FILHOTE TEM QUE ENCARTA ? - Página 4
ANUNCIOS
Publicidade

Últimos assuntos
Como Criar Azulão Qua 20 Nov - 9:06Criadores de Pássaros
Saiba Tudo Sobre a Criação de ColeiroQui 14 Nov - 8:39Criadores de Pássaros
O canto do Trinca Ferro Qui 14 Nov - 8:35Criadores de Pássaros
PintassilgoSeg 11 Nov - 8:18Criadores de Pássaros
Dicas de manejo para coleiros. Leiam, é muito importante!Seg 11 Nov - 8:17Criadores de Pássaros
Pode dar ovo cozido para papa capim?Seg 11 Nov - 8:12Criadores de Pássaros
asa machucada Seg 11 Nov - 8:05Criadores de Pássaros
Qual importância da rotina de sono das aves?Seg 11 Nov - 8:02Criadores de Pássaros
Meu periquito Seg 11 Nov - 7:58Criadores de Pássaros
Guias para criação
Ir para baixo
vinicius santos simoes
vinicius santos simoes
Passarinheiro Intermediário
Passarinheiro Intermediário
Pontos : 440
Reputação : 3

FILHOTE TEM QUE ENCARTA ? - Página 4 Empty FILHOTE TEM QUE ENCARTA ?

Qua 27 Fev - 16:26
Relembrando a primeira mensagem :

BOA TARDE CAROS AMIGOS QUANDO AGENTE COMPRA UM FILHOTE DE TRINCA FERRO ELE JA VEM COM O CANTO CERTO OU EU POSSO MUDAR , EXEMPLO : COMPREI ELE COM 40 DIAS POSSO COLOCAR UM CD CURRUCUTIL QUE EU TENHO AQUI , MAIS ESSE CURRUCUTIL ELE É RAPIDO , ELE SERVE MUITO PARA TREINAMENTOS PARA RODAS , SERA QUE ELE PEGA ?

Thiago Pereira Iza
Thiago Pereira Iza
Pasarinheiro Expert
Pasarinheiro Expert
Pontos : 2495
Reputação : 114

FILHOTE TEM QUE ENCARTA ? - Página 4 Empty Re: FILHOTE TEM QUE ENCARTA ?

Sex 1 Mar - 14:20
Amigo Dauri, Sabiás só tive uma experiencia em uma Sabia da mata onde foi vetorizada no canto CADE VOVO,PELANCA SÓ com muita repetição...
Bom ela pegou bem o canto, mais como vc disse , não só a sabia ou qualquer outro passaro tem facilidade para aprender o errado....rs
Ela teve no maximo dois dias de contato, com um corrupião que assovia o hino do botafogo, eis que depois de quase 4 anos, ela começou a assoviar, o que ela ouviu , com uns 30 dias de nascido, por dois dias, no maximo e numa grande distancia, chutaria que estava a mais de 50 metros desse corrupião e depois nunca mais ouviu...
Ela sozinha e só cade vovo, mais quando disputa canto canta o mais curto, que é o hino do botafogo...
Bom quanto ao curió, acho um trabalho bem tranquilo, se seguir um trabalho desde o inicio....
Quando faço um filhote( macho galador x femea), nessa crusa , ja sei oq vou fazer com os filhotes, no meu ver essa é a principal observação...
Vou citar um exemplo, tendo duvidas, pode perguntar que tento ajudar...
Filhotes de um Praia Classico sem repetição x femea com genetica de repetidores...
Não deixo em hipótese nenhuma, femea cantando na maternidade, é um ambiente acustico, onde nasce o filhote, não é o mesmo local de gala.
Bom com 35 dias separo os filhotes, que vão para local de aprendizado, só ficam filhotes com a mesma idade e tbm com mesmas caracteristicas...
La tem um professor( vejo muita gente dizendo que tem professor, mais é dificil ter um), e roda o cd(original), com timer e fotocélula, toca por 90 minutos e descansa 30, mais nesses 30 escutam o professor , é um local com meia luz e uma fonte de agua...
Normalmente faço 10(pardos) em cada ambiente, não os deixo churrilhar alto, quando começam a querer berrar vão para outro ambiente com menos luz ainda, até se acalmarem...para então retornarem ao ambiente.
As gaiolas ficam em meia capa ou sem capa( isso mesmo tem vezees que a unica coisa que tenho a fazer é deixar os pardos se verem, assim eles se acalmam, ou se intimidam e voltam a escutar, envés de trepar por cima do cd.
O manejo e acompanhamento nesse momento é o mais importante, tem que ter acompanhamento diario.
Nunca trocar um cd no aprendizado, se o cd que roda no criador é selo prata, vai ser prata sempre...
Os aparelhos que uso, são do Idalécio ou tectron, o cd sempre original.
Não uso caixa acusticas, o ambiente é acustico, mais nada de caixa...
Os filhotees só saem dessa sala para higiene em poucos casos, banho de sol.
Nunca tiro um pardo sem estar cantando para fora, as vezes canta certo as vezes não...digamos que meu aproveitamento seja de uns 90% oq considero bom.
Não faço só classicos tbm vetorizamos liso, ou para alguns clientes outros cantos...
O erro mais comum que vejo , é o dono querer ver sua ave cantar logo, ai fica mexendo e dando fogo na ave...ai amigo abraço....
Quanto ao banho de sol, só tiro se não tiver passaros soltos ao redor, oq é dificil, nem todos tem um ambiente assim...
Perguntas comuns que ouço;
Posso vetorizar um pardo sem ambiente acustico?
sim, pode mais tem que ser isolado e sem escutar outras aves.
Tenho que ter, um aparelho e caixas de som apropriadas?
sim, tem eles são o instrumento de trabalho.
Pardo sem genetica vetoriza?
Pode até vetorizar, mais é dificil, o trabalho começa na escolha do passaro.
bom isso é oq me veio a cabeça, tendo duvidas pode mandar, que tendo ajudar, da maneira que faço...
DAURI WISBECKI
DAURI WISBECKI
Socio do Fórum
Socio do Fórum
Pontos : 1645
Reputação : 36

Sex 1 Mar - 14:33
franqlim pereira escreveu:amigo dauri não me recordo onde vi uma reportagem que dizia que as sabias criavam seus proprios cantos .e claro baseados nos cantos de sabias
não cara,estou com 43 anos e todo esse tempo vejo meu velho criar sabiás,principalmente sabiá-laranjeira,e sei das dificuldades de fazer um sabia de canto perfeito,sem tropeçar em nenhumas das notas e também colocar mais de 20 notas diferentas no canto até a retomada que é o certo,tenho algumas sabias aqui com canto encartado de cd...ela e o cd apenas em um lugar sozinhos,comparando com essas porcarias que vimos ai pela net,até são bons cantos,mas longe muito longe da perfeição...essa ai por exemplo...foi encarte de cd,ela canta melhor que isso ai...ai ela tava encurtando muito o canto com medo de uns urubus q estavam dabdo uns rasantes,mesmo assim de 1 a 10 eu daria no maximo 5 pra ela,e pra mim é melhor que todos os cds que achamos no mercado,tenho em arquivo otimos cantos que na net nunca vimos.vlw ..
...
...[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]...
..
..
......esse sabia póca ai também encarte de cd...e ficou ferfeito,as laranjeiras é q são complicadas mesmo.............
......
...[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

.. :dance5: MUITO AJUDA QUEM POUCO ATRAPALHA :dance5: ..
DAURI WISBECKI
DAURI WISBECKI
Socio do Fórum
Socio do Fórum
Pontos : 1645
Reputação : 36

