PIMENTA.....?!
+10
Douglas Gomes
Davi qs
Rodrigo Pires
Thiago Pereira Iza
Geraldo Dias
jeanvictorbp
GUSTAVO MOREIR
ENIVALDO
Mauricio Oliveira
Pedro Alencar
14 participantes
Página 2 de 4 • 1, 2, 3, 4
- Pedro AlencarPasarinheiro Expert
Pontos : 2131
Reputação : 132
PIMENTA.....?!
Dom 9 Set - 14:12
Relembrando a primeira mensagem :
Bom, quando se fala de pimenta uma luz de alerta é acionada. Não vejo motivo para tanto espanto.
É comum ouvir dizer que pimenta causa hemorroidas, muda de penas ou muda encruada enfim...são vários malefícios quando se trata de pimenta. Será verdade ? Tentaremos descobrir.
Uma ave fez uma muda e em pouco tempo voltou ao processo, logo vem a pergunta : mostrou a fêmea ? deu pimenta ? o que explicaria o fato de ter refeito a muda com a pimenta ? qual substância desencadeia tal situação ?
Vejo várias dúvidas que tem como resposta a pimenta, mas o caso não é tão simples. Uma ave que fez uma muda carente de vitaminas e neste período recebeu uma alimentação pobre em nutrientes, acreditando estar no manejo correto...ao finalizar a muda esta ave começa a receber alimentos que não faziam parte neste momento, como sementes e alimentos ricos em vitamina A, entendo que o organismo ao perceber tais vitaminas que faltaram no momento de necessidade, refaz a muda tentando fornecer melhor condição de plumagem. Não acredito que uma fêmea cause um repasse e não acredito que a pimenta seja a vilã, mas tenho certeza que a alimentação pobre de nutrientes essenciais cause sérios danos.
Dizer que a pimenta cause peito seco é fora de realidade, nenhuma ave morre por peito seco....peito seco é o extremo, é o que seus olhos podem ver, o motivo que levou a tal quadro só o veterinário pode informar, através de estudo com base nos materiais colhidos.
O peito seco seria como o HIV, onde as defesas do corpo estão fragilizadas e qualquer doença simples podem ter proporções gigantescas .
Dizem que a pimenta " fogueia ", não acredito nessa hipótese e entendo que estas pessoas fazem alusão do "fogueiar" com o ardor característico de certas pimentas .
Mas tenho absoluta certeza que a pimenta melhora e muito o desempenho físico da ave criando a resistência necessária para os de torneio. Tudo de mais são sobras e com a pimenta não seria diferente, eu uso uma vez por semana ( pimenta de bico ) já usei outras mas com medo de algum acidente, optei por uma sem ardor, porém com as mesmas propriedades. Lembrando que o meu TF vive em voador.
Observem como as aves gostam de pimenta, Sabiá, TF, Sanhaço e outros ....e eles não comem um pedacinho e somem, comem tanto a pimenta como suas folhas ( pude ver hoje sabiá e sanhaço comendo pimenta e folha a vontade ).
Minha Conclusão :
Não acredito que pimenta cause repasse ou encrua a muda, muito menos fogueia. Acredito que ela proporcione um bom condicionamento físico por conta da resistência que ela promove .
Att Pedro Alencar
Bom, quando se fala de pimenta uma luz de alerta é acionada. Não vejo motivo para tanto espanto.
É comum ouvir dizer que pimenta causa hemorroidas, muda de penas ou muda encruada enfim...são vários malefícios quando se trata de pimenta. Será verdade ? Tentaremos descobrir.
Uma ave fez uma muda e em pouco tempo voltou ao processo, logo vem a pergunta : mostrou a fêmea ? deu pimenta ? o que explicaria o fato de ter refeito a muda com a pimenta ? qual substância desencadeia tal situação ?
Vejo várias dúvidas que tem como resposta a pimenta, mas o caso não é tão simples. Uma ave que fez uma muda carente de vitaminas e neste período recebeu uma alimentação pobre em nutrientes, acreditando estar no manejo correto...ao finalizar a muda esta ave começa a receber alimentos que não faziam parte neste momento, como sementes e alimentos ricos em vitamina A, entendo que o organismo ao perceber tais vitaminas que faltaram no momento de necessidade, refaz a muda tentando fornecer melhor condição de plumagem. Não acredito que uma fêmea cause um repasse e não acredito que a pimenta seja a vilã, mas tenho certeza que a alimentação pobre de nutrientes essenciais cause sérios danos.
Dizer que a pimenta cause peito seco é fora de realidade, nenhuma ave morre por peito seco....peito seco é o extremo, é o que seus olhos podem ver, o motivo que levou a tal quadro só o veterinário pode informar, através de estudo com base nos materiais colhidos.
O peito seco seria como o HIV, onde as defesas do corpo estão fragilizadas e qualquer doença simples podem ter proporções gigantescas .
Dizem que a pimenta " fogueia ", não acredito nessa hipótese e entendo que estas pessoas fazem alusão do "fogueiar" com o ardor característico de certas pimentas .
Mas tenho absoluta certeza que a pimenta melhora e muito o desempenho físico da ave criando a resistência necessária para os de torneio. Tudo de mais são sobras e com a pimenta não seria diferente, eu uso uma vez por semana ( pimenta de bico ) já usei outras mas com medo de algum acidente, optei por uma sem ardor, porém com as mesmas propriedades. Lembrando que o meu TF vive em voador.
Observem como as aves gostam de pimenta, Sabiá, TF, Sanhaço e outros ....e eles não comem um pedacinho e somem, comem tanto a pimenta como suas folhas ( pude ver hoje sabiá e sanhaço comendo pimenta e folha a vontade ).
Minha Conclusão :
Não acredito que pimenta cause repasse ou encrua a muda, muito menos fogueia. Acredito que ela proporcione um bom condicionamento físico por conta da resistência que ela promove .
Att Pedro Alencar
- GUSTAVO MOREIRPassarinheiro Intermediário
Pontos : 249
Reputação : 7
Re: PIMENTA.....?!
Dom 9 Set - 22:28
Otimo topico, se a pimenta faz mal a saúde do homem eu acredito que pode haver algumas precauções a saúde dos passaros tambem; sabendo que o passaro gosta de comer pimenta, mesmo assim não seria ideal fazer que a pimenta seja uma fonte de alimento, para não correr o risco de exesso de pimentas, prefiro dar uma pimenta em cada 15 dias; eu dou pimenta para meus passaros naum por falta de um bom manejo ou outros motivos e sim porquer eles gostam.
Obsevação: se ainda naum sabemos relamente a tal pimenta faz bem ou mal, prefiro evitar grandes quantidades. [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Obsevação: se ainda naum sabemos relamente a tal pimenta faz bem ou mal, prefiro evitar grandes quantidades. [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
NASCIDO PARA CANTAR...
...NÃO CRIE CASO,CRIA CANTADOR. [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
by.GUSTAVO
- jeanvictorbpPassarinheiro Avançado
Pontos : 610
Reputação : 21
Seg 10 Set - 0:39
acho que nao devemos dar de mais pois ai sim pode ocasionar maiores problemas !!!
- ENIVALDOMembro de Honra
Pontos : 7652
Reputação : 558
Ter 11 Set - 14:02
Pedro Alencar escreveu:Concordo em partes com o amigo Enivaldo. da mesma forma que o nativo come o que tem, o cativo come o que é oferecido ...dando no mesmo.
As vezes observamos a predileção por certos alimentos como girassol. Já pensou uma dieta exclusiva de girassol.....Semente oleosa + Excesso = Gordura = Falta de rendimento canto/reprodução = PROBLEMA !!
A pimenta não seria a base da criação.
CONCORDO PLENAMENTE que a pimenta não substitui o manejo de preparação, e o excesso causa danos, como qualquer outro alimento.
A pimenta ajuda na resistência, um tf que dá 5 cantos por minuto não chegará á 30 cantos por minuto somente pela pimenta, precisamos conhecer o que temos para melhorar ou somente prepara-lo para segurar sua média.
" A pimenta está entre o espinafre do Popeye e a kriptonita contra o Super Homem, cabe a cada um encontrar o ponto ideal "
Palavras do Enivaldo :
Bom para finalizar, quero que todos reflitam sobre o uso da pimenta em seus pássaros, caso desejam usar, não entupam seu pássaros somente com esse alimento, esperando um milagre, que seu pássaro vai se tornar um Fenômeno em disputas ou qualquer outra coisa. Lembre-se que estamos lidando com vidas...
CONCORDO DA PRIMEIRA A ULTIMA LETRA DESE TRECHO CITADO.
Att Pedro Alencar
Pedro Alencar
O seguinte o Girassol, já não faz parte de alimentação dos meus alados a muito tempo, e vejo esse tipo de alimentação não com bons olhos, justamente pelo que informou no seu relato.
Bom alimentação tem que ser balanceada, se possivel uma extrusada, pois possui todos as vitaminas necessaria, juntamente com a farinhada, como complemento para aqueles que irão reproduzir..
Pimenta somente no prato com um farinha e um boa carne..
Boa sorte
Criar é uma arte e devemos fazer da melhor maneira possível
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
- Geraldo DiasPassarinheiro Junior
Pontos : 178
Reputação : 0
Seg 8 Abr - 21:17
Pedro Alencar escreveu:Bom, quando se fala de pimenta uma luz de alerta é acionada. Não vejo motivo para tanto espanto.
Minha Conclusão :
Att Pedro Alencar
Eu possuo cinco trinca ferros, na minha casa tem quintal e várias plantas e ortaliças, quase todos os dias levo um galhinho com pimentas malaguetas verdes e maduras para os TF, eles adoram, comem tanto as frutas como as folhas, nunca tive problema, ofereço também serraias e outras folhas, ( OBS: nunca ofereço alface nem espinafre)
a alimentação e o manejo dos meus alados é sempre a mesma coisa, deixo eles mais quietos durante a muda de penas.
um forte abraço... Geraldo Dias
- Thiago Pereira IzaPasarinheiro Expert
Pontos : 2495
Reputação : 114
Seg 8 Abr - 22:19
Bom como já disse em outro tópico eu faço o uso e colho os benefícios, sempre vou em busca do natural e faço grande restrições para fabricados(vitaminas forma liquida), sabendo usar a pimenta de maneira correta trás benefícios na criação(reprodução), pimenta é grande fonte de vitamina E , nas quais depois vamos em busca no fert vit ou complexos de vitamina E, da mesma forma que uso a gema do ovo, tbm de maneira correta e é bem claro o estimulo deles quanto a esses alimentos...
Tbm uso pimenta de cheiro sem ardor, pimenta de biquinho, fatiada na farinhada, para todoss os meus pássaros na época de reprodução comem bastante, mais como eu disse faço uso duas ou Tres vezes no mes e só na época de copular...
abraço e respeito todas as opiniões...
Tbm uso pimenta de cheiro sem ardor, pimenta de biquinho, fatiada na farinhada, para todoss os meus pássaros na época de reprodução comem bastante, mais como eu disse faço uso duas ou Tres vezes no mes e só na época de copular...
abraço e respeito todas as opiniões...