Página 2 de 3 • 1, 2, 3
- Pedro AlencarPasarinheiro Expert
Pontos : 2131
Reputação : 132
Coleiro é de fibra ou é fogo de palha ?
Sex 23 Nov - 12:10
Relembrando a primeira mensagem :
Bom, coleiros não é minha praia, mas tenho esta dúvida, sustentada por relatos de quem cria..
Não sei como funciona o torneio de coleiros e como se faz as eliminações...sei por alto que é dado determinado tempo para dar X cantos, não atingindo sai da roda.
Pergunto a quem é do meio, como é que acontece as eliminatórias...fale um pouco sobre o desenrolar de um torneio, com quantos cantos se passa, ou se é de outra forma que acontece..enfim..fale um pouco do que você gosta.
Tentaremos chegar em um entendimento.
Att Pedro Alencar
Bom, coleiros não é minha praia, mas tenho esta dúvida, sustentada por relatos de quem cria..
Não sei como funciona o torneio de coleiros e como se faz as eliminações...sei por alto que é dado determinado tempo para dar X cantos, não atingindo sai da roda.
Pergunto a quem é do meio, como é que acontece as eliminatórias...fale um pouco sobre o desenrolar de um torneio, com quantos cantos se passa, ou se é de outra forma que acontece..enfim..fale um pouco do que você gosta.
Tentaremos chegar em um entendimento.
Att Pedro Alencar
Re: Coleiro é de fibra ou é fogo de palha ?
Sex 23 Nov - 13:57
Ele tem 80 minutos para ser avaliado.
Primeiros 40 minutos: se estiver parado marca 5 minutos onde tem que dar 5 cantos.
Após estes 40 minutos, é observado de novo quem está parado e marca minutos para dar 5 cantos e se conservar para a contagem final de 15 minutos. correto ?
Sendo assim, se colocasse ele na estaca por 60 minutos direto, para abrir a contagem de 15 minutos...quantos ficariam classificados ?
E quantos arreariam ?
Eles tem 80 minutos para darem 10 cantos, para garantir o acesso a final..
Não vejo fibra .
Att Pedro Alencar
Primeiros 40 minutos: se estiver parado marca 5 minutos onde tem que dar 5 cantos.
Após estes 40 minutos, é observado de novo quem está parado e marca minutos para dar 5 cantos e se conservar para a contagem final de 15 minutos. correto ?
Sendo assim, se colocasse ele na estaca por 60 minutos direto, para abrir a contagem de 15 minutos...quantos ficariam classificados ?
E quantos arreariam ?
Não vejo fibra .
Att Pedro Alencar
- ConvidadConvidado
Sex 23 Nov - 14:18
Pedro Alencar escreveu:Ele tem 80 minutos para ser avaliado.
E quantos arreariam ?
Não vejo fibra .
Att Pedro Alencar
Não Pedro! o torneio tem duração de 3 horas, 180 minutos. A cada 40 minutos é feito um pente fino para identificar se tem coleiros sem cantar, ou seja, são feitos 4 pentes finos e os 20 minutos restantes é para analisar os finalistas e garantir que todos estão realmente prontos para a final de 15 minutos que acontece após vencer as 3 horas. Então na verdade são 3 horas e 15 minutos de torneio, entende? Existem coleiros campeões que de vez em quando acabam sendo desclassificados em um desses pentes finos não porque não prestam, e sim porque não estavam preparado para aquele momento e o dono fez a "burrice" de colocá-lo, na certa achando que era um robô, e não um pássaro creio eu... Assim também pode acontecer com alguns dos demais que não conseguiram chegar a final. Falta de preparo, acredito eu!
Sex 23 Nov - 17:29
Eu já achava pouco 10 cantos em 80 minutos.
Uma peneira a cada 40 min até chegar a 180 min...refirma o meu ponto de vista quanto a fibra.
Não tem desculpa para criadores que suas aves são desclassificadas, principalmente em dizer que não estava preparada..para comprovar a ordem da ave existem as badernas.
Att Pedro Alencar
Uma peneira a cada 40 min até chegar a 180 min...refirma o meu ponto de vista quanto a fibra.
Não tem desculpa para criadores que suas aves são desclassificadas, principalmente em dizer que não estava preparada..para comprovar a ordem da ave existem as badernas.
Att Pedro Alencar
- ConvidadConvidado
Sex 23 Nov - 18:17
Pedro Alencar escreveu:Eu já achava pouco 10 cantos em 80 minutos.
Att Pedro Alencar
Mas Pedro, isso é a grande menoria, em cada peneira feita saem 2 ou 3 gaiolas em média, as demais saem ao decorrer da roda quando o coleiro arreia, ou filhota ou quando o próprio dono observa que o pássaro não está bem e pede que retire-o. Também acho um absurdo 5 cantos em 5 minutos pois na minha opinião 5 cantos precisam ser passados em 15 ou 20 segundos, mas muitas vezes o coleiro que já passou pelo pente fino no começo, finaliza com boa colocação e boa quantidade de cantos, aí é onde está a superação e comprovação de fibra. O amigo está mais acostumado com trincas e a fibra do coleiro é muito diferente da fibra do trinca, coleiro oscila muito o rendimento em rodas e o trinca é mais seguro. Coleiro é muito complicado, é semente que precisa ser de um jeito que ele gosta, é fêmea que tem que colocar de tal forma e se colocar errado ele não rende, é gaiola com poleiro assim e assado e por aí vai... Trinca tem uma fibra terrível, muitas vezes nem precisa de fêmea, já é do instinto dele mesmo ter essa fibra tão segura, e coleiros sem fêmea no torneio é muito difícil de se ver, bota difícil nisso!!
Quanto as desculpas sobre as aves desclassificadas é o seguinte: Alguns criadores que tem coleiros de muita fibra confiam tanto no seu pássaro que acaba levando o mesmo sabendo que não está preparado devidamente e acha que vai acontecer um milagra, ou seja o animal é bom mas o criador não respeita os limites da ave e acaba colocando no torneio, uns até conseguem chegar a final e muitas vezes até saem de lá com o troféu de 1° lugar, já outros sentem o despreparo e acabam sendo desclassificados.
Agora me responda, esses coleiros são ruins ou é falta de preparo?
Abraço
Sex 23 Nov - 18:22
Agora entendi.
Quer dizer que alguns coleiros realmente tem fibra e a grande maioria são apenas plateia para o ator principal....
Agora sim esclareceu e reforçou meu ponto de vista.
Att Pedro Alencar
Quer dizer que alguns coleiros realmente tem fibra e a grande maioria são apenas plateia para o ator principal....
Agora sim esclareceu e reforçou meu ponto de vista.
Att Pedro Alencar