Trinca poliglota.
+4
marcelo rj
ENIVALDO
Criadores de Pássaros
José Antonio
8 participantes
Página 1 de 4 • 1, 2, 3, 4
- José AntonioMembro de Honra
Pontos : 3446
Reputação : 116
Trinca poliglota.
Ter 29 Mar - 9:26
E aí trinqueiros.Tão sumidos!
Amigos alguém aí ja teve um trinca de mais de quatro cantos?
A questão é a seguinte:tenho um que ja identifiquei 5 cantos diferentes em seu repertório,porém quando ele estava cantando menos do que agora,cantava os 5 cantos,mas agora que está cantando com um pouquinho mais de frequência,só tem dado um tipo de canto!
Sei que quando estiver em disputa,usará mais seu canto de guerra.
Alguém já viveu essa experiência?Ja teve um assim?
Na verdade não é bem uma dúvida e sim uma vontade de conversar a respeito e trocar experiências.
Amigos alguém aí ja teve um trinca de mais de quatro cantos?
A questão é a seguinte:tenho um que ja identifiquei 5 cantos diferentes em seu repertório,porém quando ele estava cantando menos do que agora,cantava os 5 cantos,mas agora que está cantando com um pouquinho mais de frequência,só tem dado um tipo de canto!
Sei que quando estiver em disputa,usará mais seu canto de guerra.
Alguém já viveu essa experiência?Ja teve um assim?
Na verdade não é bem uma dúvida e sim uma vontade de conversar a respeito e trocar experiências.
Re: Trinca poliglota.
Ter 29 Mar - 10:40
José Antonio e qual é este canto de guerra dele , voce identifica ele com quantas notas , é rapido , curto ao ponto de se somar bastante cantos por minuto ?
- ENIVALDOMembro de Honra
Pontos : 7652
Reputação : 558
Ter 29 Mar - 10:50
José
Já tive sim alguns trincas assim, que tem cantos bem variados, é muito legal, pois que está de longe pensa que tem vários, pois cada hora é um canto diferente, mas não sei dizer precisamente quantos cantos era, era mais de 4, lembro que cantava comum, tio joão, dava tropeiro perdido, e as vezes um com final boi, o passaro era um show....
Já tive sim alguns trincas assim, que tem cantos bem variados, é muito legal, pois que está de longe pensa que tem vários, pois cada hora é um canto diferente, mas não sei dizer precisamente quantos cantos era, era mais de 4, lembro que cantava comum, tio joão, dava tropeiro perdido, e as vezes um com final boi, o passaro era um show....
Criar é uma arte e devemos fazer da melhor maneira possível
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
- marcelo rjPassarinheiro Avançado
Pontos : 941
Reputação : 28
Ter 29 Mar - 13:31
jose eu tambem tenho um com varios cantos e o bico torto ele canta tel fiu boi ,tio joao ,corrocotil,que que eu fiz meu deus , bom dia seu chico mas um canto destrocado tipo grego porem so da boi no tel fil , ele esta na muda e continua cantando e troca de canto toda hora, parace que tem varios trinca.
ibama digno : eu apoio [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
- José AntonioMembro de Honra
Pontos : 3446
Reputação : 116
Ter 29 Mar - 21:28
Machado,eu ainda não sei qual é seu canto de guerra pelo fato de ter o adiquirido frio,corrido,feio de pena,alimentação errada,á um bom tempo estava num viveiro que nunca pegava sol e era escuro,e o dono trabalhava acampado sem nunca ter tempo p/o bicho,a não ser quando chegava de viagem e só queria usufruir do coitadinho sem primeiro dar as condições cabíveis.Até hoje não sei o que é ouvir um canto dele com uma altura normal,é sempre baixinho e com medo.Como pode ver,eu acabo sempre pegando do pessoal os mais feinhos e debilitados,pois fico com dó e com o tempo mostro aos "criadores"que não basta ter e sim compreende-los.A parte que mais gosto é:Nossa!...esse pássaro é aquele lá que fulano falou que não tinha mais jeito?Machado escreveu:José Antonio e qual é este canto de guerra dele , voce identifica ele com quantas notas , é rapido , curto ao ponto de se somar bastante cantos por minuto ? [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
É justamente aí que tento colaborar p/ que algúns criadores pouco orientados passem a estudar um pouquinho mais e deem uma vida mais digna á jóia que tem em suas mãos.
Machado,os cantos não são curtos que deem p/somar.De vez em quando canta meio rapidinho,mas por muito pouco tempo(nem chega a uns 5 minutos cantando).
Os cantos são 5:Bom dia seu chico(bem explicado),til til til +ronco no final,bom dia seu chico + tirrú no final,canta bom dia seu chico com 7 repetições seguidas e esse último que vou citar eu não sei o nome e nem ninguém por aquí,cada um fala uma coisa.As notas são assim:tufi tufi tufi,sendo que esse último canto eu acredito que tenha pegado do meu bico torto,porém quando o bico torto canta percebe-se claramente a diferença de entonação,força no canto e um grande estendimento na última nota que fica tufiiiiiiiiiiii.O mais interessante é que o som é tão estridente que quando tentei gravar percebi que o som não sai por inteiro,na gravação é como se a nota terminasse num simples tufi,como se estivesse cortando-a pela metade.
Ao vivo é o canto que mais impreciona devido a altura que sai!Realmente demonstra muita raiva e desafio.
Fico grato ao Marcelo e ao Enivaldo pelos comentários sobre o assunto.