ADMINISTRAÇÃO DE VITAMINAS E ANTIBIÓTICOS NA CANARICULTURA.
Sáb 2 Fev - 12:19
ADMINISTRAÇÃO DE VITAMINAS E ANTIBIÓTICOS NA CANARICULTURA.
Há algum tempo recebi um áudio em que um Veterinário falava sobre os excessos no uso de Vitaminas e Antibióticos na Canaricultura.
Citava que em nenhuma outra atividade que envolve animais, se administra esses produtos na água, sem se falar da quantidade que os canaricultores administram desses produtos em seus plantéis.
Eu recebo, periodicamente, e-mail de uma empresa produtora desses produtos em que há um calendário para administração de vitaminas, ou seja, os pássaros durante todo o ano não beberão água pura, apenas água com alguma vitamina, polivitamínico e mineral.
Já viram algo parecido na suinicultura, em granja de aves ou na pecuária?
Como disse o Veterinário, se você quiser produzir urina cara, eis o caminho.
Ainda parafraseando o Veterinário, que tal adequar o seu plantel ao quanto que você pode investir do seu dinheiro e principalmente do seu tempo?
Sim, quer ter um plantel de qualidade? Vai ter que investir dinheiro, não tem como ter um plantel de qualidade comprando "pindorga" que são compradas aos lotes pelas casas de Agropecuária.
E tempo, pois não adianta ter 150 casais, se meu tempo permite que eu dê atenção a apenas 50 casais.
E se ao invés de administrarmos tanto antibióticos e vitaminas/minerais, comprássemos pássaros de qualidade de criadores cuidadosos e zelosos de seus plantéis?
E se investíssemos mais tempo, trocando água dos bebedouros, limpando poleiros, lavando grades de fundo e trocando os forros das bandejas?
Será que teríamos tantos pássaros doentes? Tanto insucesso na época de procriação?
Outra coisa, há muitos doutores balconistas de casa de Agropecuária, que nem vêem os pássaros e já receitam um pacote de medicamentos e vitaminas. Sem falar nos doutores da Internet.
Talvez não haja na sua cidade um veterinário especializado em pássaros na sua cidade, mas mesmo não sendo certamente ele saberá quais exames pedir para diagnosticar uma doença e posteriormente qual medicamento indicar ou não.
Mas vou enfatizar algo que sempre prezamos aqui no Fórum, que é rever manejo, dar uma alimentação adequada, principalmente cuidando para que os pássaros tenham semente de qualidade, sem pragas e sem poeira, se não tem essa possibilidade na sua região, comece a administrar ração extrusada e verduras sem agrotóxico. E água, que deve ser trocado ao menos uma vez por dia.
Caso alguém discorde de algo, ou queira complementar, sintam-se à vontade. Afinal o Fórum serve para trocarmos experiências, e assim evoluirmos como pessoas e criadores, proporcionando maior bem estar aos nossos pássaros.
Abraços,
EQUIPE CRIADORES DE PÁSSAROS !