Dicas básicas sobre Calopsita
+14
RUBENS MANSILLA LOURENÇO
Isabella.
THIAGO MELLO
Fabricio Marques
rafinha130
vini157
helton de brito rego
Yago de Oliveira
FALCÃO
arlindofisio
Marcos Ferreira
Heldt
Renan Alemaum
Lucas Santos
18 participantes
- Lucas SantosPasarinheiro Expert
Pontos : 3576
Reputação : 152
Dicas básicas sobre Calopsita
Seg 15 Ago - 10:09
Relembrando a primeira mensagem :
A calopsita come um ração própria para psitacideos. Mas não despensa verdura, legumes e frutas.
Alface - Causa diarréia;
Cafeina - consumo totalmente proibido mesmo em pequenas quantidades, pode causar hiperatividade, vômitos, diarréia, batidas cardíacas irregulares e morte;
Chocolate - Causa os mesmos sintomas da cafeína;
Bebidas alcoólicas - O fígado das Calopsitas não consegue metabolizar o álcool, podendo causar lesões cerebrais e morte;
Sal - Os psitacídeos não conseguem excretar sal como nós. Por isso, o consumo de sal causa excesso de urina e consumo de água, depressão, hiperatividade, tremores e até morte.
Gordura - o excesso de gordura pode causar doenças hepáticas, obesidade, diarréia, problemas nas penas, além de afetar a absorção de nutrientes;
Outros alimentos que devem ser evitados: folhas de batata, tomate e feijão, sementes e caroços em geral (principalmente os de maçã, damasco, cereja, pêra, ameixa, pêssego).
Podemos por em gaiolas próprias de ferro ou em viveiros. Mas evite por em gaiola redondas, pois o pássaro perde a noção de espaço.
A calopsita é um animal manso?
Sim, a maioria é mansa. Mas existem as calopsitas ariscas. Voce pode tenta amansar uma calopsita arisca mais vai demorar um pouco, e tem que ter muita paciência.
Há, varias cores:Cinza, Canela, Pérola, Lutino, Arlequim, Cara branca, Fulvo, Albino, Cara amarela, Platinum, Oliva ou Esmeralda, Prata Dominante, Prata Recessivo.
Posso deixar minha calopsita solta?
Desde que seje mansa, e voce corte as asas dela, sim. Mas voce tem que estar por perto pois ela pode se machuca com alguma coisa, por exemplo bater a cara na janela.
Há algumas formas mais não são 100% de certeza, o mais correto é fazer o exame de sexagem.
O que a calopsita come?
A calopsita come um ração própria para psitacideos. Mas não despensa verdura, legumes e frutas.
Há alimentos proibidos como:
Alface - Causa diarréia;
Cafeina - consumo totalmente proibido mesmo em pequenas quantidades, pode causar hiperatividade, vômitos, diarréia, batidas cardíacas irregulares e morte;
Chocolate - Causa os mesmos sintomas da cafeína;
Bebidas alcoólicas - O fígado das Calopsitas não consegue metabolizar o álcool, podendo causar lesões cerebrais e morte;
Sal - Os psitacídeos não conseguem excretar sal como nós. Por isso, o consumo de sal causa excesso de urina e consumo de água, depressão, hiperatividade, tremores e até morte.
Gordura - o excesso de gordura pode causar doenças hepáticas, obesidade, diarréia, problemas nas penas, além de afetar a absorção de nutrientes;
Outros alimentos que devem ser evitados: folhas de batata, tomate e feijão, sementes e caroços em geral (principalmente os de maçã, damasco, cereja, pêra, ameixa, pêssego).
Qual a gaiola que eu boto a minha calopsita?
Podemos por em gaiolas próprias de ferro ou em viveiros. Mas evite por em gaiola redondas, pois o pássaro perde a noção de espaço.
A calopsita é um animal manso?
Sim, a maioria é mansa. Mas existem as calopsitas ariscas. Voce pode tenta amansar uma calopsita arisca mais vai demorar um pouco, e tem que ter muita paciência.
Quais são as cores da calopsita?
Há, varias cores:Cinza, Canela, Pérola, Lutino, Arlequim, Cara branca, Fulvo, Albino, Cara amarela, Platinum, Oliva ou Esmeralda, Prata Dominante, Prata Recessivo.
Posso deixar minha calopsita solta?
Desde que seje mansa, e voce corte as asas dela, sim. Mas voce tem que estar por perto pois ela pode se machuca com alguma coisa, por exemplo bater a cara na janela.
Como saber qual o sexo da minha calopsita?
Há algumas formas mais não são 100% de certeza, o mais correto é fazer o exame de sexagem.
- arlindofisioPassarinheiro Intermediário
Pontos : 300
Reputação : 12
Re: Dicas básicas sobre Calopsita
Ter 28 Fev - 13:58
eu li em um blog de um criadouro, que as calopsitas podem ser criadas sem o registro no ibama e sem ser anilhadas, verdade? gostaria de mais informações sobre pois estou pensando em criar uma mansinha
Ter 28 Fev - 14:23
Calopsita é um animal exótica, não precisa da autorização do IBAMA, para ter uma só...arlindofisio escreveu:eu li em um blog de um criadouro, que as calopsitas podem ser criadas sem o registro no ibama e sem ser anilhadas, verdade? gostaria de mais informações sobre pois estou pensando em criar uma mansinha
Agora se for se tornar um criador comercial, creio que precisa...
Abraços!
- FALCÃOSocio do Fórum
Pontos : 1147
Reputação : 36
Ter 28 Fev - 14:28
LUCAS
BELEZA O SEU POST "!!
Até a ultima vez que li a instrução normartiva sobre exóticos, as calopsitas estão liberadas de registro !
BELEZA O SEU POST "!!
Até a ultima vez que li a instrução normartiva sobre exóticos, as calopsitas estão liberadas de registro !
Abraço
Falcã
- Yago de OliveiraPassarinheiro Intermediário
Pontos : 430
Reputação : 3
Ter 28 Fev - 15:05
muito legal , adorei
eu queria ter uma calopsita
pois vou comprar um desde filhote
qual sexo de calopsita que aprende a falar ?
sera que um adulta aprende a falar tambem ?
eu queria ter uma calopsita
pois vou comprar um desde filhote
qual sexo de calopsita que aprende a falar ?
sera que um adulta aprende a falar tambem ?
Fé em Deus que ele é Justo.
Ter 28 Fev - 15:09
Amigo, não sei lhe responder.
Mas há um site, na internet que o assunto principal é Calopsitas.
Vale a pena dá uma proucurada...
Mas há um site, na internet que o assunto principal é Calopsitas.
Vale a pena dá uma proucurada...