PIMENTA.....?!
+10
Douglas Gomes
Davi qs
Rodrigo Pires
Thiago Pereira Iza
Geraldo Dias
jeanvictorbp
GUSTAVO MOREIR
ENIVALDO
Mauricio Oliveira
Pedro Alencar
14 participantes
Página 3 de 4 • 1, 2, 3, 4
- Pedro AlencarPasarinheiro Expert
Pontos : 2131
Reputação : 132
PIMENTA.....?!
Dom 9 Set - 14:12
Relembrando a primeira mensagem :
Bom, quando se fala de pimenta uma luz de alerta é acionada. Não vejo motivo para tanto espanto.
É comum ouvir dizer que pimenta causa hemorroidas, muda de penas ou muda encruada enfim...são vários malefícios quando se trata de pimenta. Será verdade ? Tentaremos descobrir.
Uma ave fez uma muda e em pouco tempo voltou ao processo, logo vem a pergunta : mostrou a fêmea ? deu pimenta ? o que explicaria o fato de ter refeito a muda com a pimenta ? qual substância desencadeia tal situação ?
Vejo várias dúvidas que tem como resposta a pimenta, mas o caso não é tão simples. Uma ave que fez uma muda carente de vitaminas e neste período recebeu uma alimentação pobre em nutrientes, acreditando estar no manejo correto...ao finalizar a muda esta ave começa a receber alimentos que não faziam parte neste momento, como sementes e alimentos ricos em vitamina A, entendo que o organismo ao perceber tais vitaminas que faltaram no momento de necessidade, refaz a muda tentando fornecer melhor condição de plumagem. Não acredito que uma fêmea cause um repasse e não acredito que a pimenta seja a vilã, mas tenho certeza que a alimentação pobre de nutrientes essenciais cause sérios danos.
Dizer que a pimenta cause peito seco é fora de realidade, nenhuma ave morre por peito seco....peito seco é o extremo, é o que seus olhos podem ver, o motivo que levou a tal quadro só o veterinário pode informar, através de estudo com base nos materiais colhidos.
O peito seco seria como o HIV, onde as defesas do corpo estão fragilizadas e qualquer doença simples podem ter proporções gigantescas .
Dizem que a pimenta " fogueia ", não acredito nessa hipótese e entendo que estas pessoas fazem alusão do "fogueiar" com o ardor característico de certas pimentas .
Mas tenho absoluta certeza que a pimenta melhora e muito o desempenho físico da ave criando a resistência necessária para os de torneio. Tudo de mais são sobras e com a pimenta não seria diferente, eu uso uma vez por semana ( pimenta de bico ) já usei outras mas com medo de algum acidente, optei por uma sem ardor, porém com as mesmas propriedades. Lembrando que o meu TF vive em voador.
Observem como as aves gostam de pimenta, Sabiá, TF, Sanhaço e outros ....e eles não comem um pedacinho e somem, comem tanto a pimenta como suas folhas ( pude ver hoje sabiá e sanhaço comendo pimenta e folha a vontade ).
Minha Conclusão :
Não acredito que pimenta cause repasse ou encrua a muda, muito menos fogueia. Acredito que ela proporcione um bom condicionamento físico por conta da resistência que ela promove .
Att Pedro Alencar
Bom, quando se fala de pimenta uma luz de alerta é acionada. Não vejo motivo para tanto espanto.
É comum ouvir dizer que pimenta causa hemorroidas, muda de penas ou muda encruada enfim...são vários malefícios quando se trata de pimenta. Será verdade ? Tentaremos descobrir.
Uma ave fez uma muda e em pouco tempo voltou ao processo, logo vem a pergunta : mostrou a fêmea ? deu pimenta ? o que explicaria o fato de ter refeito a muda com a pimenta ? qual substância desencadeia tal situação ?
Vejo várias dúvidas que tem como resposta a pimenta, mas o caso não é tão simples. Uma ave que fez uma muda carente de vitaminas e neste período recebeu uma alimentação pobre em nutrientes, acreditando estar no manejo correto...ao finalizar a muda esta ave começa a receber alimentos que não faziam parte neste momento, como sementes e alimentos ricos em vitamina A, entendo que o organismo ao perceber tais vitaminas que faltaram no momento de necessidade, refaz a muda tentando fornecer melhor condição de plumagem. Não acredito que uma fêmea cause um repasse e não acredito que a pimenta seja a vilã, mas tenho certeza que a alimentação pobre de nutrientes essenciais cause sérios danos.
Dizer que a pimenta cause peito seco é fora de realidade, nenhuma ave morre por peito seco....peito seco é o extremo, é o que seus olhos podem ver, o motivo que levou a tal quadro só o veterinário pode informar, através de estudo com base nos materiais colhidos.
O peito seco seria como o HIV, onde as defesas do corpo estão fragilizadas e qualquer doença simples podem ter proporções gigantescas .
Dizem que a pimenta " fogueia ", não acredito nessa hipótese e entendo que estas pessoas fazem alusão do "fogueiar" com o ardor característico de certas pimentas .
