Página 2 de 2 • 1, 2
- irineu junior silvaPassarinheiro Recente
Pontos : 133
Reputação : 0
FILHOTES, RETIRAR DA MÃE OU NÃO!
Qua 22 Out - 16:57
Relembrando a primeira mensagem :
Caros Colegas,
Está é a minha primeira experiência com filhotes de trinca ferro, nasceram tem 7 dias 2 filhotes e estou ajudando com papinha 3 vezes ao dia (manhã, meio dia e a tardinha), gostaria de saber se pra ter o filhotes mansos devo tirar eles dos pais e tratar na mão?
O meu casal chocou no viveiro e estão juntos, sendo que o pai é muito carinhoso com os filhotes e com a fêmea, mas tenho medo deles criarem no viveiro e ficarem muito bravos quando for separa-los na gaiola!
Abs.
Juninho
Caros Colegas,
Está é a minha primeira experiência com filhotes de trinca ferro, nasceram tem 7 dias 2 filhotes e estou ajudando com papinha 3 vezes ao dia (manhã, meio dia e a tardinha), gostaria de saber se pra ter o filhotes mansos devo tirar eles dos pais e tratar na mão?
O meu casal chocou no viveiro e estão juntos, sendo que o pai é muito carinhoso com os filhotes e com a fêmea, mas tenho medo deles criarem no viveiro e ficarem muito bravos quando for separa-los na gaiola!
Abs.
Juninho
- William DavisPasarinheiro Expert
Pontos : 2441
Reputação : 254
Re: FILHOTES, RETIRAR DA MÃE OU NÃO!
Sex 24 Out - 14:41
Eu particularmente retiro do ninho do 10º dia até o 15º dia quando começam a subir no ninho, geralmente é com 12 a 14 dias, retiro de vez e continuo com a papinha.
Só uma dica, quando começarem a comer sozinhos com cerca de 1 mês de vida, quando parar de dar a papinha não fique brincando com eles, estalando o dedo, pegando de mão, eles costumam ficar muito encelados a ponto de não cantar perto do dono só querem brigar ficam manhosos...
Só uma dica, quando começarem a comer sozinhos com cerca de 1 mês de vida, quando parar de dar a papinha não fique brincando com eles, estalando o dedo, pegando de mão, eles costumam ficar muito encelados a ponto de não cantar perto do dono só querem brigar ficam manhosos...
Sex 24 Out - 16:42
Willian, já tive uma experiência desse tipo a 3 anos quando tinha um casal que tbém chocou e como a fêmea não queria tratar tive que tirar o filhotes com 2 dias e cria-los na mão e sempre fiz isso de estalar e ficar brincando. Os filhotes ficaram mto manhosos e acostumados a vir na mão que quebram as penas das asas e do rabo de tanto vim na vareta quando chego perto é só crescer as penas e quebram de novo.....
Sex 24 Out - 16:46
Por isso pedi dicas aos companheiros mais experientes pra que os filhotes não fiquem com esse comportamento.
Abs.
Abs.
- William DavisPasarinheiro Expert
Pontos : 2441
Reputação : 254
Sex 24 Out - 18:49
Pode tirar e tratar sem medo, apenas, quando perceber que eles estão se alimentando sozinhos, trate deles normalmente sem ficar com brincadeiras, não incentive eles a brigarem com você, eles vão ficar mansos, porém sem frescuras...irineu junior silva escreveu:Por isso pedi dicas aos companheiros mais experientes pra que os filhotes não fiquem com esse comportamento.
Abs.
- Márcio Mendes CriadorPassarinheiro Avançado
Pontos : 802
Reputação : 62
Sáb 25 Out - 22:01
Os machos tem por habito tratar os filhotes mesmo, já vi criador com 6 filhotes e um macho tratando todos, de femeas e idade diferente.
Todas as espécies tem machos tratadores, mas em trincas isso é bem aflorado.
Gosto da gaiola por não ser totalmente dependente de vc, o dia que não puder tratar, o casal o fará, sem contar que o enzima dos pais nos filhotes é primordial para a saúde e habito.
Vale ressaltar que filhas de boas tratadeiras serão boas tratadeiras, não por genética e nem nada nesse naipe e sim por ter sido bem criada pela mãe, o mesmo vale para o macho.
Isso é umas das coisas que mais me deixam ressabiados de tirar antes dos 13 dias de vida.
Já tive grandes dessabores com curió por tirar com 5 dias de vida da mãe para encartamento perfeito, posso te dizer que mais de 50% das fêmeas com esse procedimento não foram boas criadeiras. Isso é fato!
Todas as espécies tem machos tratadores, mas em trincas isso é bem aflorado.
Gosto da gaiola por não ser totalmente dependente de vc, o dia que não puder tratar, o casal o fará, sem contar que o enzima dos pais nos filhotes é primordial para a saúde e habito.
Vale ressaltar que filhas de boas tratadeiras serão boas tratadeiras, não por genética e nem nada nesse naipe e sim por ter sido bem criada pela mãe, o mesmo vale para o macho.
Isso é umas das coisas que mais me deixam ressabiados de tirar antes dos 13 dias de vida.
Já tive grandes dessabores com curió por tirar com 5 dias de vida da mãe para encartamento perfeito, posso te dizer que mais de 50% das fêmeas com esse procedimento não foram boas criadeiras. Isso é fato!