FILHOTES, RETIRAR DA MÃE OU NÃO! - Página 2
ANUNCIOS
Publicidade

Últimos assuntos
Como Criar Azulão Qua 20 Nov - 9:06Criadores de Pássaros
Saiba Tudo Sobre a Criação de ColeiroQui 14 Nov - 8:39Criadores de Pássaros
O canto do Trinca Ferro Qui 14 Nov - 8:35Criadores de Pássaros
PintassilgoSeg 11 Nov - 8:18Criadores de Pássaros
Dicas de manejo para coleiros. Leiam, é muito importante!Seg 11 Nov - 8:17Criadores de Pássaros
Pode dar ovo cozido para papa capim?Seg 11 Nov - 8:12Criadores de Pássaros
asa machucada Seg 11 Nov - 8:05Criadores de Pássaros
Qual importância da rotina de sono das aves?Seg 11 Nov - 8:02Criadores de Pássaros
Meu periquito Seg 11 Nov - 7:58Criadores de Pássaros
Guias para criação
Ir para baixo
irineu junior silva
irineu junior silva
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente
Pontos : 133
Reputação : 0

FILHOTES, RETIRAR DA MÃE OU NÃO! - Página 2 Empty FILHOTES, RETIRAR DA MÃE OU NÃO!

Qua 22 Out - 16:57
Relembrando a primeira mensagem :

Caros Colegas,

Está é a minha primeira experiência com filhotes de trinca ferro, nasceram tem 7 dias 2 filhotes e estou ajudando com papinha 3 vezes ao dia (manhã, meio dia e a tardinha), gostaria de saber se pra ter o filhotes mansos devo tirar eles dos pais e tratar na mão?
O meu casal chocou no viveiro e estão juntos, sendo que o pai é muito carinhoso com os filhotes e com a fêmea, mas tenho medo deles criarem no viveiro e ficarem muito bravos quando for separa-los na gaiola!

Abs.

Juninho

William Davis
Pasarinheiro Expert
Pasarinheiro Expert
Pontos : 2441
Reputação : 254

FILHOTES, RETIRAR DA MÃE OU NÃO! - Página 2 Empty Re: FILHOTES, RETIRAR DA MÃE OU NÃO!

Sex 24 Out - 14:41
Eu particularmente retiro do ninho do 10º dia até o 15º dia quando começam a subir no ninho, geralmente é com 12 a 14 dias, retiro de vez e continuo com a papinha.

Só uma dica, quando começarem a comer sozinhos com cerca de 1 mês de vida, quando parar de dar a papinha não fique brincando com eles, estalando o dedo, pegando de mão, eles costumam ficar muito encelados a ponto de não cantar perto do dono só querem brigar ficam manhosos...
irineu junior silva
irineu junior silva
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente

FILHOTES, RETIRAR DA MÃE OU NÃO! - Página 2 Empty Re: FILHOTES, RETIRAR DA MÃE OU NÃO!

Sex 24 Out - 16:42
Willian, já tive uma experiência desse tipo a 3 anos quando tinha um casal que tbém chocou e como a fêmea não queria tratar tive que tirar o filhotes com 2 dias e cria-los na mão e sempre fiz isso de estalar e ficar brincando. Os filhotes ficaram mto manhosos e acostumados a vir na mão que quebram as penas das asas e do rabo de tanto vim na vareta quando chego perto é só crescer as penas e quebram de novo.....
irineu junior silva
irineu junior silva
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente

Sex 24 Out - 16:46
Por isso pedi dicas aos companheiros mais experientes pra que os filhotes não fiquem com esse comportamento.

Abs.
William Davis
Pasarinheiro Expert
Pasarinheiro Expert
Pontos : 2441
Reputação : 254

Sex 24 Out - 18:49
irineu junior silva escreveu:Por isso pedi dicas aos companheiros mais experientes pra que os filhotes não fiquem com esse comportamento.

Abs.
Pode tirar e tratar sem medo, apenas, quando perceber que eles estão se alimentando sozinhos, trate deles normalmente sem ficar com brincadeiras, não incentive eles a brigarem com você, eles vão ficar mansos, porém sem frescuras...
Márcio Mendes Criador
Márcio Mendes Criador
Passarinheiro Avançado
Passarinheiro Avançado
Pontos : 802
Reputação : 62

Sáb 25 Out - 22:01
Os machos tem por habito tratar os filhotes mesmo, já vi criador com 6 filhotes e um macho tratando todos, de femeas e idade diferente.

Todas as espécies tem machos tratadores, mas em trincas isso é bem aflorado.

Gosto da gaiola por não ser totalmente dependente de vc, o dia que não puder tratar, o casal o fará, sem contar que o enzima dos pais nos filhotes é primordial para a saúde e habito.

Vale ressaltar que filhas de boas tratadeiras serão boas tratadeiras, não por genética e nem nada nesse naipe e sim por ter sido bem criada pela mãe, o mesmo vale para o macho.

Isso é umas das coisas que mais me deixam ressabiados de tirar antes dos 13 dias de vida.

Já tive grandes dessabores com curió por tirar com 5 dias de vida da mãe para encartamento perfeito, posso te dizer que mais de 50% das fêmeas com esse procedimento não foram boas criadeiras.   Isso é fato!
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos