no aparelho de som será muito útil porque, quando o curió acordar ao amanhecer o som automaticamente será ligado e, ao contrário se desligará ao anoitecer quando o pássaro for dormir. O ambiente deverá possibilitar ainda que o curió acorde e adormeça nos horários da natureza. Após anoitecer, evite deixar o curió onde haja TV ligada ou lâmpadas acesas.

MUDA DE PENA
Após cerca de quatro meses a partir do seu nascimento, o filhote fará uma rápida muda de pena, que chamamos de Muda de pardo para pardo. Após 12 meses, ele fará uma nova muda passando de pardo para preto. E assim ocorrerá anualmente. Após cada muda, é necessário que o curió seja transferido para uma voadeira (gaiola grande ou gaiola de criação) por vinte a trinta dias, a fim de que possa exercitar e melhorar a sua capacidade pulmonar, conseguindo assim repetir mais.

FREQUÊNCIA Hz
Isto é muito importante, porque recebemos algumas informações que o CD está com problemas e não está ensinando os filhotes. Ao propormos a troca do CD, recebemos CD pirata (cópia) fora de frequência Hz. Os CDs originais Ana Dias, são gravadas em 3.550 Hz.que é a mesma do pai que ensina seus filhotes na natureza, conforme estudo e orientação dos professores especializados da UNICAMP.
Fonte: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Convidado
Convidado

Sex 23 Mar - 14:09
Otima esplicação viu. foi um estudo pr mim agora, kkk abraços
alexdesl
alexdesl
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente
Pontos : 45
Reputação : 3

Sex 23 Mar - 14:17
obrigado amigos pelas respostas,agora quanto a ele ficar quieto o dia todo isso é normal?
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos