Página 2 de 3 • 1, 2, 3
- Sr. BartolomeuModerador Silvestres
Pontos : 813
Reputação : 56
Aperfeiçoamento da raça
Sex 29 Ago - 12:06
Relembrando a primeira mensagem :
Boa tarde Criadores.
Diante de alguns debates dentro dos tópicos, quero levantar aqui uma questão sobre os beneficios e os maleficios do cruzamento entre pais, filhos e netos para firmar caracteristicas de porte, cor e canto dos alados. Sabemos que muitos são contra e muitos são a favor de aprimoramento das raças pela genetica.Conte-nos sua experiencia sobre o assunto.
Boa tarde Criadores.
Diante de alguns debates dentro dos tópicos, quero levantar aqui uma questão sobre os beneficios e os maleficios do cruzamento entre pais, filhos e netos para firmar caracteristicas de porte, cor e canto dos alados. Sabemos que muitos são contra e muitos são a favor de aprimoramento das raças pela genetica.Conte-nos sua experiencia sobre o assunto.
“Muitos homens ficam de mãos vazias porque não conhecem a arte de repartir.” (Charles Haddon Spurgeon)
Re: Aperfeiçoamento da raça
Seg 1 Set - 12:04
Também acho Márcio, hoje há um aprimoramento de todas as especies, já que há criadores de milhares de especies, no seu caso mesmo citando suas criações e não é de hoje que acompanho suas experiencias, que tem acrescentado muito.Márcio Mendes Criador escreveu:Não acho que esse tópico seja abordado só para canaristas, aprimoramento de raça é de qualquer ser vivo...
Acho muito necessário o aperfeiçoamento das raças, no meu caso canarios. Tirar o melhor de uma especie suas caracteristicas mais fortes é extraordinario e creio piamente que isso é debate em alto nível que muitos tem procurado para melhorar o seu plantel.
Uma explicação igual do nosso amigo Agenor é sem igual e de grande valia para os amigos que estão na busca de bons alados em suas criações.
Mas dentro desta mesma questão há sempre as dúvidas e os temores futuros das criações consanguineas referente as deficiencias geneticas futuras. Alguém teve problemas com isso ou há uma preocupação futura com isso??????????Vejo muita gente dizer isso e ser um dos argumentos de não trabalhar a genetica dos alados, quero saber de vocês suas posiçòes sobre isso.
:estudar::estudar::estudar:
Abraços.....
“Muitos homens ficam de mãos vazias porque não conhecem a arte de repartir.” (Charles Haddon Spurgeon)
- Agenor B S JrModerador Silvestres
Pontos : 1358
Reputação : 115
Ter 2 Set - 10:19
bom dia
não sei como dizer
só sei que canarios são reproduzidos em cativeiro a mais ou menos 450 anos e o que se tem noticia é de mutações e melhora na espécie e novas raças sempre surgindo com anomalias que só vieram a somar e se ouve portadores de deficiencia estes foram descartados como no gado, no frango de corte e poedeiras e tudo mais que se seleciona para o que interessa.
temer a ferramenta da consanguinidade é o mesmo que ficar parado no tempo .
georgio de besaggio diz que apenas sujeitos impuros e que carregam alguma tara hereditaria poderia transmitir um problema a sua prole e por isso apenas homozigotos de alto grau de pureza podem formar uma linhagem de alto grau daquilo que queremos no espécime,saude longevidade, etc
não sei como dizer
só sei que canarios são reproduzidos em cativeiro a mais ou menos 450 anos e o que se tem noticia é de mutações e melhora na espécie e novas raças sempre surgindo com anomalias que só vieram a somar e se ouve portadores de deficiencia estes foram descartados como no gado, no frango de corte e poedeiras e tudo mais que se seleciona para o que interessa.
temer a ferramenta da consanguinidade é o mesmo que ficar parado no tempo .
georgio de besaggio diz que apenas sujeitos impuros e que carregam alguma tara hereditaria poderia transmitir um problema a sua prole e por isso apenas homozigotos de alto grau de pureza podem formar uma linhagem de alto grau daquilo que queremos no espécime,saude longevidade, etc
Qui 4 Set - 11:38
Concordo plenamente Agenor, mas muitos colocam esse tipo de coisa para ser contra a reprodução consanguinea. Eu sou a favor até porque tirar o melhor de uma raça.
Eu tenho um canario aqui ele é F3 de longe é resultado de melhora da raça, nunca tive problemas em relação a isso, mas não são poucos os debates sobre a má formação genetica entre outros problemas por cruzamento consanguineo.
Eu tenho um canario aqui ele é F3 de longe é resultado de melhora da raça, nunca tive problemas em relação a isso, mas não são poucos os debates sobre a má formação genetica entre outros problemas por cruzamento consanguineo.
- Márcio Mendes CriadorPassarinheiro Avançado
Pontos : 802
Reputação : 62
Qui 4 Set - 13:03
Bartolomeu o problema só acontece com quem não tem a informação para fazer o correto.
Respeito quem não faça por temer problemas...quem não tem noção de como fazer, não pode mesmo arriscar...
Pelo aprimoramento da raça faço com responsabilidade e colho os resultados...
Respeito quem não faça por temer problemas...quem não tem noção de como fazer, não pode mesmo arriscar...
Pelo aprimoramento da raça faço com responsabilidade e colho os resultados...
- CÉLIA MARIA CAYRESSUPERVISOR CHEFE
Pontos : 8925
Reputação : 565
Qui 4 Set - 21:53
Boa noite amigos Criadores de Pássaros!
Gostei desse tópico, é polêmico e ótimo para sabermos os comentários e opiniões dos amigos.
Eu já li artigos que comentam das pesquisas realizadas sobre a genética.
A formação de casais entre pai e filha, mãe e filho, não comprometem a formação de filhotes saudáveis desde que os exemplares sejam de boa genética.
A formação de casais de irmãos (consanguíneos), não favorecem filhotes com uma genética boa, ou nascerão com defeitos físicos.
Eu prefiro não formar casais de irmãos, pois eu não tenho intenção ou fazer novas experiências para melhoramentos de raças.
Procuro ser cautelosa no assunto da Genética.
Mas procuro ler os assuntos que explique sobre a Genética e as suas vantagens e desvantagens, dessa forma estarei aumentando os meus conhecimentos e ter responsabilidade com a minha criação de canários.
Hoje sou mais conhecedora e responsável pela minha criação.
CÉLIA
Gostei desse tópico, é polêmico e ótimo para sabermos os comentários e opiniões dos amigos.
Eu já li artigos que comentam das pesquisas realizadas sobre a genética.
A formação de casais entre pai e filha, mãe e filho, não comprometem a formação de filhotes saudáveis desde que os exemplares sejam de boa genética.
A formação de casais de irmãos (consanguíneos), não favorecem filhotes com uma genética boa, ou nascerão com defeitos físicos.
Eu prefiro não formar casais de irmãos, pois eu não tenho intenção ou fazer novas experiências para melhoramentos de raças.
Procuro ser cautelosa no assunto da Genética.
Mas procuro ler os assuntos que explique sobre a Genética e as suas vantagens e desvantagens, dessa forma estarei aumentando os meus conhecimentos e ter responsabilidade com a minha criação de canários.
Hoje sou mais conhecedora e responsável pela minha criação.
CÉLIA