Segundo ovo fora do ninho ( ajuda n sei mais o q fazer) - Página 2
ANUNCIOS
Publicidade

Últimos assuntos
Como Criar Azulão Qua 20 Nov - 9:06Criadores de Pássaros
Saiba Tudo Sobre a Criação de ColeiroQui 14 Nov - 8:39Criadores de Pássaros
O canto do Trinca Ferro Qui 14 Nov - 8:35Criadores de Pássaros
PintassilgoSeg 11 Nov - 8:18Criadores de Pássaros
Dicas de manejo para coleiros. Leiam, é muito importante!Seg 11 Nov - 8:17Criadores de Pássaros
Pode dar ovo cozido para papa capim?Seg 11 Nov - 8:12Criadores de Pássaros
asa machucada Seg 11 Nov - 8:05Criadores de Pássaros
Qual importância da rotina de sono das aves?Seg 11 Nov - 8:02Criadores de Pássaros
Meu periquito Seg 11 Nov - 7:58Criadores de Pássaros
Guias para criação
Ir para baixo
Renan Arouca
Renan Arouca
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente
Pontos : 153
Reputação : 0

Segundo ovo fora do ninho ( ajuda n sei mais o q fazer) - Página 2 Empty Segundo ovo fora do ninho ( ajuda n sei mais o q fazer)

Ter 20 Set - 7:53
Relembrando a primeira mensagem :

Bom dia amigos como relatei ontem minha feminha pos o primeiro ovo dela fora do ninho e quebrou , na mesma hora botei 2 ovos index no ninho para ver se ela aprendia e tals , afastei o maxo e tudo mais porem hj de manha mais uma infelicidade o segundo ovo no fundo tbm esse estava raxado e infelizmente ja era o segundo tbm , e amigos eu já nao sei mais o q fazer , n sei o pq dela estar fzendo isso e depois fiquei observando ela esta no ninho mais tempo tipo ta pensando q os ovos index são os dela e eu axo bem q eta ta chocando ,como eu posso proceder meus amigos para q os proximos ela ponha no ninho? com certeza ela deve por mais esse de hj foi o segundo .. abraços Renan !

Hugo Espírito Santo
Hugo Espírito Santo
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente
Pontos : 27

Segundo ovo fora do ninho ( ajuda n sei mais o q fazer) - Página 2 Empty Re: Segundo ovo fora do ninho ( ajuda n sei mais o q fazer)

Dom 25 Set - 17:09
Postura feita fora do ninho e visualização de interior de ovos