Mas tenho absoluta certeza que a pimenta melhora e muito o desempenho físico da ave criando a resistência necessária para os de torneio. Tudo de mais são sobras e com a pimenta não seria diferente, eu uso uma vez por semana ( pimenta de bico ) já usei outras mas com medo de algum acidente, optei por uma sem ardor, porém com as mesmas propriedades. Lembrando que o meu TF vive em voador.
Observem como as aves gostam de pimenta, Sabiá, TF, Sanhaço e outros ....e eles não comem um pedacinho e somem, comem tanto a pimenta como suas folhas ( pude ver hoje sabiá e sanhaço comendo pimenta e folha a vontade ).
Minha Conclusão :
Não acredito que pimenta cause repasse ou encrua a muda, muito menos fogueia. Acredito que ela proporcione um bom condicionamento físico por conta da resistência que ela promove .
Att Pedro Alencar
- Rodrigo PiresPassarinheiro Intermediário
Pontos : 272
Reputação : 12
Re: PIMENTA.....?!
Seg 8 Abr - 22:50
Existem casos de prolapso retal por uso excessivo de pimentas (com ardor ex: Dedo de moca)???
O pimentao por exemplo nao poderia substituir em nada a pimenta???
Rodrigo.
O pimentao por exemplo nao poderia substituir em nada a pimenta???
Rodrigo.
- Davi qsPassarinheiro Recente
Pontos : 42
Reputação : 0
Seg 8 Abr - 23:23
Belo debate colegas..sou passarinheiro novo e vou dar minha contribuição, mais especificamente sobre algumas características da pimenta e seus benefícios,pois ja estudei a respeito. Quanto a questão da ardência da pimenta podem ficar tranquilos porque os pássaros não sentem essa sensação..isso porque a capsaicina que é a substância presente na pimenta que causa ardor se liga a receptores específicos da saliva dos humanos e outros ainimais que os pássaros não possuem. Dar a pimenta malagueta ou a pimenta de bico é a mesma coisa para o pássaro. Eles gostam de todas!
- Davi qsPassarinheiro Recente
Pontos : 42
Reputação : 0
Seg 8 Abr - 23:36
Outros benefícios da capsaicina(presente nas pimentas de cor)é que ela é antioxidante e energética(portanto aumentam mesmo a resistência do pássaro)como colocou nosso colega Pedro Alencar. É vasodilatadora e por isso deve contribuir para esquentar o pássaro pois aumenta seu apetite sexual. O que não quer dizer que vai deixar o pássaro mais rápido...mas com certeza cantará com mais vigor. A pimenta é riquíssima em vitamina A e C além de minerais e outras vitaminas em menor quantidade. Logo como nosso colega Pedro Alencar sabiamente imaginou "Uma ave que fez uma muda carente de vitaminas e neste período recebeu uma alimentação pobre em nutrientes, acreditando estar no manejo correto...ao finalizar a muda esta ave começa a receber alimentos que não faziam parte neste momento, como sementes e alimentos ricos em vitamina A, entendo que o organismo ao perceber tais vitaminas que faltaram no momento de necessidade, refaz a muda tentando fornecer melhor condição de plumagem."Belo raciocínio cara e eu acho que é isso mesmo! Sendo assim a pimenta seria uma ótima fonte de vitamina A,C e minerais que os pássaros precisam muito na muda. Então só pássaros carentes dessas vitaminas...em contato direto com a pimenta faria nova troca da plumagem(imagino eu). Finalizando acho que o segredo deve estar em dosar a quantidade já que o pássaro não se compara nem em peso nem em tamanho a nós humanos e uma quantidade pequena pra nós pode ser uma tonelada pro pássaro. Penso então que a pimenta pode ser usada em qualquer época mas com precaução, acho q uma vez por semana durante o ano todo só faria bem pro pássaro.
- Douglas GomesPassarinheiro Recente
Pontos : 93
Reputação : 3
Sáb 13 Abr - 15:53
Parabéns pelo tópico,nao vejo nem um topico em site de criaçao algum com tantas explicaçoes e experiencias de criadores sendo passadas de maneira tao clara e objetiva.
minha duvida sobre a pimenta foi sanada......
minha duvida sobre a pimenta foi sanada......
- Raul SilvestrePassarinheiro Recente
Pontos : 56
Reputação : 3
Dom 14 Abr - 22:45
Gostei muito de ver esse tópico com varias opiniões
dos criadores, é de grande serventia pra quem começa,
ou pra quem nunca parou para refletir sobre o assunto!
E como a velha expressão diz...
"TUDO QUE É DEMAIS SOBRA..."
E que esse ditado sirva também não só para a
pimenta como para a semente de girassol,
tenébrios, canho, entre outras formas de alimentos
dos criadores, é de grande serventia pra quem começa,
ou pra quem nunca parou para refletir sobre o assunto!
E como a velha expressão diz...
"TUDO QUE É DEMAIS SOBRA..."
E que esse ditado sirva também não só para a
pimenta como para a semente de girassol,
tenébrios, canho, entre outras formas de alimentos