Sex 1 Mar - 14:46
Thiago Pereira iza escreveu:Amigo Dauri, Sabiás só tive uma experiencia em uma Sabia da mata onde foi vetorizada no canto CADE VOVO,PELANCA SÓ com muita repetição...
Bom ela pegou bem o canto, mais como vc disse , não só a sabia ou qualquer outro passaro tem facilidade para aprender o errado....rs
Ela teve no maximo dois dias de contato, com um corrupião que assovia o hino do botafogo, eis que depois de quase 4 anos, ela começou a assoviar, o que ela ouviu , com uns 30 dias de nascido, por dois dias, no maximo e numa grande distancia, chutaria que estava a mais de 50 metros desse corrupião e depois nunca mais ouviu...
Ela sozinha e só cade vovo, mais quando disputa canto canta o mais curto, que é o hino do botafogo...
Bom quanto ao curió, acho um trabalho bem tranquilo, se seguir um trabalho desde o inicio....
Quando faço um filhote( macho galador x femea), nessa crusa , ja sei oq vou fazer com os filhotes, no meu ver essa é a principal observação...
Vou citar um exemplo, tendo duvidas, pode perguntar que tento ajudar...
Filhotes de um Praia Classico sem repetição x femea com genetica de repetidores...
Não deixo em hipótese nenhuma, femea cantando na maternidade, é um ambiente acustico, onde nasce o filhote, não é o mesmo local de gala.
Bom com 35 dias separo os filhotes, que vão para local de aprendizado, só ficam filhotes com a mesma idade e tbm com mesmas caracteristicas...
La tem um professor( vejo muita gente dizendo que tem professor, mais é dificil ter um), e roda o cd(original), com timer e fotocélula, toca por 90 minutos e descansa 30, mais nesses 30 escutam o professor , é um local com meia luz e uma fonte de agua...
Normalmente faço 10(pardos) em cada ambiente, não os deixo churrilhar alto, quando começam a querer berrar vão para outro ambiente com menos luz ainda, até se acalmarem...para então retornarem ao ambiente.
As gaiolas ficam em meia capa ou sem capa( isso mesmo tem vezees que a unica coisa que tenho a fazer é deixar os pardos se verem, assim eles se acalmam, ou se intimidam e voltam a escutar, envés de trepar por cima do cd.
O manejo e acompanhamento nesse momento é o mais importante, tem que ter acompanhamento diario.
Nunca trocar um cd no aprendizado, se o cd que roda no criador é selo prata, vai ser prata sempre...
Os aparelhos que uso, são do Idalécio ou tectron, o cd sempre original.
Não uso caixa acusticas, o ambiente é acustico, mais nada de caixa...
Os filhotees só saem dessa sala para higiene em poucos casos, banho de sol.
Nunca tiro um pardo sem estar cantando para fora, as vezes canta certo as vezes não...digamos que meu aproveitamento seja de uns 90% oq considero bom.
Não faço só classicos tbm vetorizamos liso, ou para alguns clientes outros cantos...
O erro mais comum que vejo , é o dono querer ver sua ave cantar logo, ai fica mexendo e dando fogo na ave...ai amigo abraço....
Quanto ao banho de sol, só tiro se não tiver passaros soltos ao redor, oq é dificil, nem todos tem um ambiente assim...
Perguntas comuns que ouço;
Posso vetorizar um pardo sem ambiente acustico?
sim, pode mais tem que ser isolado e sem escutar outras aves.
Tenho que ter, um aparelho e caixas de som apropriadas?
sim, tem eles são o instrumento de trabalho.
Pardo sem genetica vetoriza?
Pode até vetorizar, mais é dificil, o trabalho começa na escolha do passaro.
bom isso é oq me veio a cabeça, tendo duvidas pode mandar, que tendo ajudar, da maneira que faço...
boa Thiago...valeu pela aula que com certeza servira para muitos,então,estou com um filhote hoje com 70 dias,já soltando algumas notas perfeitas,sendo que é de ótima genética,pai dele o lancaster,acredito q vc não conheça,mas é um ótimo repetidor e com muitos filhotes aprovados,nunca tive nenhuma experiência tipo encartar canto em curio,mas estou tentando...ele esta em um qurto totalmente sem escutar nada...a penas o canto prais liso que era o que seu pai cantava,detalhe...regulo pra cantar as vezes 20 minutos e parar 10..depois canta 10 e para 5 e por ai vai..toca dia e noite em alturas diferentes e tempos tocando e descansando alternados...diferentes tambem...vamos ver no que da,meu amigo fez um irmão dele de temporadas anteriores apenas com cd tocando uma duas horas ao dia,detalhe..no primeiro ano ainda pardo fazei 10 cantos perfeito,e esse ano com dois anos não passa de 3 cantinhos,valeu grande...brigado ai.

.. :dance5: MUITO AJUDA QUEM POUCO ATRAPALHA :dance5: ..
Thiago Pereira Iza
Thiago Pereira Iza
Pasarinheiro Expert
Pasarinheiro Expert
Pontos : 2495
Reputação : 114

Sex 1 Mar - 16:38
Quanto a esse relatado, que passava 10 e agora não passa 3, é normal, pode ser manejo diferente ou até o passaro mesmo, certamente ele voltará com o manejo certo.
Tem um curio aki no Rj, que pardo passava 2, 3 cantos mudou de dono e hoje passa mais de 20 samaritas.
não tem do que agradecer...
Pedro Alencar
Pasarinheiro Expert
Pasarinheiro Expert
Pontos : 2131
Reputação : 132

Qua 6 Mar - 14:12
É rapaz, estou me interessando por sabiá....Dauri e Thiago se preparem que vou pedir suporte.

Att Pedro Alencar
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos