Página 1 de 2 • 1, 2
- antonionefonsecaPassarinheiro Recente
Pontos : 27
Reputação : 0
Manejo de quatro curiós.
Ter 3 Mar - 9:19
Bom dia.
No momento possuo um curió macho preto, recém adquirido mas já cantando. Adquiri também uma fêmea e uma ninhada não sexada. Meu objetivo é reproduzir e essas são minhas dúvidas iniciais:
1 - devo isolar os 4 visualmente? Existe algum momento em que eles podem se ver?
2 - Podem ficar no mesmo ambiente?
grato desde já.
No momento possuo um curió macho preto, recém adquirido mas já cantando. Adquiri também uma fêmea e uma ninhada não sexada. Meu objetivo é reproduzir e essas são minhas dúvidas iniciais:
1 - devo isolar os 4 visualmente? Existe algum momento em que eles podem se ver?
2 - Podem ficar no mesmo ambiente?
grato desde já.
- Carlos de SouzaModerador Silvestres
Pontos : 148
Reputação : 31
Re: Manejo de quatro curiós.
Ter 3 Mar - 13:57
Boa tarde amigo, bem, se seu objetivo for criar filhotes para encarte de canto, a primeira coisa a fazer é isolar os filhotes do(s) galador(es) e femeas, pois os mesmos não devem ouvir as pialadas nem o cantos destes, devendo ficar em ambientes diferentes. E o(s) galador(es) deve ficar isolado visualmente das fêmeas. Fazendo contato visual somente no momento da gala. Na verdade o amigo deveria ter se informado melhor antes de adquirir os pássaros, assim estaria mais preparado para recebe-los, existe muita literatura sobre criação e manejo de curiós, te indico além de pesquisar artigos na internet, e trocar informações com criadores mais experientes a leitura do livro "Curiós" do Oscar Saldanha. E é claro os amigos aqui no fórum, estamos sempre a disposição pra compartilhar conhecimento. Boa sorte e sucesso na criação .
Ter 3 Mar - 14:39
Carlos muito obrigado pela atenção.
1 - Bem tentei em outro tópico algumas dicas sobre aquisição mas não consegui as respostas no devido tempo;
2 - Os filhotes penso que já não serviram para canto haja visto já estarem completando 5 meses. Esclarecendo que como não são sexados podem ser duas fêmeas, dois machos ou um casal;
3 - Então pelas suas palavras devo manter o Macho que já possuo isolado da fêmea (exceção áudio entre eles);
4 - Quanto aos filhotes se forem duas fêmeas devo manter todas as fêmeas sem contato visual?
5 - E se por ventura houver uma macho na ninhada este deve ser mantido sem contato visual e auditivo do outro macho? Ou não há problemas se os machos se verem?
6 - Se houver um macho na ninhada pretendo treiná-lo para galador.
7 - Tenho lido bastante, mas sempre há espaço para dúvidas, por isso tenho tentado usufrir de conhecimentos práticos de outros criadores.
1 - Bem tentei em outro tópico algumas dicas sobre aquisição mas não consegui as respostas no devido tempo;
2 - Os filhotes penso que já não serviram para canto haja visto já estarem completando 5 meses. Esclarecendo que como não são sexados podem ser duas fêmeas, dois machos ou um casal;
3 - Então pelas suas palavras devo manter o Macho que já possuo isolado da fêmea (exceção áudio entre eles);
4 - Quanto aos filhotes se forem duas fêmeas devo manter todas as fêmeas sem contato visual?
5 - E se por ventura houver uma macho na ninhada este deve ser mantido sem contato visual e auditivo do outro macho? Ou não há problemas se os machos se verem?
6 - Se houver um macho na ninhada pretendo treiná-lo para galador.
7 - Tenho lido bastante, mas sempre há espaço para dúvidas, por isso tenho tentado usufrir de conhecimentos práticos de outros criadores.
- Carlos de SouzaModerador Silvestres
Pontos : 148
Reputação : 31
Ter 3 Mar - 15:12
Resumindo amigo, deverão ficar todos isolados visualmente, em gaiolas individuais. Esses filhotes de 5 meses ja devem ser separados. Outra coisa, a questão da sexagem, eles ja deviam estar sexados pois no registro das aves no Sispass deve constar todas as informações dos passaros inclusive o sexo.
Ter 3 Mar - 15:25
Carlos muito obrigado pela atenção. Oportunamente te informo que somos conterrâneos sou de Imperatriz-MA.