Caro Renan Arouca, desculpe-me pela demora em responder. Somente agora eu pude ver que você estava com algumas dúvidas. Acredito que outras pessoas também podem ter as mesmas dúvidas.
Eu não sei se consegui entender bem o que esta acontecendo, mas vou tentar ajudar-lhe usando como base o que parece que eu consegui entender. Se não for a resposta que você quer, ou melhor, se eu não entendi a pergunta, você manda outra mensagem me explicando novamente.
O fato de o macho ter galado a canária somente uma vez e ela ter feito a postura de 3 ovos, pode não ter ou acarretar nenhum problema. Quando o macho está com boa fertilidade e a fêmea também, uma única vez que o macho realizar a cópula, propicia que os ovos que serão postos pela canária, nos dias seguintes, todos estejam férteis. A canária como outras aves possui um fator importante na reprodução que é a capacidade das fêmeas de armazenarem espermatozoides por períodos prolongados. Isso ocorre devido à presença de túbulos de armazenamento de espermatozoides. Os espermatozoides sobem até esses túbulos e aí permanecem por períodos que variam. Desculpem-me por usar algumas palavras que parecem nomes muito técnicos, mas é que as vezes procuro achar alguma palavra mais fácil, mas não me vem nenhuma à cabeça na hora. Vou tentar explicar de uma maneira que todos possam entender e se alguém tiver alguma dúvida eu tento explicar. Esta palavra (túbulos) eu até pensei em colocar tubos, mas ia ficar parecendo que nossas canárias tem ligação hidráulica dentro do corpo, tipo caixa d'água, e aí eu coloquei o nome correto mesmo. Como diz o Machado: Vamos que vamos (Ele não pode é ficar bravo por eu ficar plagiando as palavras dele). Em minha cidade existe um Capitão do Exército que todos conhecem como "Chega Junto" pois quando ele é cumprimentado ou em todo diálogo, sua última frase é sempre: -VAMO CHEGÁ JUNTO!!!
De acordo com diversos livros sobre avicultura que eu já li Renan, isso depende muito da espécie, idade e estado reprodutivo da canária. As glândulas localizadas no local onde o útero se une a vagina das canárias são consideradas o principal lugar de armazenamento de espermatozoide no oviduto (Oviduto é o canal por onde o ovo “viaja”, até completar seu percurso e sair). Em um local de nome muito esquisito que se chama infundíbulo (Risos) é que acontece a fertilização. Existem espermatozoides vivos e em perfeitas condições de fecundação em aves nos túbulos de armazenamento (espermateca) por pelo menos 18 dias após a cópula e estes permanecem armazenados por pelo menos 23 dias após a cópula. Eu já li sobre pesquisas com pássaros, que após uma única cópula, um ovo que foi posto depois de 30 dias por uma gaivota, foi colocado em chocadeira e a eclosão aconteceu e o filhote se desenvolveu perfeitamente. Só que para isto tudo acontecer, depende de muita coisa Renan. Parece besteira, mas até aquela chacoalhada de penas e das asas que a canária, as galinhas e todas as aves fazem após serem galadas, serve para que o ovo ainda em início de formação, se solte do ovário e comece sua "viagem" que dura 24 horas, até a postura. Se a ave defecar imediatamente após a cópula também pode funcionar como um anticoncepcional, pois a canária acaba eliminando todo o esperma que o canário depositou na cloaca. Deus fez tudo perfeito. Louco de quem acredita que tudo isto se originou do nada. Quando eu olho minhas aves e para a natureza como um todo e suas maravilhas, mais eu tenho a certeza da existência de Deus. Mas isto é assunto para outra ocasião ou outro local. Vamos nos ater somente as aves.

Com relação à questão dos ovos que você olhou e não viu nada em seu interior, realmente você não pode ver nada mesmo. Parece que você disse que ela já está incubando há 8 dias e com este tempo o embrião já está quase totalmente formado, e quando você olha o ovo contra uma lâmpada ou usa um Ovoscópio, você somente verá o interior do ovo completamente escuro, pois o embrião não deixa a luz atravessar. Por isto você não visualiza nada. Se for isto, você pode se sentir muito feliz, pois todos os ovos estão embrionados. Porem, se você olhar os ovos contra um feixe de luz (Lâmpada ou Ovoscópio) e os ovos estiverem possibilitando que você veja a gema que é somente uma bolinha escura (escura porque você estará vendo somente a sombra dela dentro do ovo) é porque o ovo não está fecundado. Com 4 dias de incubação você já consegue saber se um ovo está fecundado, pois quando você olha contra a luz, você ainda não poderá ver o espaço interno todo escuro como eu expliquei-lhe, mas você verá muitas veias (vasos sanguíneos) do “embriãozinho” já aderidas à casca. Mas é sempre bom esperar pelo menos 6 dias para olhar, caso você não tenha muita experiência. Já vi pessoas jogarem ovos fora e quando verificaram, tinham acabado de quebrar um ovo com um filhote dentro. Se você não tiver experiência em visualizar, ou tiver alguma dúvida, eu te explico melhor e você aprende muito rápido, pois é muito fácil! Posso até te explicar como fazer um Ovoscópio caseiro que é facílimo e baratinho, usando uma lanterna e uma caixa de sapatos vazia. Se você tiver Ovoscópio melhor, pois ficar segurando o ovo na mão e levantá-lo para visualizar contra a claridade da lâmpada do teto de sua casa é mais complicado e corre-se o risco de deixar o ovo cair e durante o dia não funciona devido à claridade do ambiente. Com o Ovoscópio, mesmo durante o dia, dá para se ter certeza se o ovo está embrionado ou não. A vantagem deste procedimento é que você remove algum ovo que por não estar embrionado, acaba apodrecendo e como o ovo estragado emana gases, estes gases podem afetar os ovos que estão com filhotes, prejudicando-os, corre-se o risco da canária quebrá-lo ao movimentar-se no ninho e se isto acontecer, todos os outros ovos ficarão sujos, fedidos, contaminados e a canária poderá abandonar tudo devido ao mau cheiro.

Quanto à canária estar botando fora do ninho, é muito complicado eu tentar fornecer um parecer sobre o que está levando a canária a fazê-lo, pois podem ser inúmeros fatores. Não vou descrever estes fatores aqui, pois podem ser tantos que eu ficaria aqui em frente o PC digitando por mais de uma hora. O que te posso dizer é que se for uma canária nova e inexperiente, isto costuma acontecer com frequência e existe uma maneira de você amenizar o problema. Se você cria em gaiolas de arame, que são as melhores para reprodução, você deve retirar aquela grade de arame que tem no fundo e deixar somente a bandeja. Você deverá colocar pelo menos umas 5 folhas de papel na bandeja, pois isto evitará que o ovo se quebre caso ela bote novamente fora do ninho. As folhas de papel amortecem o impacto do ovo e evita que o mesmo possa trincar, facilitando a entrada de micro-organismos que contaminarão e matarão o embrião e até mesmo a total ruptura da casca, que ocorre através da movimentação da canária ao entrar ou sair do ninho. Não se esqueça de trocar estes papéis diariamente, e antes de trocar os papeis não se esqueça de colocar a grade do fundo antes de tirar a bandeja, senão sua canária acaba fugindo pelo fundo vazio. Troque as folhas de papel, recoloque a bandeja e retire novamente a grade de arame do fundo deixando novamente somente a bandeja com as folhas de papel. Outro detalhe importante é você também colocar os poleiros o mais baixo possível, quase encostados na bandeja, pois isto diminui o impacto do ovo e o mesmo não será afetado mesmo que ela não faça a postura no ninho. Algumas vezes eu costumo até remover os poleiros das gaiolas, na parte da manhã após o dia clarear e antes da postura. Somente coloco os poleiros novamente após a postura. Faço isto somente com fêmeas que apresentam este comportamento de postura em lugar inadequado. Não faça isto com canárias que botam normalmente. Fique atento, até que ela faça a postura. Não incomode a canária se ela estiver no ninho, para ver se a mesma fez a postura. Espere que ela saia do ninho por conta própria e só então visualize para confirmar a presença do ovo. Se você ficar ansioso e a todo momento mexer na gaiola, a canária acaba ficando estressada e pode abandonar tudo. Se você (sem chegar muito perto da gaiola) ver que a canária se encontra fora do ninho, no poleiro ou deitada em cima do papel na bandeja, não tente enxotá-la para que ela entre no ninho. Deixe-a quietinha e espere. Se ela botar seu ovinho em cima do papel, recolha-o com muito cuidado para não danificá-lo e guarde-o em um recipiente somente com sementes redondas (eu uso painço), pois sementes pontiagudas como Alpiste, Níger e outras, podem perfurar a casca do ovo e estragá-lo. O bom mesmo é painço! Esta técnica de retirar os ovos é a melhor e a mais indicada para qualquer tipo de ave, pois quando você notar que a canária botou o último ovo, você coloca os ovos para que ela inicie o processo de incubação de todos os ovos na mesma data. Nunca se esqueça de que você sempre deve colocar um ovinho plástico, desses que você compra em quaisquer lojas de aves (Petshop), pois se você retirar o ovo e não colocar outro no lugar, a canária poderá abandonar o processo de postura. Existem pessoas que somente colocam 1 ovo plástico após a primeira postura, mas eu gosto de colocar um para cada ovo que a canária botar. Conforme ela vai botando eu vou substituindo o ovo pelo ovo artificial. Como sou amador e tenho poucas canárias posso fazer isto, mas quando o número de fêmeas é grande, não há necessidade de colocar tantos ovos, bastando 2 ou 3. Não gosto de colocar somente 1 pelo motivo que quando colocamos os ovos verdadeiros de volta no ninho, a canária pode estranhar a grande quantidade e abandoná-los, pois como a mesma estava deitada somente sobre 1 ou 2 de plástico, ela estranhará quando você colocar uma quantidade maior que a canária botou, que podem ser 5 ou 6 ovos, pois algumas canárias botam esta quantidade. Você também não pode esquecer-se de virar os ovos que estão em cima do painço, dentro da vasilha (Eu uso potinhos redondos e pequenos de margarina e coloco painço até a metade do potinho. Nas lojas de 1,99 também vendem potinhos redondos iguais aos de margarina, que são baratinhos e coloridos). Os ovos sempre devem ficar sobre o painço e nunca afundar os ovos no meio das sementes. Literalmente o ovo precisa "respirar". Se você cobri-los com as sementes os ovos acabam estragando. A casca do ovo é cheia de micro furos que permitem a oxigenação e troca de gases com o ambiente, inclusive durante o processo de choca. Você deve virar os ovos, no sentido contrário ao que estavam, duas vezes por dia (Na parte da manhã, quando você for colocar o ovo que foi posto naquele dia e à tardinha, antes de escurecer). Se você não virar o ovo, a gema acaba ficando agarrada a casca do ovo, pois a mesma se precipita (boia) na clara e fica sempre na parte de cima. Quando você gira o ovo e o deixa na posição contrária, você evita que a gema acabe aderindo-se a casca e se isto ocorrer, o embrião não se desenvolve e morre. O ovo possui duas partes diferentes, uma ponta mais fina e outra mais arredondada. Eu sempre coloco todos na mesma posição, ou com as pontinhas viradas para baixo ou viradas para cima, e na parte da tarde em faço a inversão, colocando a parte contrária para o lado de baixo. Isto facilita porque se você colocar os ovos de lado, ou alguns com a parte mais cônica para baixo e outros com a parte mais arredondada, quando você for fazer o rodízio, você não saberá qual já foi virado, podendo confundi-lo e levá-lo a esquecer-se de girar algum. Este movimento de rotação dos ovos e o mesmo que a canária e todas as aves executam com a mesma finalidade: Evitar a precipitação da gema e sua aderência à casca do ovo. A vantagem da retirada dos ovos e substituição por ovos de plástico é que você colocará os ovos para chocar no mesmo dia e os filhotes nasceram todos juntos. Quando os ovos ficam no ninho, geralmente após a postura do 3º ovo, a canária já começa a incubação e caso ela bote 5 ou 6 ovos, os três primeiros ovos eclodirão com 3 dias de antecedência dos demais (Caso sejam 6 ovos) e os filhotinhos que nascerem por último não conseguirão competir pela comida com seus irmãos que nasceram primeiro, pois eles estarão muito maiores e todas as vezes que a canária for tratá-los, os maiores se anteciparão aos últimos nascidos, e a canária acaba não conseguindo tratar dos pequenos, devido à voracidade dos que nasceram primeiro, e os últimos nascituros acabarão morrendo de inanição, pois os maiores nunca permitirão que os menores comam. Isto não ocorre quando tiramos os ovos durante a postura e as aves nascem todos no mesmo dia, a não ser que algum filhotinho nasça doente ou muito menor que os demais. Outro detalhe que não deve ser esquecido é que SEMPRE que você for manusear os ovos, seja para retirá-los da gaiola, do ninho ou para virá-los quando estão sobre o Painço e também quando for manusear os filhotes para aninhá-los ou qualquer outro motivo, você não pode NUNCA esquecer-se de lavar as mãos ANTES, com sabão. Se você se esquecer de lavar as mãos e elas estiverem com algum cheiro (Perfume, cigarro, alimentos ou produtos químicos) a canária abandona tudo. Você talvez não perceba o cheiro, mas a canária com certeza perceberá, pois o olfato das aves e muito mais apurado que o nosso. Sempre lave as mãos com SABÃO, nunca use nem sabonetes, porque quase todos os sabonetes têm perfumes em sua composição. Pode-se usar detergente usado em cozinhas, mas tem que ser detergente neutro (Aqueles transparentes). Não use os detergentes coloridos. Eles também costumam ser perfumados. Este procedimento deve ser feito principalmente por pessoas que fumam, pois lavam as mãos, mas acabam acendendo outro cigarro e se esquecendo. O melhor é fazer como eu fiz: -PARA DE FUMAR, POH!!! Essa p... mata!!! Até os filhotinhos inocentes...

Boa Sorte e Fica na Paz!

Hugo Espírito Santo

Última edição por Hugo Espírito Santo em Dom 25 Set - 17:36, editado 4 vez(es)
Hugo Espírito Santo
Hugo Espírito Santo
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente

Segundo ovo fora do ninho ( ajuda n sei mais o q fazer) - Página 2 Empty Re: Segundo ovo fora do ninho ( ajuda n sei mais o q fazer)

Dom 25 Set - 17:13
Com relação aos suplementos vitamínicos para preparo das aves para o período reprodutivo, muito cuidado. As vitaminas são essenciais e devem ser ministradas, mas com prudência. O Fert-Vit é ótimo e eu também uso, porem qualquer substância em excesso, ao invés de ajudar, pode prejudicar a ave. Pode ocorrer caso de Hipervitaminose. Hipervitaminose, ou envenenamento por vitamina, e a condição de armazenamento de altos níveis de vitaminas no organismo, que podem levar a sintomas tóxicos. Siga sempre a bula do medicamento e nunca coloque uma "gotinha" a mais do que o prescrito na bula. O Fert-Vit deve ser ministrado somente até que ocorra a postura do primeiro ovo. Quando a canária botar, pare de fornecer. Também é bom que você compre um frasco de Hidro-Vit do laboratório VETNIL, que é um dos melhores laboratórios do Brasil. O Hidro-Vit tem uma maior variedade de Aminoácidos, vitaminas e eletrólitos que o Fert-Vit. Ele não possui vitamina E em sua formulação. Então se você ainda não tinha disponibilizado o Fert-Vit para suas aves, você ministra durante 2 ou 3 semanas, dentro da dosagem recomendada, e após você continua somente com o Hidro-Vit (Nunca dê os dois durante o mesmo período). O Hidro-Vit deve ser fornecido somente por 3 dias. Lembre-se sempre que "dose é o limite entre a cura e o envenenamento". Aquelas gotinhas a mais que se costuma colocar acreditando-se que vão ajudar, podem acabar matando a ave. E esta regra serve para todos e quaisquer tipos de medicamentos.

Paz!

Hugo Espírito Santo
fernando de souza
fernando de souza
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente

Dom 25 Set - 20:52
amigo forre o fundo da gaiola com aqueles plásticos bolhas aqueles que vem em caixas de proteção sabe qual e???? da serto quando cai não ira quebra fiz isso com a minha ela boto forra da gaiola e deu serto abraço boa sorte
Roberto T
Roberto T
Passarinheiro Junior
Passarinheiro Junior
Pontos : 182
Reputação : 18

Seg 26 Set - 15:49
Varios fatores contribuem para esse comportamento, falta de luminosidade, caixa ninho muito escura,local com muito barulho ou transito de pessoas, presença de outros passaros. todos estes fatores tiram a concentração da femea para a postura.Outro fator que já foi falado aqui é femea jovem e inexperiente ela não completa o ciclo ou não o faz corretamente devido a precocidade, com o passar do tempo tende a melhorar.Para mim isto é selecionavél se a femea com 2 anos de idade não completar o ciclo completo de reprodução ela é descartada.

O importante é selecionar boas matrizes.
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos